Cirurgia de catarata no SUS – Gratuita ou preço popular, Veja como conseguir!

A catarata é uma doença que promove uma alteração no chamado cristalino, que é uma das principais lentes do nosso olho, sendo responsável por focar a imagem que vemos. É comum a lente se tornar mais opaca com o avançar da idade devido ao envelhecimento natural do organismo humano.

Essa doença atua de forma progressiva, reduzindo a visão ao longo do tempo a partir da perda da transparência, o que faz com que seja mais complicado de a luz alcançar a retina e, com isso, a visão é reduzida. O agravamento desse quadro costuma levar à catarata, que atinge mais comumente indivíduos a partir dos 60 anos de idade.

A melhor forma de combater a catarata é por meio da cirurgia, que pode ser feita na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita e também na rede particular, só que pago. A dúvida é: como faço a cirurgia de catarata pelo SUS? É o que responderemos a partir de agora.

Como fazer a cirurgia de catarata pelo SUS?

olhos

Foi lançado em 2004 pelo Ministério da Saúde a Política Nacional de Cirurgias Eletivas, que tem como meta aumentar a oferta de procedimentos cirúrgicos que já estavam disponíveis, como é o caso da catarata. Sendo assim, todo e qualquer cidadão brasileiro tem a possibilidade de realizar a cirurgia de catarata pelo SUS.

A questão que pode complicar a concretização desse benefício é que a espera pode ser bem extensa, dependendo do município. A última informação a respeito da fila de pacientes para fazer a cirurgia de catarata no SUS estava em torno de 113.185 pessoas em todo o Brasil, conforme dados de 2017 do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Se você estiver na fila de espera e o caso for emergencial, pode ser necessário entrar com uma ação na Justiça com a ajuda de um advogado ou da Defensoria Pública para conseguir fazer a cirurgia mais depressa. Você poderá exigir que o governo arque com os custos da cirurgia em um hospital particular devido à gravidade da enfermidade.

Para que a pessoa tenha direito à cirurgia de catarata no SUS é preciso que ela procure um posto de saúde e solicite o agendamento de uma consulta com um oftalmologista. Não esqueça de levar o seu cartão do SUS para agilizar o atendimento. Caso você não o tenha, basta levar o RG, CPF e Certidão de Nascimento ou de Casamento para que seja feito um cartão no próprio local.

Em seguida será agendada a consulta com um médico clínico geral, que poderá realizar o atendimento no próprio dia ou marcar para uma outra data. O profissional irá avaliar o paciente e fará o encaminhamento para o especialista, neste caso, o oftalmologista. Será preciso agendar a consulta com este último. Este especialista irá avaliar a situação da sua visão e detectará a necessidade ou não de uma cirurgia. Caso ela seja aprovada, o médico emitirá um documento indicando o procedimento. A partir daí o paciente terá que agendar a cirurgia, entrando na fila de espera do SUS

catarata

Como é feita a cirurgia de catarata?

A operação dura mais ou menos meia hora e consiste, primeiramente, na destruição da catarata com o ultrassom. Em seguida, é colocado no lugar um novo cristalino, artificial, que vai servir como uma espécie de prótese ocular. Tudo é feito com aplicação de anestesia local, ou seja, a pessoa nem dor irá sentir durante o trabalho dos médicos.

O mais interessante é que essa cirurgia prescinde de internação, ou seja, a pessoa é liberada logo depois do procedimento, mas é recomendado que ela esteja acompanhada. A recuperação total da visão leva cerca de uma semana. Vale dizer que a cirurgia de catarata garante a recuperação da visão em até 90% dos casos.

É fundamental buscar auxílio médico o quanto antes, porque, quanto mais demorar para eliminar a catarata, mais dura ela ficará, o que vai acabar dificultando a remoção da mesma, o que pode exigir mais calor do ultrassom na hora de removê-la, podendo provocar a inflamação do olho. Além disso, se a pessoa não buscar ajuda, a catarata poderá evoluir para um glaucoma secundário e, posteriormente, para uma cegueira irreversível.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply