Como saber se tenho colesterol alto? Níveis de referência e sintomas

Colesterol nada mais é que uma gordura produzida pelo corpo humano, 70% pelo fígado.  Par saber se você tem colesterol alto presente no coração, cérebro, intestinos, fígado, nervos, músculos e pele, afinal, quem possui altas quantidades na corrente sanguínea pode sentir mais dores e cansaço por conta do entupimento das veias. Para ter certeza de que está tudo bem é preciso fazer um exame de sangue, no qual a substância LDL (Low Density Lipoproteins) deve estar abaixo de 100 Mg/Dl.

Ao consumir quantidade excessiva de alimentos gordurosos, o fígado produz Colesterol de maneira exacerbada. Essa grande produção, propicia que a gordura saía de um nível equilibrado para um alto e danoso. De acordo com o Ministério da saúde, 30% dos brasileiros têm níveis de Colesterol alto.

O Colesterol é um componente estrutural das membranas celulares de nosso corpo. De extrema importância, é produtor de vitamina D, Testosterona, Cortisol e ácidos que ajudam na digestão do alimento. O grande problema está ligado diretamente a dieta do indivíduo.

colesterol alto

Níveis de Colesterol

Tanto o Colesterol alto como o baixo, dependendo do caso, são motivos de preocupação e estrago a saúde. Se informar, tomar medidas protetivas e ter a percepção dos sintomas é um enorme passo para não fazer parte da estatística. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), são ao todo 320 mil mortes por problemas cardiovasculares por ano no Brasil. Venha se antecipar a esse malefício e equilibre o nível de Colesterol em seu corpo com nossas informações e dicas de saúde.

De forma explicativa, comparar um ralo com sujeira acumulada e a dificuldade da água escorrer é exata. O que ocorre com o colesterol alto é o acúmulo de gordura nas veias e artérias, dificultando o percurso do sangue. Existem alguns níveis e grupos de Colesterol. É o que elucidamos nesta tabela abaixo:

Tipo de ColesterolNíveis desejados
Alta densidade de Lipoproteína (HDL)tipo bom, reduz o colesterol ruim. ideal: > 60 Mg/Dl
Baixa densidade de Lipoproteína (LDL)tipo ruim, entopem as artérias. ideal: <100 Mg/Dl
Muito baixa intensidade de Lipoproteína (VLDL)Muito ruim, excesso de Triglicerídeos.ideal: 2-30Mg/Dl
TriglicerídeosTipo ruim de Colesterol, ideal: < 150 Mg/Dl
Colesterol TotalNível total de Colesterol, ideal: 200 Mg/Dl

Sintomas de Colesterol alto

A grande proposta, assim como com outras doenças, é buscar ações preventivas para não necessitar de métodos curativos. O problema de colesterol alto na maioria dos casos se esconde e invisibiliza. Colesterol quando não controlado, só pode ser confirmado após exame de sangue. Alguns dos sinais que podem ser sintomas são:

  • xantelasma, excesso de gordura em forma circular;
  • inchaço do abdômen;
  • sensibilidade na região da barriga;
  • náuseas.

Xantelasma são bolinhas de gordura localizada. Caroços pequenos que aparecem em grupo, em regiões como nas mãos, antebraço e circulando os olhos. O inchaço e sensibilidade, são causados pelo crescimento do baço e fígado, geralmente quando existe concentração alta de triglicerídeos. Dificuldades com colesterol pode levar a problemas cardíacos como infarto e aterosclerose.

Como abaixar

Mesmo sendo um processo difícil, acreditamos que se você estiver empenhado, sentirá resultados expressivos. Se antecipar ao sinistro é importante. Fazer exercícios físicos é imprescindível. Com a prática de exercícios, ajudará a manter peso e diminuir as tensões. Evite estresse, isso também implica na piora ou desequilíbrio do colesterol.

Fumar aliado a problemas de colesterol multiplica as hipóteses de doenças coronárias, fiquem atentos. 30% de produção de colesterol vem da sua dieta. Faça dieta com índice baixo de gordura e colesterol. Dê preferência a alimentação de origem vegetal,grãos ou peixes. Manter a disciplina é fundamental. Faça exames de sangue e pressão arterial regularmente. Procure um médico, ele saberá caso seja necessário usar remédios como Reducofen ou Sinvastatina.

Faça exames periódicos e em caso de dúvidas, procure um médico. Por fim, unam boas práticas de equilíbrio mental ao seu dia a dia.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply