Envelhecimento da pele – o que causa? principais cremes e prevenção

O envelhecimento da pele ocorre naturalmente ao longo do tempo e tem grande relação com nosso estilo de vida. Estima-se que apenas 20% do processo de envelhecimento tenha relação com fatores genéticos. Por isso, os cuidados com a pele devem começar o mais cedo possível para evitar ao máximo os sinais do envelhecimento.

O processo inicia com a diminuição da produção de colágeno, responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Assim surgem os primeiros sinais. Com o tempo, o tecido fibroso passa a se regenerar lenta e irregularmente, resultando no aprofundamento das rugas e aumento da flacidez. Em um último estágio, ocorre o afinamento e o ressecamento da pele. Ela perde densidade devido às alterações estruturais sofridas pela perda do colágeno e até o contorno do rosto é alterado pela flacidez extrema.

Envelhecimento da pele

Envelhecimento precoce da pele

Os primeiros sinais do envelhecimento surgem a partir dos 25 anos com o início da queda da produção de colágeno pelo organismo. Mas alguns hábitos aceleram esse processo e causam o envelhecimento precoce. São eles:

  • Exposição solar sem proteção: um dos principais fatores do envelhecimento e do câncer de pele. Os raios solares produzem radicais livre que atacam as células saudáveis e prejudicam a aparência da pele;
  • Falta de hidratação: a pele não possui vascularização própria e depende da umidade para receber os nutrientes necessários e se manter saudável;
  • Má alimentação: uma alimentação balanceada beneficia todo o organismo, inclusive a pele. Sem a ingestão suficiente de vitaminas, a saúde da pele é a primeira a ser prejudicada. O excesso de açúcar também provoca uma condição chamada de glicação. É o processo em que o açúcar se une às proteínas da pele e causam flacidez, perda de viço e elasticidade;
  • Tabagismo: esse hábito aumenta a circulação de radicais livres no organismo.  Além de prejudicar a oxigenação da pele, deixando-a sem viço e amarelada;
  • Alterações hormonais: as alterações hormonais provocadas pela menopausa podem causar modificações na estrutura da pele. A mulher deve ficar atenta a esses sinais, principalmente em caso de menopausa precoce.

Como tratar – Cremes para envelhecimento

Para tratar e prevenir o envelhecimento da pele é essencial ter hábitos de vida saudáveis. Uma alimentação balanceada e a ingestão de nutrientes é essencial para manter a pele saudável e viçosa. Evitar a ingestão de álcool e hábitos prejudicais como o tabagismo melhoram a aparência da pele e a saúde do organismo como um todo.

Além de manter hábitos saudáveis de vida, a utilização constante de protetores solares com o fator ideal para tonalidade de sua pele é indispensável. Tanto para deixar o aspecto da derme mais bonito quanto para prevenir o temível câncer de pele.

Os cremes anti-idade também são aliados importantes na prevenção e no tratamento dos sinais de envelhecimento da pele. Quanto antes iniciar a utilização dos cosméticos com essa finalidade, melhor será a resposta de sua pele. Além disso, melhores serão os resultados ao longo do tempo. Os cremes mais eficazes ao combate do envelhecimento possuem os seguintes princípios ativos em sua composição:

  • Ácido hialurônico preenchem imperfeições e contribui para a hidratação da pele;
  • Colágeno, Retinol (vitamina A) e vitamina C possuem capacidade de acelerar e melhorar a renovação celular, prevenindo e tratamento rugas, marcas de expressão, a flacidez e manchas;
  • Ação antioxidante, como os a base de vitamina E, têm a capacidade de combater os radicais livres e toxinas que causam o envelhecimento;
  • Ácido L-arcórbico (vitamina C) rejuvenescem as células e ajudam a proteger a pele da ação dos raios UVA e UVB.

Iniciar a prevenção do envelhecimento antes do surgimento ou agravamento das marcas é o melhor caminho. Sinais muito profundos se tornam difíceis de serem revertidos completamente apenas com o uso de cremes.

Maquiagem envelhece a pele?

A maquiagem em si não provoca o envelhecimento da pele. Porém, ela pode contribuir para o envelhecimento se não for removida corretamente. Por isso, é recomendado o uso de demaquilantes, principalmente antes de dormir.

envelhecimento

Os resíduos de maquiagem obstruem os poros e incentivam a produção de radicais livres, toxinas prejudiciais à pele. Além disso, eles impedem a absorção de nutrientes e a produção de hormônios, como a melatonina, que atingem o ápice da produção à noite e são responsáveis pela neutralização dos radicais livres e renovação celular. Por esse motivo é tão importante a remoção da maquiagem antes de dormir.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply