Cirurgião plástico – Quais as funções? Principais Cirurgias? Como se tornar um?

O cirurgião plástico é profissional destacado a realizar intervenções cirúrgicas reparadoras, corrigindo lesões, e estéticas, que visam melhorar a aparência dos clientes. Neste artigo vamos apresentar as principais funções do cirurgião plástico, quanto tempo de residência é necessário para desenvolver a profissão e quanto ganha este que é um dos profissionais mais bem pagos do Brasil.

Cirurgião plástico

As funções do cirurgião plástico

O cirurgião plástico faz cirurgias reparadoras e estéticas, como vimos. No caso da primeira, ela corrige possíveis defeitos congênitos ou que foram adquiridos durante a vida, além de lesões que deformam alguma área do corpo. Essa categoria é importante como qualquer outra cirurgia, pois visa melhorar ou recuperar as funções de uma parte do corpo do paciente, deixando o mesmo o mais próximo possível do que era antes.

Já a cirurgia plástica realizada por motivos estéticos foca na melhoria da aparência e não de algum aspecto de sua saúde. O objetivo aqui é aperfeiçoar algo físico que não esteja agradando a própria pessoa. Assim, esse tipo de intervenção age mais no psicológico do indivíduo, não atende qualquer necessidade funcional.

A cirurgia plástica é uma área em constante evolução, o que faz com que a cada momento surjam novas técnicas e tecnologias para aperfeiçoar o trabalho do profissional. Por isso, é comum que a cirurgia plástica englobe vários campos de atuação. Ainda assim, há três áreas mais centrais na cirurgia plástica, que são:

  • Microcirurgia: esse campo envolve intervenções em áreas invisíveis ao olho nu. É muito utilizado no reimplante de membros amputados, no transplante de tecidos, na correção de defeitos e na recuperação de movimentos em casos de pacientes com paralisia;
  • Cirurgia crânio-maxilo-facial: nessa área visa realizar correções e tratar alterações paranasais da face, do maxilar, da mandíbula e também da parte interna da boca. Entre as cirurgias plásticas feitas aqui temos: fissuras faciais, fissuras de palato (céu da boca) e lábio, reconstruções da face e do crânio depois de acidentes etc.
  • Cirurgia de mão: por ser um membro muito delicado, há profissionais especializados estritamente a fazer intervenções cirúrgicas nas mãos. O médico deve prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar problemas que afetem a estrutura das mãos, o que inclui ossos, articulações, ligamentos, tendões, nervos, artérias e até a própria pele.

Principais cirurgias plásticas feitas no Brasil

O Brasil é o segundo país no mundo que mais faz cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos. Veja a seguir as cirurgias plásticas mais realizadas no país:

  • Lipoaspiração;
  • Implante de silicone nos seios;
  • Cirurgia de pálpebra;
  • Abdominoplastia (retirada da gordura e da pele em excesso na região do abdômen);
  • Lifting de mama;
  • Redução de mama;
  • Rinoplastia (mudança na estrutura nasal para melhorar a respiração ou a estética);
  • Aumento de bumbum por transferência de gordura;
  • Preenchimento do rosto;
  • Lifting de rosto;
  • Cirurgia na orelha;
  • Lifting de sobrancelha;
  • Lifting de pescoço;
  • Redução de mama masculina;
  • Ninfoplastia (diminuição dos pequenos lábios vaginais).

Como se tornar um cirurgião plástico

A pessoa que deseja se tornar um cirurgião plástico precisa ter em conta que é preciso superar um caminho longo e árduo. Em primeiro lugar, o indivíduo precisa cursar os seis anos de medicina. Após ser aprovado, precisará fazer ainda a residência médica em cirurgia geral, que desde 2018 tem exigência de três anos.

Após isso, o médico terá que fazer uma residência específica em cirurgia plástica de mais três anos, em escola credenciada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). E depois desses 12 anos de muito estudo e especialização, o profissional terá de passar ainda por um exame para poder ingressar na SBPC e receber a titulação de especialista em cirurgia plástica.

Entretanto, todo esse sacrifício recompensa e muito. Isso porque, o salário deste profissional é um dos mais altos do país. Para se ter uma ideia, um médico generalista ganha uma média de R$ 8.500. Mas um cirurgião plástico pode receber ainda mais, dependendo do procedimento realizado, superando a marca dos R$ 20 mil.

E com o passar do tempo, em que o profissional estuda e se aprofunda ainda mais no assunto, a chance de aumentar os seus rendimentos é maior. Pesquisa Salarial e de Benefícios elaborada pela agência de empregos Catho revela que os profissionais que fazem mestrado e doutorado podem receber até 150% a mais m relação aqueles que possuem apenas a graduação. Em contrapartida, há que se ressaltar os elevados custos para a realização dos procedimentos estéticos, o que tende a encarecer o valor do profissional.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply