Alopecia – O que é, Causas e Tratamentos para Calvície e Queda de Cabelo

A alopecia é um problema que pode acometer tanto homens quanto mulheres. Esta doença é caracterizada pela perda total ou parcial de cabelos e pelos do corpo. No caso da cabeça, pode cair uma grande quantidade de fios. Isso faz com que seja possível ver a área do couro cabeludo.

Nas demais áreas do corpo é comum ver totalmente a região da pele onde antes era coberta por pelos. Há vários tipos, causas e tratamentos, que serão explicadas a partir de agora neste artigo.

Diferentes tipos de alopecia e suas causas

queda de cabelo alopecia

Existem diversos tipos de alopecia, que possuem causas distintas umas das outras. Veja a seguir a relação completa:

Alopecia areata

Esta é causada por aspectos autoimunes ou mesmo surge devido a fatores emocionais que fazem com que haja uma perda de grande quantidade de cabelo em algumas áreas.

Androgenética

Também conhecido como calvície, este tipo ocorre por conta de fatores genéticos que são associados à taxa de testosterona existente na corrente sanguínea. Por isso é mais frequente no sexo masculino, embora também possa afetar o sexo feminino.

Traumática

Esta alopecia decorre do costume da pessoa em tirar fios do couro cabeludo de forma frequente ou mesmo por conta de traumatismos na cabeça.

Medicamentos

Determinados remédios proporcionam alguns efeitos colaterais que afetam a saúde capilar. Exemplo disso é a medicação utilizada no combate ao câncer, que leva à perda de cabelo, mesmo que temporária – retorna ao término do tratamento, por exemplo.

Seborreica

Essa alopecia ocorre normalmente quando a pessoa desenvolve uma dermatite, ou seja, uma alergia na pele, que pode ser bem tratada por meio da utilização de medicamentos.

Eflúvio

 Trata-se de uma época em que o cabelo cai de forma natural. O problema está quando esse mecanismo está desregulado, podendo haver uma extensão no período da queda capilar. Tratamentos clínicos em geral resolvem bem o problema.

Causas Principais

 

calvicie homem

De forma geral, as causas para a queda de cabelo são as seguintes:

  • Câncer;
  • Consumo de medicamentos;
  • Deficiência e proteínas, ferro, zinco etc.;
  • Estresse;
  • Hipotireoidismo ou hipertireoidismo;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Micose no couro cabeludo;
  • Reação hormonal após o parto;
  • Sífilis secundária;
  • Utilização de produtos químicos de forma inadequada.

Sinais que podem indicar a alopecia

Alguns sinais podem ajudar a identificar que você está com alopecia. Um dos principais sintomas é a perda diária de mais de 100 fios de cabelo. Mas como saber? Bem, algumas situações podem ajudar você a considerar estar passando por este problema.

Por exemplo, encontrar muitos fios no travesseiro ao acordar pode ser um sinal. Outra dica é quando estiver lavando os cabelos. Ao perceber que muitos fios estão caindo, pode ser alopecia. O mesmo vale quando pentear os cabelos, caso muitos fios fiquem pelo pente.

Até mesmo um simples passar de mãos pelo cabelo pode evidenciar que você está com problemas, isso se muitos fios vierem junto com as mãos, por exemplo. Por último, se você conseguir enxergar o couro cabeludo em algumas áreas, é bom prestar atenção, pois é possível que seja preciso buscar ajuda médica para tratar a região.

Tratamentos para a alopecia

 

alopecia cabelo caindo

O tratamento deste problema pode variar, dependendo do tipo de alopecia e da gravidade da doença. De qualquer forma, há três principais tipos de tratamento existentes no mercado e que devem ser feitos por intermédio de auxílio médico:

  • Cremes ou pomadas: aplicadas diretamente onde há ausência capilar, a quantidade de creme ou pomada varia dependendo da prescrição médica.
  • Injeções: este recurso é muito utilizado como forma de acabar com a perda de fios. Em geral a injeção de cortisona é aplicada uma vez ao mês no local onde há queda de cabelo.
  • Loções: há no mercado muitas loções que ajudam a diminuir os efeitos da alopecia. Elas devem ser colocadas após o banho e sua quantidade varia de acordo com a gravidade e a observação do dermatologista.
  • Transplante: Há também um recurso muito usado entre os homens que é o transplante capilar. Em casos em que é verificado um componente emocional, é sugerido ao paciente que passe por um tratamento psicológico, que pode ajudar no sentido de reduzir os sintomas relacionados à doença e, com isso, possibilitar uma cura mais rápida da alopecia, que será tratada conjuntamente com medicamentos.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply