O que é Cloridrato de Amitriptilina: quando usar, como tomar e mais.

Cloridrato de Amitriptilina é um medicamento antidepressivo que possui função ansiolítica, isto é, que consegue controlar sintomas associados à ansiedade, além de atuar como calmante.

Trata-se de um medicamento receitado por psiquiatras para tratar diferentes distúrbios mentais. Conheça, a seguir, quais são as principais indicações desse remédio e demais informações relevantes sobre o Cloridrato de Amitriptilina.

Principais indicações do Cloridrato de Amitriptilina

  1. Tratamento de depressão;
  2. Suporte no tratamento de enxaqueca;
  3. Combate à enurese noturna (urinar involuntariamente durante o sono);
  4. Tratamento de ansiedade generalizada;
  5. Complemento no tratamento de esquizofrenia.

Como o Cloridrato de Amitriptilina funciona?

O que é Cloridrato de Amitriptilina: quando usar, como tomar e mais.O Cloridrato de Amitriptilina atua diretamente no sistema nervoso central, funcionando como um sedativo, além de estimular a produção de serotonina, que é um neurotransmissor responsável por proporcionar sensação de bem-estar e felicidade.

Por isso, ao fazer uso do medicamento o paciente se sente relaxado e nota uma melhora significativa na depressão e ansiedade, com alívio e amenização considerável dos sintomas desses distúrbios mentais.

Como tomar Cloridrato de Amitriptilina (posologia)

A posologia do Cloridrato de Amitriptilina é feita em duas etapas. Na primeira, recomenda-se o consumo de 75 mg por dia, até que o organismo se adapte ao fármaco. O próprio médico do paciente indica por quanto tempo ele deverá tomar essa dose.

Na segunda etapa, a dosagem diária é aumentada, sem ultrapassar 150 mg. O médico será a pessoa responsável por ajustar a quantidade ideal, considerando o caso do paciente, para efetivamente tratar a doença.

É interessante apontar que essa dosagem dividida em etapas é recomendada somente para adultos. Adolescentes e idosos devem tomar 50 mg do medicamento por dia, no máximo.

Se o Cloridrato de Amitriptilina for usado para suporte no tratamento de enurese noturna, recomenda-se uma dosagem mínima de 25 mg ou máxima de 50 mg por dia.

Indica-se que o medicamento seja administrado pela noite, no jantar ou antes de dormir, porque proporciona efeito sedativo, isto é, causa sonolência. Assim, o paciente conseguirá dormir rapidamente e o fármaco agirá durante a noite.

Quanto tempo demora para fazer efeito

O tempo de resposta do medicamento varia de acordo com o organismo do paciente. Mas, de modo geral, o Cloridrato de Amitriptilina entrega resultados em 3 ou 4 dias. No entanto, há pacientes que relatam sentir maior diferença após 30 dias de uso.

Ainda que exista essa variação no tempo de resposta, o paciente não deve alterar a dosagem diária por conta própria, tal procedimento só deve ser feito pelo médico responsável pelo caso.

Dessa maneira, elimina-se o risco de não tratar a doença ou de ter alguma reação adversa grave, que desencadeie outros problemas de saúde mais sérios.

Contraindicações do Cloridrato de Amitriptilina

O que é Cloridrato de Amitriptilina: quando usar, como tomar e mais.

Embora o medicamento seja extremamente eficaz, ele não deve ser utilizado por qualquer pessoa, para evitar complicações ou efeitos colaterais. O Cloridrato de Amitriptilina é contraindicado para: 

  1. Pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula do Cloridrato de Amitriptilina;
  2. Pessoas que utilizam monoaminoxidase e cisaprida;
  3. Pacientes que estão em período de recuperação pós-infarto;
  4. Pessoas que possuem doenças hepáticas;
  5. Aqueles que fazem uso de inibidores de MAO;
  6. Gestantes e mulheres que estão no período de amamentação;
  7. Crianças menores de 12 anos.

Além disso, existe um grupo no qual estão pessoas que podem fazer uso do fármaco, mas somente se houver um acompanhamento médico contínuo, já que há risco de complicações. Nesse grupo estão:

  1. Pacientes diagnosticados com glaucoma;
  2. Quem possui pressão intramolecular elevada;
  3. Pacientes com problemas renais;
  4. Pessoas com histórico de convulsões e ataques epiléticos;
  5. Quem foi diagnosticado com doenças cardiovasculares;
  6. Pacientes com doenças endócrinas;
  7. Aqueles que possuem alergia a ácido salicílico.

Possíveis efeitos colaterais do Cloridrato de Amitriptilina

O medicamento pode proporcionar diversos efeitos colaterais, por isso é importante administrá-lo somente na dosagem diária recomendada, para evitar sofrer tais reações de forma mais intensa. Ao fazer uso do Cloridrato de Amitriptilina, o paciente pode vivenciar:

  1. Ganho de peso;
  2. Perda da libido;
  3. Secura nos olhos e boca;
  4. Comprometimento do funcionamento gastrointestinal;
  5. Arritmia cardíaca;
  6. Fraqueza, especialmente muscular;
  7. Dormência ou sonolência repentina;
  8. Dor de cabeça ou enxaqueca;
  9. Dificuldade para falar ou enxergar corretamente;
  10. Alucinação;
  11. Sensação de confusão;
  12. Desequilíbrio.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply