Como saber se estou grávida? Sintomas e exames.

Se você teve relações sexuais desprotegidas existe uma possibilidade de engravidar, é claro que vai depender da época do seu ciclo menstrual que isso aconteceu. Muitas mulheres ficam enlouquecidas com essa situação e por isso, deixam o estresse falar mais alto fazendo com o que o corpo reaja com sinais semelhantes de uma gravidez. Mas, como saber se estou grávida?

Dificilmente vai perceber algum sintoma nas primeiras semanas que ocorreu a relação sexual. No geral, pode acontecer um pequeno sangramento que pode ser confundido com a menstruação, mas isso não acontece em todas as mulheres, o mais comum é o atraso menstrual.

É comum que os primeiros sintomas da gravidez comecem a surgir à partir de um mês após a relação sexual, mas podem se diferenciar de acordo com cada mulher. Os principais são: Atraso menstrual, náuseas, cólicas, aumento das mamas, tonturas, sono excessivo, cansaço e inchaço no corpo.

Testes de urina que podem ser realizados para detectar a gravidez

Como saber se estou grávida? Sintomas e exames.

Ao perceber os primeiros sintomas de uma possível gravidez a preocupação das mulheres é uma só: “Como saber se estou grávida” de fato.

Além disso, alguns sinais podem ser confundidos e algumas mulheres não sentem mudanças no corpo logo no primeiro mês. Portanto, se você teve relações sexuais desprotegidas e houve um atraso menstrual é importante realizar um teste de gravidez para tirar a dúvida.

Existem muitos testes de gravidez que podem ser feitos em casa, onde a mulher consegue descobrir se está gestante. No entanto, eles não substituem a visita ao ginecologista. Confira alguns deles:

Teste de urina de farmácia – Esse é o mais comum realizado pela maioria das mulheres que suspeitam de uma gravidez. É necessário utilizar a primeira urina da manhã, caso der negativo e a menstruação estiver atrasada , é importante repetir o teste depois de 5 dias.

Para fazer esse teste de urina, existem dois tipos mais conhecidos que são:

  • Teste de gravidez digital – Mede a porcentagem de hormônios da gravidez e ainda mostra de quantas semanas a mulher está.
  • Teste de gravidez de tiras – Aponta somente a quantidade de hormônios da gravidez informando se é positivo ou negativo. Nesse caso, os aparelhos digitais, são mais precisos.

Caso, o teste der negativo em todas as tentativas e sua menstruação estiver atrasada. Busque orientação de um ginecologista.

Outra possibilidade de detectar uma gravidez através da urina é buscar atendimento em um posto de saúde onde possivelmente farão um teste de urina, nesse caso, não é necessário solicitação médica.

Exame de sangue para detectar gravidez

O exame de sangue para diagnosticar uma gravidez se chama Beta HCG, o HCG é um hormônio que começa a ser produzido pela corpo da mulher assim que o embrião é implantado no útero. Quanto mais a gestação avança, maiores são os níveis de HCG, por isso, ele é facilmente detectado em exames de sangue e de urina.

O exame de sangue é feito em laboratório onde é retirada uma amostra de sangue da mulher e levada para análise. Geralmente, o resultado demora de 1 a 3 dias.

É necessário a solicitação médica para a realização desse exame.

Qual é o melhor teste de gravidez? Sangue ou urina?

Como saber se estou grávida? Sintomas e exames.

O teste de farmácia possui uma sensibilidade muito diferente do exame de sangue realizado em um laboratório. Tanto que para detectar a gravidez, o de farmácia deve ser feito à partir do 1º dia de atraso menstrual e muitas vezes, ele precisa ser repetido porque o resultado dá negativo.

Já no caso do exame de sangue BETA HCG os resultados podem aparecer com apenas 12 dias após o período fértil, ou seja, antes de ocorrer o atraso menstrual. O Hormônio HCG começa a ser produzido à partir do 8º dia da implantação do embrião no útero.

Isso se explica porque a quantidade de hormônios HCG aumenta gradativamente no corpo da mulher e um pequena parte é excretada pela pelos rins, por isso, precisa de mais dias para que o hormônio seja detectado na urina.

NO entanto, ambos os testes de gravidez são confiáveis, mas com o exame de sangue é possível saber antes se você está grávida.

Exame de sangue de gravidez pode dar falso negativo?

Muitas mulheres reclamam que o exame de sangue de gravidez deu errado, mas na realidade não é isso que acontece. O hormônio HCG começa a ser liberado gradativamente no corpo da mulher após 8 dias da fecundação, entretanto, se um exame de sangue for feito antes desse período, certamente o resultado será um falso negativo.

O corpo tem um período para produzir a quantidade de hormônio suficiente que pode ser detectado através dos exames. Havendo esse problema, é importante aguardar uns 5 dias e repetir o exame.

Se você ainda está com a dúvida: “Como saber se estou grávida“? Procure orientação de um ginecologista  que ele fará a solicitação dos exames.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply