Cirurgia plástica reparadora no SUS – Hospitais Universitários, Como Solicitar

A cirurgia plástica reparadora é um procedimento que possui preço elevado. Justamente por isso, pessoas de baixa renda raramente conseguem realizá-la. Mas, saiba que o SUS (Sistema Único de Saúde) e alguns hospitais universitários oferecem esse tipo de cirurgia de forma gratuita.

E, afinal, como conseguir realizar esse procedimento totalmente de graça? Confiracomo isso é possível, saiba se seu perfil se encaixa nos pré-requisitos para conseguir o benefício.

O que é cirurgia plástica reparadora

Antes de iniciar o processo para solicitar o procedimento gratuitamente, é importante saber exatamente o que é uma cirurgia plástica reparadora. Na prática, trata-se de um procedimento cirúrgico que não possui finalidade estética.

Portanto, se sua intenção for fazer uma cirurgia plástica para levantar os seios ou se livrar da gordura localizada, não há como realizar tais procedimentos gratuitamente pelo SUS, porque eles são meramente estéticos.

A cirurgia plástica reparadora é voltada para correção de problemas gerados por doenças. Ótimos exemplos são a reconstrução de mamas, eliminação de tecido flácido pós-cirurgia bariátrica ou correção de desvios nasais.

Nestes casos, o procedimento visa garantir o bem-estar do indivíduo, contribuindo não somente para sua saúde, mas também para a autoestima e qualidade de vida, evitando problemas psicológicos, como a depressão.

Principais cirurgias cobertas pelo SUS

Na dúvida se o procedimento que deseja realizar é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde? Sem problemas, listamos os principais (mais realizados atualmente):

  • Reconstrução de mamas (feita principalmente quando há a remoção por conta do tratamento de câncer);
  • Abdominoplastia (remoção de pele pós-cirurgia bariátrica);
  • Correção de lábio leporino (especialmente em crianças);
  • Ginecomastia (redução de mamas de homens);
  • Correção de deformações provocadas por queimaduras;
  • Reparação de deformidades inerentes à face.

Pré-requisitos para conseguir cirurgia plástica gratuita

  • Se enquadrar, necessariamente, em caso de cirurgia plástica reparadora, isto é, sem fins estéticos;
  • Ter baixa renda, o que deve ser comprovado durante o processo de solicitação do benefício;
  • Possuir laudos e encaminhamento de médicos do SUS apontando que a cirurgia plástica é realmente necessária.

Como solicitar a cirurgia plástica de graça

Como o procedimento gratuito é oferecido pelo SUS, todo o processo deve ser iniciado diretamente na rede de saúde pública. Primeiro, o interessado deve procurar um posto de saúde, se consultar com o médico e verificar se existe a possibilidade de realizar a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde.

É possível que o profissional adote uma das duas medidas: indique um tratamento tradicional (para verificar se o problema de saúde é curado sem realizar a cirurgia) ou inicie a solicitação da cirurgia imediatamente.

Se for a segunda medida, a partir de então o paciente passa por um período de avaliação e emissão de laudos, que devem ser encaminhados à Secretaria de Saúde. É possível que uma assistente social visite o paciente, para verificar se ele realmente não tem condições de pagar o procedimento cirúrgico reparador.

Também há uma etapa de avaliação psicológica que é realizada pelo SUS. Neste caso, um especialista faz uma análise da situação emocional do paciente, para verificar se ele tem condições psicológicas de lidar com situações que podem acontecer durante e após a cirurgia.

Passadas essas fases e se o paciente for aprovado, ele entra em uma fila de espera, que costuma ser longa, afinal, são várias as pessoas que solicitam esse tipo de benefício. Em alguns casos, a cirurgia é realizada depois de meses ou anos.

Resumidamente, todo processo de solicitação da cirurgia plástica gratuita é iniciado em um posto de saúde ou junto a um médico de hospital público que já venha atendendo seu caso. Converse com o profissional e tenha uma orientação personalizada.

Cirurgia plástica por hospitais universitários

Além da possibilidade de realizar a cirurgia pelo SUS, o interessado também pode verificar a oportunidade de fazer o procedimento em hospitais universitários. De modo geral, eles recebem pacientes do SUS e da comunidade local.

Mesmo assim, quem tem interesse nesse serviço passa por procedimentos semelhantes aos do SUS, com avaliações e análises para verificar se o paciente cumpre pré-requisitos para ter acesso ao benefício. Ademais, também há uma longa fila de espera.

Se tiver vontade de tentar outra opção de conseguir a cirurgia plástica de maneira gratuita, verifique com hospitais universitários da sua cidade como ter esse benefício, pois cada um costuma ter uma política diferente.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply