Como fortalecer as unhas – Melhores Dicas e receitas

É recorrente a queixa de unhas fracas, ressecadas e quebradiças. Isso pode ter diversas causas, como anemia, má circulação ou até mesmo doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo. No último caso, há uma diminuição do metabolismo, que por sua vez dificulta o transporte dos nutrientes para as unhas e as deixam quebradiças. No que tange ao hipertireoidismo, o processo é oposto, que também é prejudicial às unhas e aos cabelos.

Fortalecimento de unhas

De acordo com os dermatologistas, as causas das unhas frágeis são variadas, contudo, grande parte dos pacientes desenvolvem essa condição em virtude de hábitos que envolvem traumas na unha. Para elucidarmos melhor essa questão, explicaremos a formação: as unhas são formadas por uma proteína chamada queratina, cuja consistência é resultado de reações químicas que ocorrem naturalmente na estrutura dessa proteína. Por sua vez, funciona como uma cola, que junta essas fibras de queratina e deixa a unha na consistência usual.

Nesse sentido, o trauma constante pode acarretar uma deficiência dessa cola, principalmente quando há o manuseio de produtos químicos, exposição constante à água e vibrações transmitidas por instrumentos musicais. Além disso, fatores hereditários, estresse e uso de medicamentos também contribuem para que as unhas se tornem quebradiças.

O ideal para fortalecer as unhas fracas e quebradiças é usar uma base fortalecedora, proteger as mãos com luvas ao manipular qualquer produto químico ou durante as tarefas domésticas. Há tratamento para esse tipo de unhas e isso pode incluir mudanças alimentares, bons hábitos de higiene e pequenos cuidados com as unhas. Para deixar as unhas mais fortes e viçosas, há algumas dicas práticas, como:

  1. Usar óleos e bases fortalecedoras

É possível encontrar em drogarias fortalecedores e óleos específicos que ajudam a nutrir as unhas. Esses produtos devem ser aplicados sobre a unha limpa e sem esmalte diariamente. Esse fortalecimento se dá em virtude de vitaminas presentes nesses óleos, como vitamina B5, minerais e cálcio.

  1. Usar removedor de esmalte

A acetona é uma substância que pode ser corrosiva quando a unha já está fragilizada. Além disso, é fundamental que haja uma redução do número de idas ao salão, seja para tirar cutícula ou pintar. Essa prática só deixará a unha mais sensível e fragilizada.

Removedor de esmalte

  1. Usar creme hidratante para mãos e unhas

Ao passar creme hidratante, as unhas tendem a ficar mais fortes e bonitas. Em farmácias e drogarias é possível encontrar, também, cremes específicos para auxiliar no tratamento.

  1. Usar luvas nas tarefas domésticas

Lavar louça ou limpar a casa exige contato direto com as mãos na água e/ou em contato direto com produtos de limpeza que possui químicos em sua composição. Diante disso, todo cuidado é pouco na hora de proteger as unhas e as mãos.

Uso de luvas

  1. Use base antes do esmalte

Tendo em vista que a base serve como uma proteção para as unhas, a base utiliza evita que os componentes do esmalte entrem em contato direto com as unhas. A cutícula também deve ser mantida. A explicação para tal é porque essa fina camada de pele protege a base das unhas contra a entrada de fungos e bactérias,

  1. Comer proteínas, minerais e vitaminas

Consumir alimentos como leite, ovo, gelatina, gérmen de trigo, abacate, batata doce ou fígado pode deixar as unhas mais fortes e menos quebradiças, visto que são alimentos ricos em vitamina A, vitamina B5, ferro, cálcio e proteína. Além disso, esses nutrientes podem estar em falta no organismo e ser essa a principal causa da fraqueza das unhas.

Proteinas alimentares

O Bepantol líquido é ótimo para muitas coisas e também para unhas fracas. Basta colocar algumas gotinhas na base ou no esmalte que você irá usar. Passe, também, nas cutículas a fim de mantê-las hidratadas. O resultado poderá ser observado em até, no máximo, um mês.

Caso queira uma receita caseira para fortalecer as unhas, você pode misturar azeite de oliva com cinco gotas de limão e aplicar com um palito, empurrando delicadamente a cutícula. Aconselha-se que use durante 7 dias após todas as tarefas do dia.

Outra receita caseira consiste em depositar ½ alho picado e um cravo da Índia dentro do vidro de base incolor. Quanto ao cheiro, ao passar o esmalte por cima, esse dissipará.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply