Calorão – O Que Pode Ser? É Menopausa? Como Aliviar

menopausa calorOndas de calor, afrontamento ou fogacho são todos sinônimos para o famoso calorão. Cerca de 70% das mulheres que se encontram na menopausa sofrem com ele, porém pouco se sabe sobre suas possíveis causas, uma vez que parece que ela vai muito além de variações hormonais. Saber como identificar este problema ainda é complicado para muitas mulheres, normalmente elas acontecem de forma repentina, independentemente do clima. Elas podem ser seguidas por ondas de calafrios, uma mulher pode passar de 3 a 14 anos sentindo o fogacho, tais valores variam muito.

A menopausa, é definida por muitos médicos ginecologistas como o período que ocorre após um ano da última menstruação, já que neste intervalo a mulher ainda pode ter sangramentos. Entre os sintomas mais comuns encontram-se: secura vaginal, ondas de calor, a ausência de sangramento vaginal, suores noturnos, insônia, a diminuição do líbido, depressão, aumento do risco de problemas vasculares, redução da memória e da atenção, além de alterações na forma como a gordura corporal é distribuída.

Causas do Calorão

Existem muitas teorias de porque o afrontamento acontece, quando presente na menopausa, ele ocorre devido a variações dos níveis hormonais. Quando o estrógeno cai no corpo humano, acaba desregulando o termômetro cerebral e é justamente ele que é o responsável por fazer a regulação da temperatura interna e é neste momento que os fogachos acontecem.

Alguns especialistas dizem que pode haver alguma ligação entre o afrontamento e doenças do coração, mas ainda se sabe muito pouco sobre este assunto. Conhece-se que há variação entre a duração e gravidade. Algumas mulheres podem ter este problema, mas de uma forma muito tranquila que nem chega à incomodar; enquanto isso, outras podem tê-la de uma forma mais intensa e severa.

É importante dizer que ele não é causado somente pelas variações hormonais, existem outros motivos, como é o caso dos remédios, em especial opióides e antidepressivos. Excesso de peso, a alta taxa de gordura corporal pode ser um agravante; além disso a ansiedade também é um problema, uma vez que acelera o metabolismo.

Quais os tipos de ondas de calor

Como foi previamente mencionado, cada mulher sente isso de uma forma diferença, isto acabou levando pesquisadores a começassem a avaliar mais a forma como cada uma sentia.

Início Prematuro

Este é considerado por muitas como o pesadelo das mulheres, onde os sintomas começam a se manifestar de cinco a dez anos antes da última menstruação acontecer. O fogacho só irá parar após o último ciclo menstrual.

Além disso estudos apontaram que apesar de começar antes, ele acaba durando mais do que os outros.

Início Posterior

Onde começar a sentir os primeiros sintomas após a última menstruação, este é o grupo das sortudas, além disso a maioria das mulheres nunca sentiram um calorão muito intenso.

Super Calorão

Os sintomas começam de forma prematura, porém eles se estendem por muito tempo, podendo durar mais de quinze anos. Além disso, ele ocorre de modo intenso, mais do que nos outros casos mencionados, causando muita irritação nas senhoras de meia-idade.

Como aliviar

Para conseguir lidar com o afrontamento, recomenda-se a ingestão de alimentos que contenham muito fito hormônios – hormônios vegetais -, comidas como soja e seus derivados, inhame, entre outros, são os mais indicados. Eles são utilizados para tentar repor a taxa hormonal de mulheres na menopausa.

Outros meios para se tentar aliviar, é o consumo de bebidas refrescantes como água fresca e sucos naturais; manter as partes do corpo como pulso, pescoço, testa e rosto úmidos. Utilizar um leque ou um ventilador portátil também pode ser uma opção interessante.

Infelizmente deve-se ter uma alimentação bastante controlada para que os efeitos sejam os menores possíveis, alimentos com muito açúcar e muito carboidratos devem ser cortados, bem como salgados ou mesmo com muitos conservantes. Em contrapartida, o consumo de alimentos cítricos tais como limão e laranja são recomendados, por aliviarem a sensação de calor intenso.

Além disso existem alguns remédios naturais que auxiliam na reposição hormonal, como é o caso do extrato de amora, por este motivo ele é recomendado para senhoras que não ovulam mais.

Infelizmente o fogacho acomete muitas madames, mas existem meios fáceis e simples de contornar este problema.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply