Colesterol bom (HDL): Como aumentar? Taxa de referência.

Você sabe o que é o colesterol bom, qual a taxa de referência necessária para o bom funcionamento do seu organismo e como aumentar?

O colesterol que é um tipo de gordura existe em nosso organismo em dois tipos distintos: o colesterol bom – HDL e o colesterol ruim – LDL.

O colesterol bom, High Density Lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade – HDL protege o organismo ao levar o colesterol ruim depositado nos vasos sanguíneos para fígado que o metaboliza e o elimina do organismo.

O colesterol ruim – LDL cuja sigla significa Low Density Lipoprotein que é principalmente resultado do excesso de peso está associado à diabetes, pressão alta e ao tabagismo,quando em excesso pode levar ao infarto e ao derrame pelo acúmulo de gordura nas paredes internas das artérias.

Tanto o colesterol ruim quanto o bom quando dentro de suas taxas de referências têm importância na bioquímica do corpo humano.

Taxas de referência de colesterol

 

colesterol bom

As taxas de referência de colesterol no organismo são medidas em miligramas por decilitro – Unidade de medida dos níveis glicêmicos:

Colesterol total:

  • Baixo risco – Inferior a 200 mg/dl;
  • Risco aumentado – Entre 200 mg/dl e 239 mg/dl;
  • Risco elevado 240 mg/dl.

Colesterol LDL:

  • Taxa para quem tem propensão a ataque cardíaco – Inferior a 70 mg/dl;
  • Taxa para portadores de doença cardíaca e diabetes – Inferior a 100 mg/dl;
  • Acima do normal – Entre 100 mg/dl e 129 mg/dl;
  • Quase alto – Entre 130 mg/dl e 159 mg/dl;
  • Alto – Entre 160 mg/dl e 189 mg/dl;
  • Muito alto – Igual ou superior a 190 mg/dl.

Colesterol HDL:

  • Alto risco para homens – Inferior a 40 mg/dl;
  • Alto risco para mulheres – Inferior a 50 mg/dl;
  • Baixo risco – Igual ou superior a 60 mg/dl.

Funções do colesterol

  1. Produção de hormônios que combatem e protegem o organismo contra doença cardíaca e câncer;
  2. Produção de hormônios sexuais – Androgênio, testosterona, estrógeno, progesterona e DHEA;
  3. Produção da vitamina D que é fundamental para a saúde dos ossos, do sistema nervoso, do tônus muscular,do metabolismo mineral,para a produção de insulina, para o funcionamento do sistema imunológico, reprodução e para o crescimento;
  4. Produção de sais biliares que são importantes para a assimilação da gordura da alimentação e para a sua digestão;
  5. O colesterol tem propriedade antioxidante que protege o organismo das lesões causadas por radicais livres;
  6. Auxilio da função dos receptores de serotonina que é uma substância química promotora do bem estar psicológico;
  7. O colesterol do leite materno possui uma enzima nutriente que auxiliam no crescimento, no desenvolvimento cerebral e do sistema nervoso dos bebês;
  8. O colesterol da alimentação é fundamental para a saúde do intestino;
  9. O corpo humano usa o colesterol para reparar células lesionadas.

Como aumentar a taxa do colesterol bom e reduzir a do colesterol ruim?

 

taxa colesterol bom

Listamos os procedimentos para você começar a melhorar sua saúde agora mesmo, aumentando a taxa de colesterol HDL e reduzindo a taxa do colesterol ruim em seu organismo.

  • Exercícios aeróbicos como caminhadas, corrida e ciclismo realizados por 20 a 30 minutos por vez;
  • Perda de peso corporal. A obesidade resulta em aumento dos níveis do colesterol ruim e na redução do colesterol bom – HDL, principalmente para quem têm acúmulo de gordura abdominal;
  • Parar de fumar aumenta os níveis de colesterol bom – HDL;
  • Reduzir a ingestão de gorduras saturadas e gorduras trans que aumentam colesterol ruim e reduzem o colesterol bom;
  • Aumentar a ingestão de gorduras monoinsaturadas como óleo de canola, abacate, azeite de oliva extra virgem e gorduras encontradas em nozes e creme de amendoim;
  • Incrementar o cardápio com fibras solúveis que são encontradas em frutas, vegetais, legumes e na aveia;
  • Incluir peixes ricos em ômega-3, cálcio;
  • Eliminar a gordura da carne vermelha e do leite, substituindo por gorduras vegetais processadas;
  • Reduzir o consumo de gorduras entre 30% e 35% do total de calorias de sua alimentação diária.

Agora, que você aprendeu o que é o colesterol bom, qual a taxa de referência necessária para o bom funcionamento do seu organismo e como aumentar, mude imediatamente seus hábitos alimentares para viver melhor e pleno de saúde.


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