5 htp – O que é? Para que Serve? Como tomar o suplemento

O 5 HTP é a sigla para hidroxitriptofano, um suplemento alimentar natural que atua no sistema nervoso aumentando a produção de serotonina e melatonina – dois importantes neurotransmissores que auxiliam na saúde emocional e ciclo do sono.

Ao ser consumido, o hidroxitriptofano é uma substância obtida pela suplementação alimentar não produzida pelo organismo humano que é convertida em triptofano, um aminoácido que é transformado em serotonina. O componente ativo dos suplementos de 5 HTP presentes no mercado são provenientes da planta Griffonia simplicifolia, qual também contribui para o emagrecimento.

5htp como tomar

1.  Ansiedade

Ainda não é comprovada sua eficácia para o combate da ansiedade, mas apesar dos resultados de estudos ainda não serem conclusivos, há evidências que comprovam sua eficiência no trato de pacientes que sofrem desse mal.

A administração do extrato das sementes de Griffonia Simplicifolia em ratos em experimentos, comprovam os efeitos ansiolíticos contra o estresse. Outros estudos realizados com humanos demonstraram que o 5-HTP protege o organismo contra ataques de pânico e reduzem a ocorrência de terror noturno em crianças em até 50% .

Como tomar: A dose recomendada para crianças com terror noturno é de 2 miligramas por quilo por dia no horário de dormir, conforme indica a bula oficial.

O uso deste suplemento para minimizar os sintomas da ansiedade deve acontecer somente via prescrição médica, assim como todos os principais nomes comerciais de remédios para ansiedade. 

2.  Depressão

O 5-HTP é um precursor da serotonina, cujos benefícios do aumento nos níveis desse neurotransmissor no tratamento da depressão são comprovados.Muitos dos medicamentos utilizados para a depressão têm como principio ativo a serotonina laboratorial, de modo a minimizar os sintomas de desequilíbrio emocional.

Seu uso é indicado para casos de depressão leve a moderada pelos primeiros resultados de estudos, mas para uma comprovação definitiva da sua ação ainda são necessárias mais pesquisas com maior tempo de duração e com uma gama maior de voluntários. Entenda mais sobre as promessas ainda não comprovadas do fito nutriente nesta reportagem da Gazeta do Povo.

Por conta disso, não é recomendado que seu uso seja feito sem prescrição médica.

3. Fibromialgia

A fibromialgia é doença crônica e generalizada que causa muita dor ao músculos, tendões e ligamentos. A ingestão de 5-HTP tem mostrado ser um auxiliar no tratamento da doença por diminuir os sintomas de dor, insônia, fadiga, ansiedade e rigidez matinal.

Porém, nem todo o portador dessa doença obtém esses resultados, portanto ainda são necessárias mais pesquisas para uma afirmativa sobre a sua ação nos casos de fibromialgia.

4. Insônia

Estudos científicos, como o indicado na bula comercializada pela Fragon, também comprovam que ao tomar 5-HTP,o tempo para começar a dormir é mais rápido, o sono é mais profundo e o tempo de sono é mais duradouro. Esse efeito é otimizado quando associado à ingestão de ácido gama-aminobutírico – GABA.

Posologia: Para os casos de insônia a dose recomendada é de 200 a 400 miligramas diárias antes de ir para a cama e o efeito aparece após algumas semanas e promete menos efeitos colaterais do que os tradicionais remédios para dormir.

5. Perda de peso

Outros estudos realizados em humanos constatam que a suplementação com 5-HTP ajuda na perda de peso por aumentar a saciedade, levando as pessoas a comerem menos e por consequência ingerirem menos calorias.

Como tomar: A posologia indicada para pessoas que querem emagrecer é ingerir comprimidos de até 100 miligramas de uma a três vezes por dia, sempre por recomendação de um profissional de saúde. A perda de peso associada ao uso deste tipo de suplementação obtém resultados mais expressivos quando aliado à uma dieta hipocalórica e a prática regular de exercícios físicos, principalmente nos casos de tratamento de obesidade.

A quantidade de efeitos colaterais e restrições ao uso do 5-HTP é extensa, leia a lista abaixo.

Efeitos colaterais

  • Ocorrência da Síndrome de Eosinofilia-Mialgia,
  • Problemas musculares, fadiga, queimação, dor estomacal, náusea, vômito, diarreia, distúrbios sexuais, sonolência, supressão do sangramento menstrual, agitação, euforia, agressividade, ansiedade e gases.
  • Convulsões em portadores de Síndrome de Down;
  • Alergia ou hipersensibilidade cujos sintomas são coceira, erupção cutânea e falta de ar.

Contraindicações

  • Crianças, grávidas e lactantes;
  • Consumir duas semanas antes de um procedimento cirúrgico;
  • Não interagir com antidepressivos tricíclicos, inibidores da MAO, medicamentos para o câncer, antipsicóticos, anticonvulsivantes, anti-inflamatórios, medicamentos contra o colesterol, inibidores da recaptação de serotonina e outros que interfiram nesse neurotransmissor;
  • Pacientes com Doença de Parkinson;
  • Pessoas com bradicardia;
  • Pacientes com encefalopatia mitocondrial;
  • Pacientes diabéticos também devem consultar seu médico antes de qualquer consumo;
  • Portadores de doenças hepáticas;
  • Pacientes com esquizofrenia e outras distúrbios mentais e com quadro de convulsões;
  • Pessoas que utilizam barbituratos e benzodiazepínicos.

Para mais informações sobre as indicações e especificidades deste suplemento confira o documento oficial.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply