Celulite infecciosa, bacteriana. Tipos de celulite e como acabar com elas

A celulite infecciosa, que também é conhecida como celulite bacteriana, acontece quando bactérias entram na pele e infeccionam as camadas mais profundas e causam sintomas como vermelhidão intensa, dor e inchaço.

Ao contrário da popular celulite, a infecciosa pode causar complicações gravíssimas, como infecção geral do organismo e levar ao óbito, caso não seja tratada devidamente. Nesse sentido, sempre que houver a suspeita de uma infecção na pele, procurar um médico é o primeiro passo a ser dado.

Causa

celulite infecciosa

Esse tipo de celulite é mais comum em pessoas com feridas cirúrgicas ou cortes e/ou picadas que não foram devidamente tratadas. Possuem risco de desenvolver celulite infecciosa, também, pessoas com sistema autoimune enfraquecido ou diabetes, por exemplo.

Cabe mencionar que, em indivíduos saudáveis, a celulite não é contagiosa. Entretanto, se a outra pessoa tiver uma ferida, ainda que pequena, ou doença de pele e entrar em contrato com o local afetado pela celulite, há um risco considerável de a bactéria penetrar a pele e causar a celulite infecciosa.

Tratamento

O tratamento para a celulite infecciosa inicia-se com o uso de antibióticos orais, que pode variar entre 10 e 21 dias. É fundamental tomar todos os comprimidos no horário indicado pelo médico e observar a evolução da pele.

Na hipótese de a vermelhidão aumentar, o dermatologista deverá tomar ciência imediatamente. Caso haja uma piora do quadro, o indivíduo deverá ficar internado para fazer o tratamento de forma venosa a fim de evitar que a infecção se espalhe pelo corpo.

Tipos de Celulite

 

tipos de celulite bacteriana

Há outros quatro tipos de celulite, sejam elas:

  • Dura ou compacta: costuma aparecer em pessoas que possuem músculos definidos e torneados. Sendo assim, não é muito aparente e só é possível notar ao apertar a pele. Tende a se dolorida ao tocar, no entanto, não se modificam com o movimento do corpo.
  • Flácida: acomete as pessoas que são vítimas do efeito sanfona, isso é, que perde e ganha peso de maneira veloz e que não praticam atividade física regularmente. Também está associada ao aparecimento de estrias e varizes e não costuma ser dolorosa ao toque. Acometem as regiões do culote e das coxas.
  • Edematosa: Os músculos não são nem duros e nem flácidos e algumas vezes é dolorosa, mesmo sem tocar. É causada por problemas da tireoide, diabetes ou problemas nos ovários. Esse tipo de celulite atinge mulheres mais velhas e é o tipo mais grave. O aspecto é de casca de laranja e pode vir acompanhado por sintomas como sensação de peso, fadiga e/ou cansaço e aparecimento de varizes, por exemplo.
  • Celulite branda: Consiste na junção dos outros tipos da celulite. Aparece mais em locais como coxa (parte posterior e lateral interna e externa), abdome e braços.

Como Eliminar

Há diversos tratamentos caseiros para eliminar a celulite, sejam eles:

Alimentação

A alimentação deverá ser orientada por um nutricionista. Entretanto, é aconselhável a redução de ingestão de sal e consumir alimentos desintoxicastes e diuréticos, que ajudam a eliminar o excesso de líquidos e toxinas do organismo.

Exercícios

Os exercícios para combater a celulite devem ser orientados por um profissional de educação física e /ou um treinador capacitado para tal. Contudo, é recomendado fazer exercícios aeróbicos, como corridas, caminhadas ou bicicleta ergométrica para aumentar o gasto calórico e reduzir a gordura acumulada. Além desses exercícios, também é necessário fortalecer os músculos das pernas e do bumbum com exercícios como a ginástica localizada, por exemplo.

Drenagem linfática

Visando eliminar o excesso de líquidos e reduzir a celulite, recomenda-se fazer sessões de drenagem linfática, que pode ser feita manualmente ou com o auxílio de um aparelho.

Tratamento estético

O tratamento com aparelhos estéticos que conseguem de maneira eficaz eliminar a gordura localizada numa determinada região são a lipocavitação, ultrassom de alta potência e radiofrequência. Esses tipos de tratamento podem ser feitos em clínicas estéticas e podem ser obtidos ótimos resultados. Cabe ressaltar que esses tratamentos podem ser indicados para eliminar a celulite em qualquer parte do corpo.

Tratamento Caseiro

 

celulite infecciosa tratamento caseiro

Há diversos tratamentos caseiros para celulite e podem ser úteis para eliminar a celulite de graus 1 e 2, mas também auxilia no combate as de graus 3 e 4. Visando obter um melhor resultado, aconselha-se que seja ingerido chá verde e que alimentos industrializados sejam evitados.

Esse tratamento caseiro contra a celulite consiste em 3 passos simples:

1º: Esfoliar a pele.

Fazer o processo de esfoliação é o primeiro passo para tratar a celulite, viso que ela remove as células mortas da pele e prepara para os próximos passos. O processo de esfoliação nada mais é do que aplicar um creme esfoliante ou fazer um caseiro, fazendo uso de movimentos circulares e lavando a pele na sequência.

2º: Usar creme anticelulite

Após retirar as células mortas com o processo de esfoliação, o creme anticelulite será absorvido pela pele de maneira mais eficaz. É possível encontrar diversas marcas em drogarias e supermercados.

3º: Massagear

A massagem é o último passo desse tratamento caseiro e poderá ser feita com o auxílio de um massageador, por exemplo. Basta aplicá-lo na região com celulite e alterar a posição para abranger completamente a região. O ato de massagear estimula a circulação sanguínea da região e promove a absorção do creme. O tempo dessa estimulação não deverá ser superior a 15 minutos.

Estilo de vida saudável deverá ser adotado por toda a vida, não só para ajudar no combate a celulite, mas também para evitar o ressurgimento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply