Exame de Urina – Tipo 1, 24 horas e urocultura: Valores de referência

O exame de urina é um dos mais solicitados pelos médicos, ele faz parte da lista de rotina para pacientes de todas as idades. Esse método de diagnóstico é antigo, pois é usado desde o século II para fornecer pistas de algumas doenças que ainda não apresentam sinais. Existem 3 tipos de exame de urina: Urina tipo 1 (mais comum), exame de urina 24 horas e o urocultura. Em todos eles, o procedimento de coleta é simples, rápido e indolor.

Engana-se quem pensa que uma urina clara e aparentemente normal não possa conter alterações, na maioria dos casos, a presença de anomalias é microscópica, sendo fundamental a avaliação laboratorial para detectar algo como infecções, células epiteliais intrusas e até a gravidez.

exame de urina

Tipos de exame de urina e o que detectam

O avaliação de urina é muito usada para detectar a presença de algumas condições de saúde. Cada tipo de exame confere informações importantes:

  • exame de urina tiposExame de urina Tipo 1 – Avalia a presença de fungos, bactérias e cristais que podem indicar infecções urinárias, cálculos nos rins, insuficiência renal, entre outros. Entretanto, exercícios físicos antes da coleta, desidratação, estresse emocional e febre podem alterar o exame de urina, especialmente, as quantidades de proteínas;
  • Exame de urina 24 horas – Essa avaliação é solicitada quando é necessário verificar alterações na urina durante o período de 24 horas. Isso significa que o paciente deve armazenar em um recipiente toda a urina desse período, depois disso, é necessário levá-la ao laboratório para análise.Esse exame ajuda a detectar problemas de filtração dos rins, pré-eclâmpsia em mulheres grávidas e a perda de proteínas;
  • Urocultura – É usado para diagnóstico de cistite ou pielonefrite, ambas são infecções urinárias. Na realidade, essa avaliação identifica a presença de bactérias que por sua vez, podem indicar uma infecção ativa.

Pessoas que possuem infecções urinárias por repetição, febre sem causa aparente, mulheres grávidas e pacientes , cujo o tratamento com antibióticos não resultou na cura, devem fazer o exame de urocultura por indicação médica.

Como coletar urina para exame

Apesar de ser um procedimento muito simples, a hora da coleta da urina é fundamental para não contaminar o material e promover alterações nos resultados.

Antigamente, era necessário coletar a primeira urina da manhã para o exame, por isso, as pessoas faziam isso à partir de casa seguindo as instruções do laboratório. Nos tempos atuais, a maioria dos laboratórios mudou essa conduta, sendo a coleta feita no próprio local com as instruções das atendentes que geralmente são:

  • Usar o kit fornecido pelo próprio laboratório (copo, lenço umedecido e tubo);
  • Coletar a primeira urina da manhã ou a de 2 horas após a última micção;
  • Limpar a região íntima com um lenço umedecido;
  • Desprezar o primeiro jato de urina no vaso sanitário, coletar o jato do meio;
  • Passar a urina coletada para o tubo imediatamente e tampar para entregar no laboratório;

exame de urina preparo

Preparo para o exame de urina:

Habitualmente, não são necessários nenhum tipo preparo para realizar o procedimento. No entanto, alguns especialistas pedem para evitar alguns dias antes, se possível:

  • Uso de vitamina C;
  • Antibióticos;
  • Laxantes;

Algumas situações emocionais como o estresse podem causar alterações no exame de urina, embora isso seja um pouco raro.

É importante ressaltar que a coleta do material deve ser feita de maneira adequada  para evitar resultados imprecisos. Devido a isso, muitas vezes os exames precisam ser repetidos para que não haja falhas no diagnóstico.

Pode fazer o exame de urina menstruada?

Não é indicado que mulheres no período menstrual realizem o exame de urina, pois dificultará o bom entendimento dos valores de referência, especialmente se for do tipo urocultura. Neste caso, é preciso esperar o período menstrual passar. Se a indicação do exame for para detecção de gravidez e a mulher está sangrando, pode ser feito normalmente que não vai interferir no resultado.

Quanto tempo a urina pode ficar na geladeira para exame?

Pessoas que desejam fazer a coleta da urina em sua residência, devem encaminhar o material para análise em laboratório no prazo máximo de 2 horas após ao procedimento. Quem coletar e deixar na geladeira o tempo não pode ultrapassar os 30 minutos de espera para ser levado até o laboratório, caso contrário, poderá resultar em alterações que interferirão na análise adequada da amostra urinária.

Exame de urina para gravidez

Com relação ao exame de urina para detectar gravidez, é fundamental enfatizar que nenhum desses citados aqui são capazes de fazer isso. No entanto, existe uma classe de exame de urina dedicada a avaliar a quantidade do hormônio HCG que detecta a gravidez.

Entretanto, ele precisa ser feito no tempo certo, geralmente é após 1 semana em que a menstruação deveria ter vindo. Caso necessário, esse exame poderá ser repetido depois de 1 semana para confirmação. Este não é o único método de detecção da gravidez, confira outras práticas no conteúdo sobre exame caseiro de gravidez ou em como saber se estou grávida. 

Referências usadas neste conteúdo

UNIMED. Orientações para coleta de Urina. Disponível em <https://www.unimed.coop.br/web/regionalsulgoias/servicos/laboratorio-unimed/orientacoes-para-coleta/orientacoes-para-coleta-de-urina> acessado em agosto de 2018.

LABORATÓRIO OSWALDO CRUZ. Exame de urina. Disponível em <http://www.labocruz.com.br/inicio/exame/exame-de-urina> acessado em agosto de 2018.

ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE. Exame de urina tipo I: frequência percentual de amostras que surgem infecção urinária. Disponível em <http://repositorio.pgsskroton.com.br/bitstream/123456789/1012/1/artigo%203.pdf> acessado em agosto de 2018.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply