Ecografia – Para que serve, Tipos e Como Funciona?

A ecografia é uma exame também conhecido como ” ultrassonografia”, pois utiliza equipamentos de ultrassom para analisar as estruturas anatômicas do organismo.

A indicação desse exame, ajuda os profissionais médicos no diagnóstico mais preciso e também no acompanhamento do tratamento. Ele permite perceber se os órgãos possuem lesões focais ou difusas e até mesmo estruturas parenquimosas como no pâncreas, fígado, rins, mama, próstata, tireóide e outros.

Além disso, todas as questões de saúde da mulher são avaliadas através desse aparelho, especialmente no acompanhamento da gravidez.

O ecógrafo é o nome do aparelho utilizado para realizar a ecografia, como podem ser avaliadas diferentes partes do corpo através dele, é necessário a utilização de diferentes sondas para emitir os ultrassons de frequências distintas.

Quais os tipos de ecografia?

O exame é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais utilizados no campo médico, por isso, são realizados centenas de ultrassonografias diariamente em laboratórios e hospitais.

Entre os principais tipos de ecografia existentes estão:

  • Ecografia do abdômen –  Utilizado para avaliar órgãos como a vesícula, fígado, pâncreas, baço e se existe algum líquido dentro da região abdominal. Geralmente, ele é feito como forma preventiva ou mediante queixa de dores do paciente.
  • Ecografia renal – Indicada para avaliar se existem pedras  ou outras patologias nos rins. O exame é solicitado quando o paciente apresenta dores na região, presença de sangue na urina, dificuldades para urinar, dor pélvica.
  • Ecografia reno – vesical -Quando a solicitação abrange um exame de rins e bexiga ao mesmo tempo. Reno ( rins) e vesical ( Bexiga), ou seja, são exames distintos para cada órgão.
  • Ecografia da tireóide – Analisa a glândula tireoidiana que fica localizada no pescoço, especialmente para pesquisar alterações hormonais e nódulos.
  • Ecografia torácica – Auxilia no diagnóstico de líquidos dos pulmões ( derrame pleural).
  • Ecografia pélvica – Realizada em mulheres, para avaliar o útero e os ovários, enquanto que nos homens, a próstata.
  • Ecografia das mamas – Pesquisa anomalias mamárias, exame muito utilizado para prevenção de câncer de mama.
  • Ecografia Obstetrícia – Também conhecida como a ” transvaginal”, proporciona uma visão bastante ampla do útero e dos ovários, e na gravidez, é utilizado na fase inicial para acompanhar o desenvolvimento do feto.
  • Ecografia do coração – Ajuda na análise do órgão e seus vasos.

Outros exames de ultrassonografia menos comuns podem ser solicitados como: Tecidos moles, glândulas salivares, cervical, escrotal, entre outros.

O ecógrafo também  pode ser utilizado para guiar procedimentos de punções e biópsias, em casos específicos, a administração de remédios via muscular ou articular.

Em hospitais, clínicas e laboratórios também é possível realizar ultrassom com contraste ( para melhor visualização de nódulos). Além da técnica Eco- Doppler que auxilia na análise profunda das veias e artérias.

Como funciona a ecografia?

Uma das grandes vantagens do exame de ultrassonografia é a simplicidade de realização. Necessita dos equipamentos certos e os profissionais habilitados para fazer e compreender as imagens, por isso, a ecografia deve ser realizada por médico radiologista ou ultrassonagrafista, para avaliações específicas do coração, um  cardiologista.

Em todas os laboratórios tem um ecógrafo, podem ser utilizados diferentes tipos de sondas, vai depender do órgão a ser avaliado. O importante, é que o exame não dói e não oferece nenhum risco ao paciente.

Para fazer o exame, o paciente deve se deitar em uma maca, onde o profissional vai espalhar um gel na região a ser avaliada, ele serve para facilitar a penetração das ondas sonoras e também para deslizar melhor o equipamento sobre a pele durante o procedimento.

Enquanto isso, as imagens dos órgãos são refletidas ao computador, onde o médico dá início a sua análise e emite o laudo juntamente com a impressão das imagens.

A ecografia não é contra indicada em nenhum tipo de situação, pois ela é rápida e não emite radiação, todavia, é 100% seguro, inclusive para crianças de qualquer idade.

No entanto, a ultrassonografia tem limites, ela não consegue avaliar ossos e órgãos com gás no seu interior, como é o caso do intestino e estomago. Portanto, para isso, é necessário realizar outros tipos de exames como: Ressonância magnética e tomografia.

O preço da ecografia pode variar de R$ 70,00 a R$ 500,00, vai depender do órgão a ser examinado.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply