Cefalexina: indicação e efeitos colaterais. O que é?

Celafalexina é um medicamento indicado para o tratamento de infecções no trato respiratório como otite média, sinusite, amigdalite, ainda para tratamento de infecções dos tecidos moles, erisipela, dentes, rins e infecção urinária (bexiga). Trata-se de um antibiótico, administrado por via oral. O dosagem mais comum é Cefalexina capsulas de 500 mg ou ainda monoidratada.

Para que serve a Cefalexina?

Cefalexina: indicação e efeitos colaterais. O que é?Como é um antibiótico, a Cefalexina combate bactérias comuns e, inclusive, é recomendada tanto para o tratamento de doenças causadas por essas bactérias, quanto é utilizada para tratar:

  • Infecções de pele;
  • Furúnculos;
  • Faringite;
  • Cistite.

Entre outras diversas infecções que nosso corpo está sujeito a ser acometido.

Como usar a Cefalexina? Suspensão oral e posologia

A Cefalexina é administrada por via oral. Caso o paciente deixe de tomar uma dose, deverá tomá-la assim que possível.

Para o uso em adultos da Cefalexina recomenda-se de 1 a 4 g diários, em distribuídos em doses fracionadas. A dose usual para adultos é de 250 mg a cada 6 horas.

Para combater faringites estreptocócicas, infecções da pele e estruturas da pele e cistites não complicadas, em pacientes acima de 15 anos de idade, recomenda-se uma dose de 500 mg ou 1 g a cada 12 horas.

No tratamento de cistites deve ser de 7 a 14 dias.

Para infecções do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes, recomenda-se uma dose de 500 mg administrada a cada 6 horas.

Para infecções mais graves ou aquelas causadas por microrganismos menos sensíveis poderão ser necessárias doses mais elevadas.

Se as doses diárias de Cefalexina acima de 4 g forem necessárias, deve ser considerado o uso de uma cefalosporina parenteral, em doses adequadas. Consulte especialista para diagnostico.

Para a administração de Cefalexina em Crianças,  a dose diária recomendada é de 25 a 50 mg/Kg, distribuído em doses fracionadas.

Para faringites estreptocócicas, em pacientes com mais de um ano de idade, infecções do trato urinário leves e não complicadas e infecções da pele e estruturas da pele, a dose diária total poderá ser fracionada e administrada a cada 12 horas.

Exemplos de doses de Cefalexina – suspensão oral 250 mg/5 mL (1 seringa dosadora) conforme o peso da criança

Cefalexina 500mg em cápsulas

Administrada por via oral, as doses para adultos variam de 1 a 4 g ao dia, em doses fracionadas.  Indicadas para Para as seguintes infecções: faringites estreptocócicas, infecções da pele e do tecido subcutâneo e cistites não complicadas em pacientes acima de 15 anos de idade, uma dose de 500 mg ou 1g pode ser administrada a cada 12 horas.

Ainda pode-se recomendar para o tratamento de cistites, entre 7 a 14 dias. Para infecções do trato respiratório causadas por S. pneumoniae e S. pyogenes uma dose de 500 mg deve ser administrada a cada 6 horas.

Para infecções mais graves ou aquelas causadas por microrganismos menos sensíveis poderão ser necessárias doses mais elevadas. Se forem necessárias doses diárias de Cefalexina acima de 4 gramas, deve ser considerado o uso de uma cefalosporina injetável, em doses adequadas. No tratamento de infecções causadas por estreptococos beta-hemolíticos, a dose terapêutica deve ser administrada por 10 dias, no mínimo.

Quais são os efeitos colaterais da Cefalexina?

Cefalexina: indicação e efeitos colaterais. O que é?

De acordo com a bula, fornecida sob recomendação da Anvisa – para mais informações, clique aqui -, os efeitos colaterais mais comuns da cefalexina são:

  • Diarreia;
  • Dor de estômago;
  • Candidíase vaginal (casos de complicações);
  • Pacientes com alergia à penicilina têm grandes chances de desenvolver alergia;

Qual o preço médio da Cefalexina?

A Cefalexina genérica custa, em média, cerca de doze reais, mas existem muitos laboratórios que fabricam este medicamento e, por isso, o preço pode variar bastante de acordo com o tratamento. Se for possível, peça ao médico que não coloque indicação de laboratório, para que você tenha a possibilidade de obter preços menores. Vá a pelo menos duas farmácias para pesquisar antes de comprar. Por ser um medicamento controlado é indispensável o posse de receita médica para a compra da Cefalexina.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre a Cefalexina? Então não se esqueça de compartilhar com seus amigos esse artigo pelas redes sociais. Tem mais dúvidas ou gostaria de complementar a informação? Use os comentários para expressar sua opinião.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply