Cabelo caindo muito – O que Fazer? Qual a Solução para a Queda?

A queda de cabelo é algo normal se a quantidade de fios perdidos diariamente não ultrapassar entre 50 e 100 fios. Porém, se o cabelo estiver caindo em quantidade muito superior ao descrito, pode significar que algo não esteja normal em seu organismo. As causas que podem levar à perda exagerada dos cabelos podem estar ligadas à desequilíbrios hormonais, deficiência de algumas vitaminas e minerais como ferro. Além da falta de vitamina B, efeitos colaterais de medicamentos ou em decorrência de algumas doenças como tireoide.

Em mulheres, o desequilíbrio hormonal provocado pela gravidez, pós-parto, amamentação ou menopausa são uma das principais causas da queda de cabelo. Enquanto que em homens, uma das principais causas são fatores genéticos e tem início na puberdade, se agravando com o passar dos anos.

Como diagnosticar problema

 

queda de cabelo caindo muito

Caso perceba que o cabelo esteja caindo em maior quantidade, um médico deve ser procurado para diagnosticar a causa provável do problema. Só o assim um tratamento poderá ser prescrito. O dermatologista é o especialista indicado para avaliar a situação.

Durante a consulta, relate ao médico a partir de quando detectou o aumento da queda de cabelo. Informe ainda se houve algum tipo de doença ou situação que possa ter iniciado o problema. O médico poderá fazer perguntas para elucidar as dúvidas e tentar chegar à causa do problema. Seus hábitos alimentares e os tipos de produtos utilizados nos cuidados com o cabelo serão investigados. Além de qualquer medicação que esteja usando no momento. Exames de sangue também podem ser solicitados para avaliar os níveis hormonais.

O diagnóstico poderá estabelecer se as causas são:

  • Hormonais: atinge principalmente mulheres gestantes, no pós-parto ou menopausa;
  • Genética: fatores hereditários que podem levar à calvície;
  • Emocional: o estresse, a ansiedade e problemas emocionais podem dar início ao problema;
  • Medicamentos: alguns remédios possuem como efeito colateral a perda de cabelo. Além de medicamentos para o tratamento do câncer;
  • Secundárias: decorrentes da existência de outras doenças como tireoide;
  • Procedimento químicos: decorrentes de tratamentos como pintura e alisamentos.

Quais os principais tratamentos

 

cair cabelo

Assim como as causas que levam à queda do cabelo, os tratamentos realizados para solucionar o problema também são variados.

Medicamentos

Em alguns casos, o médico especialista pode prescrever quais as medicações e as dosagens necessárias para tratar o problema. Os remédios mais comuns indicados para a queda de cabelo são Avicis, Betatrinta, Finasterida, Pantogar. As ações dessas medicações na cura da queda de cabelo são conhecidas, mas é preciso seguir as orientações quanto ao tempo de uso e as dosagens corretas.

Tônicos capilares

Shampoos e tônicos capilares indicados podem ser utilizados no tratamento do couro cabeludo. De acordo com a causa diagnosticada, o dermatologista poderá apontar o produto correto para tratamento da queda de cabelo.

Terapias capilares

As terapias capilares são realizadas com seções de LED (laser vermelho). Considera-se que o laser possui ação anti-inflamatória. Mas qualquer tipo de procedimento estético deve ser realizado por profissionais capacitados. Se não forem realizados corretamente, esses procedimentos podem causar efeitos indesejados.

Suplementos vitamínicos

 

queda cabelo homem

Alterações de vitaminas presentes no corpo, seja o excesso ou a falta, podem levar ao surgimento da doença. Alguns exemplos são a falta de minerais como ferro, magnésio e vitamina B. Além do excesso de cobre que leva à anemia hemolítica e a queda do cabelo. Nestes casos, o tratamento terá relação com a regulação dos níveis de vitaminas no organismo. As principais vitaminas que podem devolver a saúde dos cabelos são:

  • Biotina: a ausência dessa vitamina B7, pertencente aos grupos do complexo B, leva à perda capilar. Acredita-se que ela seja a responsável pela produção da proteína queratina que estrutura os fios de cabelo. Assim, a reposição de vitamina pode ser usada no tratamento.
  • Ferro: a falta do ferro pode levar a um quadro de anemia e, por esse motivo, ocasionar a queda excessiva dos fios de cabelo. A reposição desse mineral pode ser feita por meio de suplementos alimentícios. Além do consumo de alimentos como fígado, feijão, lentilha, couve, espinafre e cerais por exemplo.
  • Vitamina C: essa vitamina tem papel fundamental na produção de colágeno, substância responsável pela estruturação dos fios de cabelo e unhas. A reposição também pode ser realização com suplementos e alimentos como frutas cítricas, acerola, morango, vegetais de folhas escuras, pimentão e goiaba.
  • Vitamina E: ela auxilia a regenerar o couro cabeludo e melhorar a saúde do bulbo capilar.
  • Vitamina D: ela estimula a reativação e a criação de novos folículos pilosos, melhorando o problema da queda e dando volume aos cabelos.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply