Como acabar com as estrias vermelhas e brancas – O que fazer?

Estrias são cicatrizes decorrentes do rompimento das fibras elásticas na camada intermediária da pele. Elas surgem para impedir o avanço do rompimento. É possível encontrar marcas de estrias nas cores vermelha e branca. As estrias vermelhas são recentes e estão no estágio inicial, a tonalidade vermelha indica que há fluxo sanguíneo na área e que o rompimento das fibras ainda não foi concretizado. Enquanto as estrias de coloração branca mostram que não há mais circulação de sangue na área e o rompimento foi concluído.

estrias

Por estar em um estágio inicial, o tratamento da estria vermelha é capaz de rever completamente ou quase completamente as marcas. Já o tratamento das estrias brancas tem o objetivo de minimizar as marcas, reduzindo a espessura e o comprimento das cicatrizes. Porém não há como revertê-las completamente. As causas associadas a esse problema são o ganho e a perda repentina de peso, problemas hormonais e a gravidez que levam ao estiramento da pele. Algumas dicas podem ajudar a tratar e prevenir o surgimento das estrias.

Beber muita água

É sempre recomendado manter o organismo hidratado ingerindo entre 1,5 e 2 litros de água. Além dos benefícios ao corpo, a ingestão de água causa reflexos diretos na pele, melhorando a elasticidade e reduzindo a flacidez.

Água morna durante o banho

Tomar banho com temperaturas extremamente altas prejudica a pele e provocam a perda da elasticidade, deixando a derme seca e quebradiça. Quanto menos elasticidade, mas a pele sofre com o estiramento. A perda da capacidade de se esticar e retrair com eficiência leva ao surgimento das estrias. Prefira manter a água morna durante o banho para minimizar esses efeitos.

Mantenha uma alimentação equilibrada e consuma alimentos ricos em vitaminas A e B

Uma alimentação equilibrada, sem ingestão excessiva de gorduras, açúcares e carboidratos é benéfica para a pele. Mas evite dietas restritivas que levem ao efeito sanfona. A ingestão de vitaminas é fundamental para uma vida mais saudável e as vitaminas A e B auxiliam no tratamento e prevenção das estrias. Ambas as vitaminas induzem o corpo a produzir o colágeno necessário para promover a renovação celular e melhorar o aspecto da pele como um todo e reduzir as cicatrizes das estrias. Alimentos como cenouras, peras, melancia e kiwi possuem essas vitaminas.

Pratique atividades físicas

Os exercícios físicos regulares melhoram o funcionamento do corpo, principalmente quanto aliadas a uma alimentação saudável, evitando o ganho excessivo de peso e o estiramento repentino da pele.

Hidratação com cremes ricos em vitamina A

Os cremes ricos em vitamina A, também conhecida como ácido retinóico, possuem uma ação regeneradora das células, promovendo a renovação do tecido. O uso constante do creme é capaz de diminuir a espessura e o comprimento das cicatrizes das estrias. Ele ainda possui a capacidade melhorar a produção de colágeno. Isso resulta em uma maior elasticidade e firmeza da pele, prevenindo o surgimento de novas estrias.

Hidratação com cremes ricos em vitamina E

A vitamina E possui ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento da pele por eliminarem os radicais livres do organismo. Além de serem capazes de provocar uma hidratação profunda da pele. Por isso, conseguem prevenir e tratar as estrias, conferindo mais elasticidade, sendo um dos principais ativos em cremes anti-idades.

Tratamento à base de ácido glicólico

Conhecido esfoliante químico que remove a pele morta e renova as células. Essa ação incentiva a regeneração celular e leva à redução das espessuras e intensidade das cicatrizes de estrias. Mas o uso desse ácido deve ser feito com cuidado por ter uma atuação forte sobre a derme.

Suplementos e cremes à base de colágeno

O colágeno é a proteína responsável pela formação e regeneração dos tecidos, provendo mais elasticidade e firmeza à pele. Esses fatores além de prevenirem o surgimento de novas estrias, melhoram o aspecto das marcas já existentes deixando-as menos espessas.

Mesoterapia

Elas consistem nos tratamentos das estrias vermelhas. A técnica consiste na aplicação de ácido hialurônico, antioxidantes, vitaminas, minerais e aminoácidos. Esse conjunto promove a regeneração celular e são eficientes para tratar das estrias vermelhas e recentes.

Tratamentos à laser

Os tratamentos à laser são capazes de reduzir as cicatrizes das estrias ao provocar pequenas queimaduras no local, estimulando a produção de colágeno e elastina. Porém, se trata de um procedimento estético e, por esse motivo, possui um custo mais elevado.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply