Benefícios da Amora: veja aqui as vantagens dessa fruta e mais.

A amora é uma fruta deliciosa, apreciada por muitas pessoas que gostam do seu sabor que combina o doce e o cítrico. No entanto, essa planta não possui apenas o benefício de agradar a muitos paladares, já que possui vantagens que vão além do sabor.

Para saber quais são todos os benefícios da amora continue lendo este artigo e aprenda ainda a preparar o chá feito com as suas folhas.

Conheça todos os benefícios da amora

Benefícios da Amora: veja aqui as vantagens dessa fruta e mais.

  • Previne a prisão de ventre, uma vez que a amora é fonte de fibras e água, a combinação perfeita para garantir o bom funcionamento do intestino;
  • Fortalece o sistema imunológico, pois a fruta é rica em vitamina C, um dos principais combustíveis para promover as defesas do organismo;
  • Evita a anemia, também por conta da vitamina C que a amora possui. Afinal, esse nutriente é um dos responsáveis pelo organismo absorver o ferro de maneira adequada, sendo que a deficiência desse mineral é principal causas da anemia. Além disso, a própria fruta é fonte de ferro;
  • Combate o envelhecimento precoce das células e, por consequência, contribui com a manutenção de um organismo mais jovem e saudável. Isso acontece porque a planta possui antioxidantes, substâncias que evitam a ação dos radicais livres, responsáveis pelos danos causados ao corpo;
  • Contribui com a prevenção do câncer e de outras doenças, que possuem como fator de risco a ação dos radicais livres. Assim, por ser rica em antioxidantes, alguns deles conseguem auxiliar o retardo do crescimento de células cancerígenas.
  • Ajuda na perda de peso, sendo que isso acontece por uma série de razões. Primeiro, o seu teor de fibras é ideal para emagrecer, ajudando o intestino a trabalhar melhor e também porque prolonga a sensação de saciedade, o que faz com que se coma menos.
  • Auxilia o tratamento de inflamações na boca, garganta, gengiva, pele, bem como infecções urinárias, intestinais e genitais, além de artrose, uma vez que possui ação anti-inflamatória.
  • Também possui os benefícios de ajudar no controle da glicose, da pressão alta, dos níveis de colesterol e a estimulara memória.

Benefícios da amora para a menopausa

Mais um importante benefício da amora é que a fruta contribui com a redução dos sintomas comuns na menopausa. Entre eles, as ondas de calor e de frio, falta de lubrificação vaginal, insônia, problemas de memória e outros.

Isso acontece porque a folha da amora é rica nos chamados fitormônios, os quais conseguem substituir a falta de hormônios sexuais femininos que levam aos sintomas da menopausa.

Aprenda como fazer a receita de chá da folha de amora

Benefícios da Amora: veja aqui as vantagens dessa fruta e mais.

Para fazer o chá de amora é muito simples, sendo que nesse caso é preciso usar as suas folhas. Elas são encontradas in natura em lojas que comercializem ervas para chá e de produtos naturais.

O método de preparo é o de infusão, que consiste em colocar água fervendo em um recipiente com as folhas da amoreira. Para tanto, recomenda-se que seja usada uma colher de chá de folhas secas da amoreira para cada xícara de água.

Depois basta tampar o recipiente por 10 minutos, coar e esperar amornar para beber o chá. Você pode consumir, preferencialmente, uma xícara por dia para se valer dos benefícios da planta, sendo que é importante evitar o seu consumo excessivo ou de modo ininterrupto.

Além disso, você pode contar com os benefícios da amora por meio do simples consumo das frutas, bem como pelo seu suco e até mesmo pela tintura de amora, que se trata da planta concentrada. Existe ainda a farinha feita a partir da amora.

Cuidados ao consumir o chá de amora

Apesar de todos os benefícios da amora, não é recomendado que o seu chá ou mesmo a sua fruta sejam consumidos em excesso, o que pode causar diarreia. Pessoas com diabetes também devem consumir a fruta com parcimônia, pois é rica em açúcares.

Além disso, o chá de folhas de amora é contraindicado a mulheres que estejam grávidas ou amamentando seus bebês. Deve ser evitado ainda por pessoas que usam remédios anticoagulantes, uma vez que a fruta é fonte de vitamina K.

Esse nutriente pode prejudicar a eficiência do medicamento, prejudicando a saúde do paciente.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply