Hemácias na urina: exame, causas e cuidados.

Hemácia na urina, que também é conhecida como Hematúria, corresponde à presença de sangue nesse líquido excretado pelo corpo. Trata-se de um problema que costuma causar temor e preocupação, já que pode indicar a existência de doenças no organismo.

Mas, afinal, ter sangue na urina é algo grave? Na realidade, depende do caso do paciente. A identificação das hemácias pode indicar desde uma doença simples, como uma infecção no trato urinário, até algo mais sério, por exemplo distúrbios renais e câncer de bexiga.

Muitas vezes, a hemácia é visível a olho nu, uma vez que o paciente consegue identificar facilmente a mudança da tonalidade da urina. No entanto, há alguns casos em que a quantidade de hemácias no líquido é tão pequena que não chega a alterar sua cor.

Então, como identificar esse problema? Simples: por meio de um exame de análise específico. Saiba, a seguir, qual é esse teste, bem como demais informações relevantes sobre sangue na urina.

Exame para diagnóstico de hemácia na urina

Hemácias na urina: exame, causas e cuidados.

O teste mais realizado para diagnóstico da Hematúria é o EAS, que nada mais é que o exame de urina, porém no Tipo 1 ou 2. Neste caso, o líquido passa por uma análise microscópica, que ajudará a identificar a presença do sangue.

Para que seja comprovado o sangue na urina, é preciso que exista mais de 10 mil hemácias por mililitro do líquido, valor que é utilizado como referência em todas as análises.

Curiosamente, esse é um teste realizado de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Se optar por fazê-lo em uma rede particular de laboratórios, a boa notícia é que o exame geralmente tem preço acessível.

Trata-se de um teste simples de ser realizado, com coleta de material em recipiente próprio, para evitar a contaminação da amostra. O resultado costuma sair relativamente rápido, em poucos dias, se for realizado em laboratórios da rede particular/privada.

Principais causas de hemácia na urina

De modo geral, a presença de hemácias na urina é provocada por algum problema no trato urinário ou em órgãos específicos. Confira quais são as principais causas/problemas que podem gerar a Hematúria:

  1. Infecção urinária;
  2. Uretrite;
  3. Anticoagulação em excesso;
  4. Lúpus;
  5. Anemia falciforme;
  6. Endometriose;
  7. Hiperplasia benigna da próstata;
  8. Traumas provocados por cirurgias ou passagens de sondas;
  9. Cistite rádica, que é uma lesão na bexiga provocada pela radioterapia;
  10. Realização de biópsias, como a renal, na bexiga ou próstata;
  11. Traumas nos rins;
  12. Cálculo renal;
  13. Glomerulonefrite, que é uma inflamação nos rins, especificamente na área que filtra o sangue e produz urina;
  14. Realização de esforço físico, como exercícios e treinos de grande intensidade;
  15. Câncer renal, de bexiga ou próstata.

Um detalhe importante a ser ressaltado é que alguns alimentos (beterraba, por exemplo) e medicamentos (como nitrofurantoína, pyridium, fenitoína e rifampicina) podem conferir uma tonalidade avermelhada à urina, no entanto isso não significa que há sangue no líquido.

Especialidade que médica indica e avalia o exame

Hemácias na urina: exame, causas e cuidados.

São vários os profissionais que podem indicar a realização do exame de urina, para verificar se há sangue no líquido excretado, sendo que os principais são:

  1. Nefrologista: é especializado em distúrbios renais;
  2. Urologista: trata doenças associadas ao sistema urinário;
  3. Ginecologista: cuida de enfermidades do sistema reprodutivo da mulher;
  4. Pediatra: especialista na saúde de bebês, crianças e adolescentes;
  5. Clínico geral: médico que diagnostica, trata e previne enfermidades em geral.

Tratamento para hemácias na urina

Não existe um tratamento específico para acabar somente com a hemácia na urina, porque ela não é uma doença, mas sim um sintoma/indicativo que algo está errado.

Para eliminar de uma vez por todas a Hematúria, é preciso identificar a causa desse problema, se uma infecção ou outra doença mais grave, e tratá-la. Assim que essa enfermidade for eliminada, a urina deixará de apresentar sangue e terá tonalidade transparente ou amarelada.

Se fizer o teste e o resultado para Hematúria for positivo, converse com seu médico e liste todos os demais sintomas que sente, o que ajudará a identificar com maior precisão a causa da hemácia na urina e receber a indicação do tratamento ideal a ser realizado para curar a doença em questão.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

Leave a Reply