Exames laboratoriais por imagem – O que são? Tipos e Solicitação

Usar exames laboratoriais por imagem é uma das maneiras mais eficazes de identificar e tratar doenças. Conheça mais sobre eles.

Toda vez que o nosso corpo dá sinais de que está necessitando de cuidados, é fundamental procurar a ajuda de um profissional da saúde. No entanto, nem sempre é possível traçar um diagnóstico preciso sobre uma possível doença, sem que seja feita uma análise minuciosa sobre o caso em questão. Nesse momento, é importante que seja solicitado um exame laboratorial por imagem.

Os exames por imagem servem, para explicar de um modo muito simples, para que o médico consiga saber como está o corpo do paciente por dentro. Esses exames se utilizam de uma infinidade de técnicas, que vão desde o uso de raios-X, até a utilização de campos magnéticos.

Os exames laboratoriais por imagens mais comuns são:

  • Raio-X;
  • Ultrassonografia;
  • Tomografia;
  • Ressonância magnética.

No entanto, há muitos outros exames laboratoriais por imagem. Afinal, eles são bastante comuns. Dessa forma, é possível identificar uma série de anormalidades que possam estar acontecendo dentro do corpo do paciente, mesmo que, por fora, tudo aparente estar dentro do esperado. Com o uso de exames, é possível constatar:

  • Avaliar o local que apresenta anormalidade;
  • Avaliar a extensão e o risco de determinadas doenças no organismo;
  • Identificar o melhor e mais adaptado tipo de tratamento, de acordo com a definição por imagem;
  • Avaliar a resposta do corpo sobre determinados tratamentos;
  • Mapeamento de substâncias do organismo.

Exames por imagem

Quem deve solicitar os exames laboratoriais por imagem?

Os exames laboratoriais por imagem são solicitados por profissionais especialistas. Sendo assim, quando o paciente procura por ajuda médica, é comum que o profissional peça a realização desse tipo de exame, bem como o de exames complementares e que auxiliarão na determinação de possíveis doenças e, consequentemente, da definição do melhor tratamento a ser seguido.

Espera-se que, com a realização dos exames laboratoriais por imagem, os profissionais consigam definir qual é o problema que vem acomentendo o seu paciente. Dessa forma, ele é capaz de criar um plano de ação. Normalmente, esses exames são feitos durante a aplicação do tratamento, de modo a acompanhar a resposta do organismo, diante da ação contra a doença.

Quais os tipos mais comuns?

Exames por imagem

Conforme dito, os tipos mais comuns de exames laboratoriais por imagem, são o Raio-X, Ultrassonografia, Tomografia e Ressonância Magnética. Entenda melhor como cada um deles funciona.

Raio-X

O exame de Raio-X pode ser solicitado, a fim de investigar possíveis fraturas de ossos no paciente. Além disso, ele também é capaz de definir infecções, seja nos próprios ossos ou em órgãos. Principalmente os que estão presentes no tórax.

Ultrassonografia

Os aparelhos de ultrassonografia são usados para obter imagens que compreendam o funcionamento de órgãos abdominais, além da verificação e identificação de outros problemas. Utiliza-se a ultrassonografia em casos de problemas musculares, vasculares, na tireóide, pedras nos rins e, em alguns casos, até para a definição de tamanho de tumores.

Tomografia

Podemos compreender que a tomografia atua da mesma forma que o Raio-X, porém com maior complexidade na análise da imagem. Elas são mais amplas e detalhadas, o que permite ao médico ter mais resolução na figura obtida pela máquina.

Ressonância Magnética

O aparelho de ressonância magnética é capaz de determinar, com clareza na imagem, problemas relativos à órgãos como coração, pulmão, ossos, tórax e, até mesmo, vasos sanguíneos. Com o seu uso, é possível identificar com maior exatidão possíveis dificuldades que o corpo esteja enfrentando.

Quais os principais laboratórios de exames por imagem?

Exames por imagem

É muito comum que os próprios planos de saúde disponibilizem o seu serviço de exames de imagem. No entanto, também pode haver parcerias entre os planos e laboratórios específicos, de modo que o serviço seja mais direcionado e com maior nível de precisão.

Sendo assim, caso o seu plano de saúde não disponibilize o serviço de exames laboratoriais por imagem, sempre peça uma lista de laboratórios parceiros. Eles poderão realizar os exames e, consequentemente, ajudar o médico na identificação de doenças. Além disso, também serão fundamentais na definição do melhor tratamento a ser seguido.

Veja uma lista com os laboratórios de imagem mais conceituados:

  • Richet Medicina e Diagnóstico;
  • Hospital Albert Einstein;
  • Dasa;
  • Laboratório Fleury;
  • Hospital das Clínicas;
  • Laboratórios Clínicos Associados (LCA).

Além destes, muitos outros laboratórios especializados no diagnóstico por imagem estão espalhados pelo Brasil. Procure conhecer o mais próximo de sua região e, em caso de necessidade, não deixe de procurar por ajuda. A melhor forma de se identificar uma doença precocemente, é fazendo exames específicos.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply