Benefícios da Moringa – 27 propriedades em pó, folhas ou cápsulas

A Moringa Oleífera é uma árvore medicinal originária da Ásia, mas que se tornou conhecida e cultivada em vários países, inclusive o Brasil, por seus amplos benefícios para a saúde, que totalizam mais de 27 propriedades funcionais.

As folhas secas bem como as sementes de moringa oleífera possuem altas quantidades de vitaminas e minerais essenciais, o que a torna altamente nutritiva. Tais propriedades fizeram com que ela se tornasse conhecida como uma “árvore milagrosa”, sendo comercializada em pó, em cápsulas ou in natura para fortalecer a saúde.

Os 27 benefícios da Moringa Oleífera

Abaixo, segue os 27 benefícios da moringa oleífera devidamente comprovados por estudos científicos¹ que analisam os compostos dessa planta medicinal:

  1. Previne e trata dores nas articulações, por conta de sua ação anti-inflamatória;
  2. Dá mais energia ao corpo e previne anemia;
  3. Ação antioxidante, combatendo radicais livres;
  4. Previne o envelhecimento da pele por diminuir a ação dos radicais livres;
  5. Melhora o sistema imunológico por conter vitamina C;
  6. Melhora o sistema circulatório;
  7. Previne contra doenças cardíacas;
  8. Melhora a função intestinal e protege fígado e rins;
  9. Aumenta a produção de colágeno;
  10. Fortalece os músculos e ossos pela presença de aminoácidos;
  11. Proporciona uma pele e cabelos fortes e mais saudáveis;
  12. Combate a asma;
  13. Reduz a pressão arterial;
  14. Melhora a imunidade, por conter vitamina C;
  15. Regulariza e estabiliza os níveis de glicose no sangue
  16. Normaliza os níveis de colesterol;
  17. Melhora a memória;
  18. Dá sensação de bem-estar e bom humor;
  19. Protege contra danos na retina;
  20. Promove a regulação de hormônios;
  21. Ajuda no emagrecimento por ter função termogênica;
  22. Previne o desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
  23. Suplementa com vitaminas e minerais essenciais;
  24. Trata e previne a diabetes tipo I e tipo II;
  25. Previne doenças emocionais como ansiedade e depressão, promovendo o bem-estar;
  26. Regula o libido, melhorando o apetite sexual;
  27. Fortalece os ossos e articulações, prevenindo a osteoporose, a artrite e a artrose.

Benefícios da moringa – Emagrece?

Uma das principais vantagens da Moringa é que ela ajuda no emagrecimento, principalmente na versão em cápsulas.

Isso acontece porque as folhas de moringa tem alta concentração de fibras, que quando chegam no estômago formam um gel que inibe a absorção de gorduras e faz com que a digestão torne-se mais lenta, liberando o açúcar no sangue de forma gradativa.

Assim, com uma digestão equilibrada e um trato digestivo saudável, quem consome moringa com regularidade tem sensação de saciedade por mais tempo, conseguindo controlar a fome e a compulsão alimentar.

Além disso, o intestino saudável promove a desintoxicação do corpo, qual passa a eliminar com mais facilidade substâncias que ficam acumuladas no organismo e provocam inchaço, aumento de peso e mal-estar. Somente esse efeito, já é garantia de alguns quilos a menos.

Benefícios da moringa – para a diabetes

moringa oleífera propriedades

A Moringa Oleífera popularizou-se, sobretudo, como um remédio natural para a diabetes. Tal recomendação veio da capacidade das sementes e folhas da moringa em regularizar os níveis de açúcar no sangue.

Quem sofre de diabetes ou pré-diabetes precisa ter os níveis de açúcar sanguíneo (taxa de glicemia) controlados para evitar a produção de insulina pelo próprio corpo – hormônio que quebra as moléculas de glicose (energia proveniente dos alimentos).

Essa condição faz com que o organismo desenvolva uma defesa natural contra esse hormônio, podendo levar a autodestruição do corpo na tentativa de eliminá-lo. Algumas consequências desse processo são: amputamento de membros, cegueira e até a morte.

Como moringa tem alta quantidade de fibras, ela ajuda a manter os níveis de glicose estáveis sem precisar mudar completamente o cardápio. Desse modo, ajuda no bem-estar dos diabéticos, podendo diminuir a quantidade de aplicações de insulina – principal via de tratamento da doença.

Benefícios da moringa para o cabelo

Embora os cremes à base das folhas de moringa ainda não existam, os benefícios da moringa em pó já dão conta de mostrar os efeitos dessa planta para a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

Por ajudar na suplementação de vitaminas e minerais essenciais para o organismo, tomar uma xícara de chá de moringa todos os dias ou fazer a suplementação com cápsulas deixa os cabelos mais brilhantes, fortes e macios.

Além disso, a grande quantidade de proteínas presentes na fórmula faz com que ela seja uma das plantas medicinais mais recomendadas no tratamento de doenças do couro cabeludo. Sendo assim, ela faz-se útil no tratamento da seborreia, dermatite e alergias.

benefícios da moringa para o cabelo

Benefícios da moringa para a pele

Como a moringa tem altas quantidades de antioxidantes, ela é eficaz no combate aos radicais livres – substâncias que destroem as células e ocasionam o envelhecimento.

Além disso, o óleo de moringa proveniente de suas folhas e sementes estimula a produção natural de colágeno – substância que dá sustentação para a pele.

Esses dois efeitos combinados fazem com que o consumo da Moringa traga benefícios para pele como: prevenção ao envelhecimento, minimização de rugas e linhas de expressão e tratamento da flacidez, sobretudo nas pálpebras, boca e bochechas.

Benefícios da Moringa em Cápsulas

Os benefícios da moringa em pó concentrado são ainda maiores porque, como a quantidade de substâncias é maior, com a ingestão de uma ou duas cápsulas diárias, é possível garantir resultados mais rápidos no ganho de saúde.

O suplemento natural de moringa em cápsulas mais conhecido no mercado atual é o Moringa Caps, vendido exclusivamente pela internet. O produto é um exemplo de como os benefícios da moringa para a saúde, na versão em pó, são extremamente potentes.

O produto inclui:

  • 46 tipos de antioxidantes;
  • 36 componentes anti-inflamatórios;
  • 18 aminoácidos, sendo 9 essenciais e não produzidos pelo corpo humano;
  • 92 nutrientes;
  • 17 X mais cálcio do que o leite;
  • 10 X mais vitamina A do que a cenoura;
  • 15X mais potássio do que a banana;
  • 7 X mais vitamina C do que a laranja;
  • 25X mais ferro do que o espinafre;
  • 27% a mais de proteínas do que a carne vermelha;
  • Vitamina B;
  • Vitamina E;
  • Cobre;
  • Cromo;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Manganês;
  • Selênio;
  • Zinco;
  • Ômega 3;
  • Ômega 6;
  • Ômega 9.

Como consumir moringa

benefícios da moringa oleífera

A planta pode ser consumida de diversas formas já que suas folhas, vagens, sementes e raízes são comestíveis. Além de ser possível extrair óleo de moringa e fazer uma farinha ou chá da Moringa.

Chás medicinais devem ser feitos com cuidado para que sua ingestão não cause problemas e efeitos indesejados. Além disso, a inclusão da planta na alimentação não garante que sejam ingeridas as quantidades diárias necessárias ao corpo.

Por isso, os suplementos de Moringa em cápsulas são tão interessantes, sendo uma forma segura de consumir e garantir a ingestão diária recomendada dos nutrientes da árvore medicinal. Para comprar confira o conteúdo sobre moringa em cápsulas – onde encontrar. 

Esses suplementos em cápsula são produzidos de forma natural com a planta em pó, mas em caso de gravidez e para crianças é recomendado buscar orientação médica para o uso de suplementos.


Referências

¹REVISTA DE NUTRIÇÃO. Moringa oleifera: compostos bioativos e potencialidade nutricional.2008. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52>

¹EUROPEN JOURNAL OF MEDICINE. Prophylactic and regenerative effects of alcoholic extract of Moringa oleifera on lead-induced lung tissue damage in adult male Wistar rats models. 2013. Disponível em <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6479113>

1MEDISAN. Moringa oleifera: una opción saludable para el bienestar. 2012. Disponível em <http://www.medigraphic.com/pdfs/medisan/mds-2012/mds1210n.pdf>


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply