Detox – Quais são os principais alimentos?

Absorvemos com frequência constante grandes quantidades de toxinas e substâncias desnecessárias e maléficas a nossa saúde pela ingestão de medicamentos, pelo consumo de corantes e conservantes contidos em alimentos industrializados, adoçantes artificiais, gorduras trans, por agrotóxicos agregados a alimentos não orgânicos e pela poluição.

O excesso dessas toxinas e substâncias desequilibra nosso metabolismo corporal, o qual é responsável pela produção de energia corporal pelo processamento dos alimentos e da utilização e armazenamento dessa energia corporal nos músculos, fígado e células de gordura.

Detox

Daí, ser tão importante e imprescindível auxiliarmos o processo químico de limpeza metabólica de nosso organismo, incrementando nosso cardápio com alimentos desintoxicantes, conhecidos por detox.

Dentre os muitos benefícios gerados pela limpeza metabólica realizada pela ingestão de alimentos detox podemos citar a perda de peso, a melhora do sono, da concentração, da memória e o ganho energético que nos deixa mais dispostos para encararmos o agito do dia a dia.

Por outro lado, o excesso de toxinas que se acumulam com o tempo quando não são eliminadas nos deixam cansados e com frequentes dores de cabeça. Sintomas que sinalizam a necessidade de incluir alimentos detox em sua alimentação com urgência.

Porque o processo de desintoxicação só funciona perfeitamente quando atendemos as necessidades diárias de vitaminas, minerais e fibras alimentares que são vitais para a eliminação de compostos tóxicos e para o processo de metabolização do açúcar, extremamente necessário para interromper o processo engordativo e suas consequências maléficas ao bom funcionamento do organismo.

Cuidado! A não eliminação de substâncias tóxicas do pâncreas, fígado, rins, intestino, pele e do sistema linfático com o passar dos anos poderá desenvolver  desordens metabólicas graves como: Diabetes, depressão, obesidade mórbida e muitas outras doenças.

Entretanto, o regime alimentar detox não é recomendado a mulheres grávidas, lactantes, pessoas com problemas gastrointestinais, úlceras gástricas e pacientes submetidos à quimioterapia, radioterapia e terapias imunossupressoras ou uso de imunoglobulinas.

Inclua alimentos detox em seus pratos principais, saladas, sobremesas, sucos e café da manhã para que seu regime alimentar seja equilibrado, saudável e lhe proporcione bem-estar físico e mental. Além, de aumentar sua autoestima por ficar com um corpo enxuto.

Alho

O alho que dá um sabor especial aos pratos e pode ser consumido sem nenhuma restrição quanto à quantidade tem ação anti-inflamatória, melhora o funcionamento das enzimas do fígado que auxiliam o processo de limpeza e aumenta a imunidade do organismo.

Verduras cruas

Verduras crucíferas como aspargos e brócolis que devem ser ingeridas cruas para não perderem as propriedades nutricionais, também ativam as enzimas responsáveis por eliminar toxinas.

A couve é um alimento com uma grande gama de vitaminas, minerais e nutrientes com propriedades antioxidadantes e anti-inflamatórias, que age na limpeza dos rins.

Couve detox

O repolho limpa o fígado e o auxilia a produzir o colesterol bom e melhora a função intestinal de expelir toxinas.

Limão e gengibre

O limão é rico em terpeno substância que ajuda o fígado no processo de limpeza de impurezas e tem ação alcalinizante e a maçã atua na liberação da bílis, elimina toxinas e é um potente adstringente.

O gengibre é uma raiz com propriedades adstringentes que promove a melhora da função do fígado, principalmente para as pessoas que sofrem com excesso de gordura no órgão causada pelo consumo abusivo de álcool.

O chá verde é um alimento antioxidante fundamental na metabolização das toxinas. Seu maior benefício ao corpo humano é encontrar e eliminar os radicais livres antes que eles causem danos à saúde.

Potencialize a ação detox consumindo no mínimo 2 litros de água mineral por dia e exclua do seu cardápio todos os tipos de carne, leite, ovos, farinha de trigo, aveia, açucares, bebidas alcoólicas, café e produtos que contenham cafeína.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply