Exame de próstata – Como é feito? Quem deve fazer? Importância

O exame de próstata é um procedimento comum feito para avaliar a saúde masculina, o procedimento tem como principal objetivo a detecção de anomalias e é tido como uma das principais formas de prevenção ao câncer de próstata. Apesar da recomendação do Ministério da Saúde para que seja feito uma vez ao ano a partir dos 50 anos de idade, a realidade brasileira é muito diferente do esperado: uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostra que 44% dos brasileiros nunca consultaram um urologista.

Para incentivar a prevenção a este que é um dos principais tipos de câncer entre os homens, iniciou-se a campanha do Novembro Azul com objetivo de conscientizar sobre a importância do exame e das consultas preventivas, a qual inclui o exame de próstata.

exame da próstata

Como é feito o exame de próstata

O exame de próstata é físico, consiste na apalpação da glândula que fica localizada abaixo da bexiga, próximo do reto (no final do intestino).

O principal objetivo do procedimento é avaliar se não existe hiperplasia benigna ( aumento da próstata) ou até mesmo a presença de tumor maligno (câncer).

O toque retal funciona da seguinte maneira: o médico introduz o dedo indicador (sempre protegido com uma luva) no ânus do paciente, caso ele perceber aumento, nódulos, endurecimento é necessário proceder com outros exames. Além do toque retal, o médico pode solicitar um exame, chamado de PSA (exame de sangue) que detecta se há alguma inflamação ou câncer na próstata.

Percebendo algum tipo de alteração, o especialista vai avaliar outras possibilidades de exames como a ultrassonografia ou até mesmo uma biópsia.

Para maiores esclarecimentos confira a explicação do médico urologista Marcelo Thiel sobre como é feito o procedimento por meio do vídeo abaixo:

Tem como fazer exame de próstata sem toque retal?

Os médicos também podem realizar o exame de próstata sem toque retal. Isso é feito por meio do exame de sangue PSA e também da ultrassom. O objetivo é oferecer um atendimento para todos os homens, pois os riscos de não realizar o exame são muito grandes.No entanto, no Sistema Único de Saúde ainda não é incluída esta possibilidade.

Quem deve fazer o exame de próstata?

O exame de próstata é indicado para todos os homens acima de 50 anos, entretanto, quando existe histórico de câncer de próstata na família, é necessário que a ação preventiva comece a ser feito após os 45 anos.

Homens que já tiveram problemas de hiperplasia benigna ou câncer de próstata antes, devem fazer o exame anualmente, independente da idade.

Qual é a especialidade médica que deve ser consultada?

A especialidade médica que realiza o exame de próstata é o Urologista ou o Proctologista.Muitos homens não realizam o exame com toque retal, uma situação de constrangimento que é salientada por tabus e estigmas sociais.

Por que o exame de próstata é importante?

Homens à partir da idade indicada devem fazer esse acompanhamento da saúde, pois o câncer de próstata é o segundo mais comum entre a classe masculina, conforme indica dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva. 

De acordo com a SBD, 1 em cada 7 homens são atingidos pelo câncer de próstata. A grande maioria dos tumores de próstata cresce de forma lenta, pode levar 15 anos para atingir 1 cm, por isso que os exames de prevenção são importantes, para remover o tumor e devolver a qualidade de vida ao homem.

É importante salientar que o crescimento do tumor na maioria das vezes não dá sinais, fazendo com que o homem pense que sua saúde está boa. Por outro lado, alguns tipos de tumores de próstata podem crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos não havendo chances de cura.

A estimativa dada pelo INCA é que em 2018 mais de 68 mil casos novos de câncer de próstata surgirão, portanto, o exame de próstata é o único que pode prevenir a doença e tratá-la em quanto há tempo.

próstata exame

Câncer de próstata

O câncer de próstata tem cura, e isso está relacionado diretamente ao estágio em que o tumor se encontra. Infelizmente se o câncer estiver em fase metástica ( se espalhando para outros órgãos), as chances são remotas.

De acordo com os cientistas, o cenário da cura do câncer de próstata é cada vez mais promissor, pois existem muitas pesquisas em andamento que trarão para as próximas décadas maiores chances de cura e detecção da doença.

Referências usadas neste conteúdo

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA. Próstata. Disponível em <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata>

EBC (2013) Pesquisa mostra que 44% dos homens nunca foram ao urologista. Disponível em <http://www.ebc.com.br/noticias/saude/2013/07/pesquisa-mostra-que-44-dos-homens-nunca-foram-ao-urologista>

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata. Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2535-novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata>

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA FIOCRUZ. Conhecimento, atitudes e práticas acerca da detecção do câncer de próstata. Disponível em <https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/22720>


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply