Alveoloplastia – Como é feita? dói? Preço médio

A alveoloplastia é um procedimento dental que tem como objetivo preparar a boca para a colocação de uma prótese dentária. Sua principal finalidade é remodelar a parte da gengiva onde estão alojadas as raízes dos dentes que apresentam irregularidades para realizar o implante de próteses dentárias ou alterar a estrutura da boca para sanar diferentes tipos de problemas relacionados à sua anatomia, de forma a garantir melhor sustentação aos dentes. 

Quando é feito a alveoloplastia

De modo geral, este procedimento é recomendado para qualquer pessoa que possua problemas de formação nos dentes ou que possa apresentar dificuldades em sustentar implantes dentários. Dessa forma, o procedimento é recomendado em casos que seja necessário:

  • Realinhamento de dentes tortos,
  • Eliminação das protuberâncias causadas por fendas entre os dentes e a gengiva
  • Retenção de cristas agudas que possam dificultar implantação de prótese dentária.

A cirurgia também é recomendada para quem necessita de uma prótese dentária e não tenha uma cobertura óssea forte o suficiente para a implantação de um novo dente, de modo que sem a alveoloplastia o implante poderia cair após alguns meses ou semanas de uso.

alveoloplastia

Tipos de alveoloplastia

  1. Compressão Aveolar ou manobra de Chrompret: procedimento usado para diminuir a largura do alvéolo por meio do método de compressão da área.
  2. Alveoloplastia simples: realizada no local onde houve a extração do dente para diminuir as fendas entre gengiva e dentes ao redor.
  3. Alveoloplastia cortical vestibular – usado para reduzir a tábua cortical, facilitando a colocação do implante. No entanto, o procedimento pode conter alguns efeitos colaterais de redução da gengiva, de forma que é pouco utilizado na atualidade.

Antes da execução desse procedimento cirúrgico o paciente precisa apresentar seu histórico hospitalar e fazer alguns exames para que o cirurgião conheça o funcionamento de seu organismo, para realizá-lo de maneira correta e segura. O procedimento é feito via anestesia local, de forma que não há dor no momento da cirurgia, mas pode conter desconforto no período de um a dois dias após a realização.

O primeiro ato cirúrgico éo deslocamento do retalho através de uma incisão do tamanho mínimo de um dente de cada lado do local da intervenção, seguida pela remoção total ou parcial da cortical óssea com pinças de corte lateral.

Após o procedimento cirúrgico o paciente deve ficar em repouso por um dia e tomar os medicamentos prescritos pelo médico para recuperar-se.

Preço

O valor cobrado pela alveoloplastia varia conforme local onde a cirurgia é realizada, do profissional, da cidade e do estado brasileiro em que o procedimento é feito, bem como o contexto do tratamento. Costumeiramente, ele é um valor que se inclui em tratamentos a longo prazo, como a colocação de implantes e remodelamento da dentadura.

O preço médio de cada dente implantado varia entre 800 e 1.000 reais, somados aos valores de extração (se necessário), que custam a partir de 800 reais por cada unidade removida.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply