Angiologia – O que estuda? Exames, Procedimentos

A angiologia é uma especialidade médica, responsável por estudar, identificar e tratar patologias que se refiram à circulação sanguínea. Desse modo, o especialista em angiologia, também chamado de angiologista, cuida dos problemas relativos ao mal funcionamento de artérias, vasos linfáticos e veias.

Esse trabalho é realizado em paralelo com a cirurgia vascular. Sendo assim, podemos definir que os dois profissionais, o especialista em angiologia e o cirurgião, trabalham em concordância. Enquanto o primeiro identifica e estuda os problemas relacionados à circulação, o segundo interfere de modo cirúrgico, a fim de corrigir essas deficiências.

Vamos saber mais sobre essa especialidade médica e sobre a atuação do médico responsável por cuidá-la. Acompanhe a leitura.

Angiologia

O que a angiologia estuda?

Conforme dito, a angiologia, de modo simples, cuida dos problemas circulatórios do corpo humano. No entanto, a atuação do especialista vai muito além do diagnóstico clínico, sendo responsável por identificar e definir o melhor método de tratamento para a recuperação do paciente que apresenta dificuldade circulatórias.

Para tanto, ele pode usar de exames específicos, que determinam o grau de deficiência da circulação. A partir desses exames, ele é capaz de criar um plano de ação que resolva a condição do paciente. O tratamento, portanto, pode ser definido através de procedimentos cirúrgicos ou, quando há menos urgência, com medicamentos a serem tomados via oral.

Veja quais são os principais exames e procedimentos adotados pelo especialista em angiologia.

Exames

Os exames solicitados pelo especialista em angiologia têm a função de identificar pontos circulatórios que apresentam mal funcionamento. Sendo assim, é muito comum que ele peça exames ultrassônicos, a fim de detectar o problema de circulação.

Os exames mais solicitados são:

  • Eco-Color Doppler (podendo ser de membros inferiores e superiores, da Aorta e Ilíacas, de Veia Cava e venoso);
  • Fotopletismografia;
  • Angiografia;
  • Fluxometria ultrassônica;
  • Capilaroscopia.

Esses são exames que mostram ao especialista como está o funcionamento da circulação sanguínea, bem como os pontos onde precisarão de intervenções.

Procedimentos

Constatado o problema circulatório, o especialista em angiologia pode trabalhar em parceria com o cirurgião vascular, a fim de realizar o procedimento cirúrgico que corrija a questão. É muito comum que o mesmo médico possua as duas especializações, de modo que o trabalho todo pode ser feito por apenas uma única pessoa.

No entanto, para os especialistas apenas em angiologia, não estão definidos procedimentos cirúrgicos. Eles cuidam da identificação e tratamento prévio de doenças vasculares, a fim de evitar que o paciente necessite da intervenção da cirurgia.

Os procedimentos mais comuns na angiologia são:

  • Análise clínica sobre o caso, através de exames de imagem;
  • Tratamento medicamentoso para a recuperação do sistema circulatório;
  • Acompanhamento do caso, para controle de possíveis doenças relacionadas.

Angiologia2

Quanto ganha um profissional da Angiologia?

O salário de um especialista em angiologia pode variar entre R$ 3.500 até R$ 11.500, de acordo com a região onde trabalha e qual a inclinação de seu estudo. Normalmente, os profissionais voltados para a área estética acabam tendo um salário maior.

O valor salarial também pode se modificar quando há outras especializações relacionadas. No caso, o médico da angiologia que também trabalha como cirurgião vascular consegue alcançar um salário ainda maior.

Como se tornar um profissional da Angiologia?

Conforme estamos dizendo sempre, a angiologia é uma especialidade médica. Sendo assim, para se tornar um angiologista, é necessário que, antes, seja formado em Medicina. Após a formação básica, é possível escolher a especialização em angiologia. Não é incomum que os médicos, juntamente com a angiologia, também se especializem em cirurgia vascular, a fim de englobar todo o campo de trabalho que as duas, juntas, promovem.

Após a formação médica e especializada em angiologia, o profissional poderá atuar na área da saúde como um todo. É possível encontrar trabalho em hospitais, clínicas, consultórios particulares, laboratórios, entre outros.

Quando procurar um angiologista?

O angiologista não está entre os principais profissionais, quando você pensa em um check-up. Normalmente, se procuram os cardiologistas, endócrino, ortopedistas, e se esquecem do cuidado com a circulação. Afinal, essa é uma área que só é procurada quando algum sintoma aparece, como dor nas pernas, inchaço ou varizes.

No entanto, você deve procurar um angiologista nos seguintes casos:

  • Dores nas pernas;
  • Cãibras;
  • Formigamento e dormência nos membros;
  • Coceiras não relacionadas à problemas dermatológicos;
  • Aparecimento de veias azuladas;
  • Inchaços constantes;
  • Sensação de queimação na panturrilha e na planta dos pés.

Se você apresenta alguns desses sintomas, procure um especialista em angiologia. Ele será capaz de identificar o seu problema e, caso necessário, iniciar o tratamento mais adequado. Não espere para procurar auxílio profissional.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply