Chá de hibisco para emagrecer

O hibisco é uma planta medicinal bem conhecida por seu efeito emagrecedor. Feito a partir das flores e botões secos da planta, o chá de hibisco tem poder de inibir o acúmulo de gordura pelo corpo e possui efeito diurético, eliminando toxinas e evitando a retenção de líquidos. Porém é preciso cuidado, o tipo de planta considerada medicinal e utilizado para o preparo do chá é o Hibiscus Sabdariffa, diferente dos tipos ornamentais encontrados em jardins.

O chá de hibisco possui um sabor mais suave do que o chá verde. Porém algumas pessoas ainda o consideram bastante amargo. Além de falarmos sobre os efeitos emagrecedores do chá, vamos ensinar algumas formas de adicionar mais sabor ao seu chá sem perder seus efeitos benéficos.

 

Porque o chá é um forte aliado na perda de peso?

O chá de hibisco é um forte aliado na perda de peso por conter uma grande concentração de uma substância do grupo de flavonoides conhecida como antocianina. Ela atua no organismo como um potente antioxidante e elimina os radicais livres, toxinas prejudiciais ao organismo. Além disso, possui ação anti-inflamatória, sendo capaz de devolver às células sua vitalidade, passando a exercer corretamente suas funções no corpo. Essas ações equilibram o organismo e auxiliam no emagrecimento, evitando o acúmulo de gordura e a retenção de líquidos.

Esse efeito inibidor de acúmulo gordura é potencializado por evitar a adipogênese, que impede o amadurecimento das células adiposas. Estas células são as responsáveis pelo acúmulo de gordura. A redução delas, principalmente nas regiões do abdome e quadris, resulta no emagrecimento.

O chá também conta com enzimas e mucilagens que melhoram a digestão. Além de possuir ação diurética ao impedir a atuação de alguns hormônios, facilitando o funcionamento dos rins e a eliminação de líquidos retidos que provocam o inchaço. Ele também inibe que o intestino absorva carboidratos e gorduras de alimentos, evitando o ganho de peso. O hibisco também é rico em vitamina C, considerada uma vitamina auxiliadora do processo de emagrecimento, fortalecendo ainda o sistema imunológico e o sistema circulatório.

chá de hibisco bahia

Mas além dos efeitos emagrecedores do chá de hibisco, ele apresenta mais benefícios do que somente o emagrecimento. Por isso, o consumo diário pode beneficiar até mesmo quem não tenha o principal interesse de perder peso. Os principiais benefícios que esse chá pode trazer são os seguintes:

  • Ação antioxidante por eliminar toxinas;
  • Ação diurética por incentivar a eliminação de líquidos e o inchaço;
  • Impede a absorção e o acúmulo de gorduras;
  • Aumenta a queima de gorduras;
  • Melhora o sistema cardiovascular;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Tem efeito vasodilatador;
  • Regular a pressão arterial;
  • Controla os níveis de colesterol.

Como consumir e preparar o chá

Para aproveitar todos os benefícios que o chá de hibisco pode proporcionar, ele deve ser consumido de forma correta. Recomenda-se que o uso do chá seja feito meia hora antes das refeições principais. Isso irá potencializar os efeitos em seu organismo, principalmente em relação à inibição da absorção de carboidratos e gorduras.

O prepara não é complicado. Os ingredientes do chá puro consistem em 1 litro de água e 2 colheres de sopa de folhas de hibisco seca. Para o preparo, ferva a água. Desligue o fogo e acrescente as folhas secas de hibisco. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Depois é só coar e beber.

Não é aconselhável adicionar açúcar ao seu chá, pois os efeitos da erva podem ser cortados. Então, se for do grupo de pessoas que considera o chá de hibisco bastante amargo, outros ingredientes podem ser acrescentados ao chá para suavizar o sabor sem que os benefícios sejam perdidos.

 

Alguns desses ingredientes são:

  • Água de coco: ela é bastante saudável, cheia de nutrientes e pouco calórica, por isso é um excelente acréscimo para dar sabor ao chá. Acrescente meia xícara de água de coco em substituição à meia xícara de água.
  • Suco de uva: o suco de uva pode reduzir o amargor do hibisco. Além disso, ainda possui uma ação antifúngica e aumenta os benefícios do chá. Acrescente 1/3 de xícara de chá no preparo.
  • Flor de laranjeira: a laranja traz frescor e deixa o chá mais saboroso. Para isso, basta inserir uma colher de chá em sua xícara com a infusão e aproveitar o sabor extra.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply