Como tirar manchas do rosto? Tratamentos e receitas para melasmas e espinhas

Manchas no rosto incomodam — e muito! — a autoestima de qualquer pessoa.Elas podem ter várias origens, desde cicatrizes de espinhas cravos ou alergias ou as famosas manchas de sol, também conhecida como melasmas.  ou problemas de pele. Para cada caso é recomendado um procedimento dermatológico diferente. O segredo é tomar muito cuidado nas dicas que recebe, afinal, alguns métodos caseiros podem ser perigosos e até piorar o problema – principalmente no caso de manchas escuras.

Aqui você confere as dicas oficiais dos dermatologistas do que é possível fazer para eliminar manchas de pele. O primeiro passo, é saber identificar de onde vem as manchas no rosto.

como tirar manchas do rosto

De onde vem as manchas no rosto?

Saber a origem das suas manchas é importante para fazer o tratamento adequado. Pois em alguns casos pode indicar problemas mais sérios que necessitam da avaliação de um dermatologista. No geral, as manchas do rosto podem ser causadas por uma série de fatores, como:

  • Gravidez;
  • Espinhas e cravos;
  • Melasmas;
  • Causadas pelo sol.

O tratamento das manchas pode variar também de acordo com a idade da mancha. As mais recentes saem com mais facilidade. Já as antigas podem precisar de mais insistência, pois já se adequaram a locais mais profundos da derme. Em alguns casos, os cremes especializados e bons hábitos não serão o suficiente.

Como tirar as manchas recentes do rosto

Se você tem alguma mancha nova causada por acne, queimada ou pelo sol como sardas, pode usar qualquer produto com função clareadora. São consideradas manchas novas todas aquelas que possuem idade inferior a um ano. Geralmente, estas são mais escuras e pequenas. Dois produtos com função clareadora podem ser encontradas em farmácias convencionais: o leite de rosas e leite de colônia.

O leite de rosas tem função de hidratar e limpar a pele. Enquanto que as loções clareadoras são mais indicadas para as manchas que são mais escuras e não saem tão facilmente como as causadas por manchas de sol ou cicatrizes de varicela ou catapora.

Como tirar manchas antigas do rosto

Se você tem manchas que são mais antigas,ou seja, tem mais de um ano, recomenda-se consultar um dermatologista para analisar o casa e recomendar o melhor tratamento. Geralmente, os tratamentos mais recomendados para estes casos são:

  • Ácido retinóico ou ácido kójico;
  • Hidropeek;
  • Hidroquinona;
  • Hormosking;
  • Klassis;
  • Vitanol-A.

Mas atenção! Não use nenhum desses medicamentos sem o auxilio de um dermatologista. Eles devem ser indicados por um médico, pois se usado incorretamente poderá agravar ainda mais o problema.

Recomenda-se também realizar os cuidados diários, como usar sabonete atisséptico, leite de limpeza, tônico fácil e gel hidratante com protetor solar.

De acordo com o dermatologista Dr. Everton Rezeck, os melasmas podem ser tratados com laser frios – considerado o tratamento mais inovador da atualidade pois não há efeito rebote e pouquíssimos efeitos colaterais. Manchas de acne ou situações mais profundas são tratamentos com ácidos, os quais precisam ser aplicados somente em laboratório ou via recomendação médica. No vídeo abaixo ele comenta sobre os atuais tratamento para manchas no rosto existentes no mercado:

No entanto, ele enfatiza que a melhor forma de tirar as manchas é  evitar que elas reapareçam. Para isso, não é preciso muito esforço. O segredo está em apostar em bons filtros solares com filtro superior a 30 e manter a pele sempre bem hidratada – o que pode ser feito com cremes especializados ou, conforme indica a dermatologista Eveline Bartels, com foco numa alimentação saudável e hábitos cotidianos de cuidado.

Receitas caseiras para tirar manchas do rosto

Além dos medicamentos e cremes listados acima, há alternativas mais baratas e caseiras. No geral, usam alguns alimentos que possuem efeitos benéficos para a pele. Isso faz com que elas auxiliam a retirada das manchas de forma eficaz, no entanto, precisam o dobro de cuidado. Nada de se expor ao sol sem ter limpado previamente a pele ou de misturar cremes após aplicação de máscaras naturais!

As máscaras caseiras mais usadas e com bons resultados nas manchas são a de pepino, tomate e clara de ovo. Para fazer é muito simples, basta escolher o item preferido e aplicá-lo na mancha. Deixe agir por em média 15 minutos e depois lavar com água abundante e sabão apropriado para a pele do rosto.

Máscara de pepino

Para fazer a máscara de pepino para clarear as manchas do rosto basta bater um pepino sem a casca e sem semente no liquidificador. Em seguida, aplique a máscara em cima das manchas e deixe agir, depois é só lavar como de costume. O efeito clareador costuma ser útil para o tratamento de manchas escuras causadas por cicatrizes ou as olheiras ao redor dos olhos.

receita caseira para mancha no rosto

Máscara de clara de ovo

Essa máscara é bem simples e eficiente. Basta misturar uma colher de sopa de leite de magnésia com a clara de um ovo. Antes de aplicar a máscara na mancha, lave o rosto com um sabonete neutro. Com a ajuda de um algodão, coloque a máscara nas manchas e deixe agir por uns 20 minutos. Em seguida lave com água fria.

Tratamentos para evitar

Na palavra do Dr. Lucas Fustinoni (CRM: 30155))algumas técnicas populares e caseiras para tirar manchas de pele podem até ser verdadeiras, como o uso do bicarbonato de sódio. No entanto, elas não são seguras, pois tanto como podem resolver problemas, podem apresentar novos. No caso do próprio sais de cozinha, pode ser útil no clareamento de cicatrizes e áreas escuras da pele, no entanto, por ser uma substância cáustica pode queimar a pele.

Por isso, deve-se evitar receitas caseiras para tirar manchas que usem os seguintes técnicas:

  • Bicarbonato de sódio (pode causar lesões)
  • Maisena (pode causar secura da pele e irritação)
  • Fermento biológico e químicos (podem salientar as manchas)

Apesar das máscaras e dos cremes de tratamento ser eficientes e conter comprovação científica, não elimina a necessidade de procurar um dermatologista. O diagnóstico só pode ser feito por um médico, já que há especificidades no tipo de cada mancha que revelam suas causas. Dependendo do caso, os tratamentos dermatológicos podem ser mais eficientes do que qualquer receita caseira.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply