Controlar a diabetes: como fazer para ter diabetes controlada?

Diabetes Mellitus é conhecida popularmente por diabetes e pode ser chamada de “a diabetes”, “o diabetes” de Diabete Sacarina ou Diabetes açucarado. Essa síndrome é identificada pelo excesso de açúcar no sangue, seja pela baixa produção de insulina no organismo ou pela incapacidade de a insulina exercer sua função nas células, o que causa uma elevação anormal da glicemia.

O diabetes se manifesta quando o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo ou porque esse hormônio não tem a capacidade de agir de maneira adequada. Nesse sentido, a insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar presente no sangue possa penetrar nas células, de maneira que seja utilizado como fonte de energia. Posto isso, na ausência desse hormônio, ou na ação incorreta, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Tendo em vista que há vários tipos de diabetes, há, também, diversas explicações para o surgimento da doença. A Diabetes tipo 1 acontece quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Nesses casos é comum identificar a doença na infância e adolescência, contudo, pode acontecer em outras idades também.

Quanto à Diabetes tipo 2, a causa é que o corpo não consegue utilizar a insulina de maneira apropriada. Ainda que o pâncreas produza insulina, ela não desempenha o papel de oferecer o açúcar do sangue às células que precisam de energia. Vários fatores podem contribuir para o surgimento desse tipo de diabetes, como componente hereditário, pressão alta e colesterol alto.

No que tange à Diabetes gestacional, essa ainda não foi desvendada. Alguns elementos colaboram para que uma gestante desenvolva esse tipo de diabetes, tais como estar acima do peso, ter a síndrome do ovário policístico, histórico familiar e ter tido um bebê acima de 4 quilos. Cabe mencionar que estudos identificaram características genéticas, étnicas e relacionadas ao ambiente que podem provocar o diabetes.

Como controlar a diabetes?

 

como controlar diabetes

Visando evitar o descontrole da diabetes, é necessário que os diabéticos façam uma reeducação alimentar. Nessa perspectiva, alguns alimentos auxiliam no controle da produção de açúcar, entretanto, as porções devem ser equilibradas para que tragam os benefícios almejados.

  1. Abacate: essa fruta quase não contém glicose e, por ser rico em gordura, aumenta o bom colesterol;
  2. Amendoim: uma das vantagens do amendoim na dieta de quem tem diabetes é o fato de que possui fibras e proteínas, logo, combatem os picos de açúcar no sangue;
  3. Aveia: esse cereal é composto por uma fibra solúvel chamada betaglucano, a qual forma um gel grosso no organismo. Esse gel, por sua vez, retarda o esvaziamento do estômago, bem como a absorção de glicose por parte do sangue;
  4. Limão: é muito rico em ácido cítrico e ácido ascórbico, o que evita hemorragias. Além disso, possui ácido nicotínico, que protege as artérias e previne problemas cardiovasculares;
  5. Maçã: essa fruta é fonte de diversas vitaminas e, para o diabético, a sua eficiência está no controle da glicemia e na redução do mau colesterol.

As refeições devem ser preparadas com óleos vegetais como o de soja, girassol ou canola. A quantidade de sal também deverá ser reduzida, além da inserção de exercícios físicos em sua rotina diária.

Nesse seguimento, faz-se importante que o indivíduo registre em um papel os valores de açúcar no sangue antes e depois de cada refeição. Isso ajudará a avaliar o valor nutricional, ou não, que contempla a sua alimentação. Sugere-se que doces sejam consumidos em pouca quantidade e sempre após uma refeição, fazendo uma caminhada em seguida.

Tudo que é caracterizado como saudável deverá fazer parte da vida do diabético. Diante disso, hábitos como uma noite tranquila de sono, diminuição do estresse e equilíbrio interior devem fazer parte do seu dia a dia.

O sedentarismo é um mal que atinge grande parte da população nos dias atuais e isso colabora não apenas com o surgimento do diabetes, mas também com uma série de outras doenças. No entanto, antes de iniciar qualquer atividade física, é fundamental consultar um médico. Cada organismo reage de uma maneira perante a diferentes estímulos e você precisa saber qual é o mais indicado para você e o seu quadro de saúde.

O acompanhamento feito por um médico de confiança é essencial no processo de controle do Diabetes. Com isso, ser disciplinado e não negligenciar a ingestão dos remédios nos horários indicados é um diferencial para uma vida saudável e controlada.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply