Ecocardiografia – O que é? Tipos, Como é feito, Preço médio

Sem a ecocardiografia problemas na estrutura do coração não poderiam ser observadas, e diagnosticadas. O exame não oferece nenhum tipo de dor ao paciente, e é rapidamente realizado.

As doenças cardíacas são geralmente silenciosas, mas fatais. Poucas são aquelas que apresentam sintomas latentes, e que os acometidos podem procurar logo uma cura.

Quando não é assim, precisamos nos prevenir, e realizando consultas preventivas ao cardiologista. E um dos meios que esse especialista tem de detectar doenças do coração é a ecocardiografia.

Aqui vamos conhecer os tipos desse exame, como ele funciona e o valor médio cobrado no país.

Os tipos de ecocardiografia

Ecocerdiografia

Certamente a primeira dúvida que surge ao saber que precisa desse tipo de exame, é a semelhança do nome com eletrocardiograma.

O eletrocardiograma é faz um registro do funcionamento do coração, usando como referência os pulsos elétricos emitidos por este órgão. É criado um gráfico, que a partir da avaliação do médico, verá se existe alguma disfunção.

Já a ecocardiografia (ou ecocardiograma) por meio de ondas sonoras, cria uma mensagem que mostrará os músculos e válvulas que compõem o coração. Ao sinal de qualquer alteração, se inicia o tratamento para corrigir.

Esse exame é realizado de diferentes formas, e que são assim conhecidas:

  • Ecocardiograma unidimensional – avalia o diâmetro da câmara cardíaca e o tamanho do miocárdio.
  • Ecocardiograma bidimensional – observa as mesmas partes do exame anterior, porém, oferece detalhes mais precisos.
  • Ecocardiograma tridimensional – usada em pacientes que provavelmente estão com a válvula cardíaca afetada. Esse exame é apresentado em 3D, o que dá a precisão adequada.
  • Ecocardiograma transtóracico – opção para verificar as regiões cardíacas, que ficam encobertar por costelas e/ou pulmão.
  • Ecocardiograma fetal – modalidade que analisa o coração de bebes em gestação.
  • Ecocardiograma transesofágico –serve para captar imagens mais precisas do coração. É usada uma sonda, que desce pelo esôfago; usada em casos que exigem mais apuro na análise.
  • Ecocardiograma com doppler – verifica a circulação do sangue que percorre o coração. É comum ser utilizada em pacientes diagnosticados com problemas na pressão arterial.
  • Ecocardiograma sob estresse – se estimula no paciente um estado de estresse, para observar como reage o coração nesta situação. É realizado por esforço físico, ou ministrando drogas que estimulam o quadro.

Como funciona uma ecocardiografia?

Evidente que esse tipo de exame só é solicitado pelo cardiologista, quando o exame clínico for suficiente para avaliar o grau do problema.De forma geral, quando o especialista precisar de mais detalhes sobre:

  • A anatomia do coração
  • Observar o fluxo sanguíneo
  • Possível problema de sopro
  • Suspeita de deformações genéticas
  • Doença no músculo cardíaco

O ecocardiograma pode ser realizado no próprio consultório do médico, ou numa outra sala que contenha todos os equipamentos necessários.

Normalmente os procedimentos não ultrapassam de 60 minutos, nos quais o paciente ficará deitado, e seguirá as diferentes instruções do médico (aumentar a respiração, mudar de posição).

O procedimento é bem parecido com a ultrassom; será passado um gel no peito, e com ajuda de um transdutor o médico fará a captação das ondas se projetarão num monitor

Apenas o ecocardiograma transesofágico exige prepara especial: não ter comido nas últimas 3 horas antes do exame, e após o procedimento, não ingerir álcool por pelo menos 24 horas.

Já nos casos do exame sob estresse, o paciente no pós-exame pode sentir tonturas e enjoos. Então, é importante que não saiam para dirigir, ou algo do tipo. Os demais tipos de ecocardiografia não é preciso nenhum preparo especial.

Ecocerdiografia2

Quanto custa uma ecocardiografia?

Esses exames cardiológicos têm fatores que condicionam seus preços: experiência do médico, estrutura da clínica, nível de equipamento usados e o tipo de ecocardiograma.

Claro que não podemos que esquecer que as diferentes regiões do país, que oscilações no custo da qualidade de vida, o que incidem diretamente nos valores desses serviços.

Mas, fazendo uma avaliação geral do que é cobrado, os valores de uma ecocardiografia giram em torno de R$ 200,00 a R$ 500,00.

É importante mencionar que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza esse tipo de serviço para pessoas mais carentes. É certo que o tempo de espera é bem maior, e nem todos gozam de boa saúde para aguardar.

Boa parte das cidades brasileiras contam com clínicas e consultórios médicos que ofertam a ecocardiografia, é só fazer uma boa pesquisa e facilmente encontrará perto de seu endereço.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply