Quais as causas comuns da queda de cabelo? Tratamento e mais

A queda e cabelo é um problema que afeta tanto homens quanto as mulheres, sim as mulheres podem ser vítimas da calvície, mas ele não atinge ambos os sexos de forma igualitária. É muito mais fácil encontrar um homem que sofra com isso, do que uma mulher. Neste artigo você verá um pouco mais sobre os motivos que levam esta adversidade a acontecer e como contorná-lo.

Motivos da queda de cabelo

 

motivos queda de cabelo

Existe uma grande infinidade de razões que podem levar a queda de cabelo, e eles vão muito além do que simplesmente problemas genéticos. Além disso fatores mais genéricos como aumento ou uma disfunção hormonal são capazes de favorece-lo isso sem levar em conta o nível de estresse que influencia também.

Genética

É comum que as pessoas tenham a calvície devido a problemas genéticos, ou seja, é algo que acaba passando de pai para filho. Neste caso não há muito a ser feito, a melhor opção é procurar uma dermatologista.

Síndromes metabólicas

Algumas síndromes como diabetes, pressão alta e afins, acabam promovendo uma lesão dos vasos capilares que irrigam o couro cabeludo, e o cabelo só cresce forte e se mantém saudável devido ao sangue.

Cigarro

Pessoas que fumam ter uma maior tendência sofrer com essa condição, isso porque o cigarro contém inúmeras substâncias tóxicas e prejudiciais ao nosso organismo.

Anemia

A anemia é uma doença responsável por várias alterações no couro cabeludo, isso porque há a falta de ferro de sangue e uma não oxigenação adequada nas células, isso torna o cabelo fraco.

Dietas Radicais

Pelo fato dessas dietas radicais e malucas cortarem uma grande gama de alimentos, você pode acabar tendo a falta de vitaminas e minerais que são importantes para o nosso corpo, especialmente para o crescimento e fortalecimento dos cabelos e unhas.

Doenças Renais

Por não realizar a filtragem adequada do sangue, acaba-se tendo impurezas que criam falhar na estrutura capilar, favorecendo assim a queda de cabelos.

Sífilis

Um dos efeitos que essa doença sexualmente transmissível promove é a calvície.

Micose

Por se tratar de uma doença de pele, a micose acaba fazendo com que haja uma descamação, isso acaba mexendo na estrutura do couro cabeludo facilitando o desprendimento do cabelo.

Como tratar a queda de cabelo?

 

tratar queda de cabelo

Um dos primeiros passos é entender o motivo que levou o seu cabelo a cair, em seguida você pode procurar uma forma de tratamento que se adeque a causa.

Medicamentos com origem vegetal

Muitos dermatologistas tem aconselhados as pessoas a procurar por medicamentos e produtos mais naturais, por se mostrarem mais eficientes que outras alternativas. Estes medicamentos podem ser diretamente aplicados sobre o couro cabeludo, ou consumido via oral.

Tônicos Capilares e Shampoos

Muitos tônicos e shampoos prometem promover um fortalecimento através da tonificação dos fios. Isso porque cabelos mais fortes tendem a cair menos, existem diversas marcas, dê preferências aqueles que contém em sua formulação produtos mais naturais.

Tônico de Alho

Se você busca uma alternativa mais simples e caseira, é possível fazer um tônico com alho. É algo simples, fácil e barato e que traz excelentes benefícios, primeiramente o alho contém propriedades antifúngicas, excelente para a eliminação de micoses e caspas no couro cabelo, além disso ele é extremamente rico em vitaminas que não só fortalecem o fio, como também aceleram o seu crescimento.

O alho é uma solução tão boa, que em muitas casas de cosmético é possível encontrar os famosos tônicos de alho.

Suplementos

Alguns casos acabam estando relacionados com a deficiência de uma determinada vitamina, o consumo de suplementos pode acabar ajudando e muito.

Vitaminas do complexo B

Elas aumentam a imunidade e permitem que o fio fique firme e fortalecidos.

Vitamina A

Promove o crescimento do fio e a produção de uma oleosidade natural que auxilia neste processo.

Vitamina D

Promove o surgimento de novos folículos capilares.

Além de tudo isso, existem outros meios de evitar este problema, por exemplo, se você sabe que o seu problema está relacionado ao seu hábito de fumar, apenas fazer uso de suplementação não vai servir, procure reduzir a quantidade de cigarros que você fume ou até mesmo pare de fumar. Casos mais severos requerem uma consulta médica.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply