Como é feito o implante dentário? Veja aqui processo, recuperação e mais.

O sorriso é o cartão de visita de qualquer pessoa. Por isso, quando um dente está apodrecido, com as raízes fracas demais ou ainda por algum motivo a pessoa não tem um ou mais dentes, o cirurgião dentista pode recomendar um implante dentário para substituí-lo.

O procedimento consiste em parafusar a prótese na mandíbula, na raiz dentária. O implante é feito de titânico (em alguns casos de cerâmica), mas nem sempre é indicado, pois se a mandíbula estiver frágil demais poderá causar problemas. Entenda como o procedimento é feito:

Como é feito implante dentário

Como é feito o implante dentário? Veja aqui processo, recuperação e mais.

O passo a passo para o implante dentário começa com a extração do dente. No entanto, se o paciente já não possui o dente, poderá passar para a etapa seguinte. Mas, se em casos requer o uso de aparelhos ou bandagens para adequar o espaço onde o implante dentário será feito.

Com o local pronto, será necessário colocar o implante de titânio. Para isso, será feito o buraco na arcada dentária para fixação da pesa. Feito isso é necessário passar pela recuperação e verificar a aceitação do organismo com a peça. Esse período pode ser de 3 a 6 meses.

Após o período de recuperação, se tiver ido tudo bem, é hora de colocar o dente artificial. O cirurgião irá tirar o molde utilizando resina, com esse molde será feito um dente que irá se encaixar na prótese. Na hora de fixar o dente é preciso tapar muito bem o buraco para evitar possíveis infecções.

Se a prótese a ser colocada for fixa, o procedimento é um pouco diferente. Nestes casos, todos os dentes serão substituídos, eliminando o uso de dentadura. O primeiro passo é fazer a retirada de todos os dentes restantes.

Em seguida, será aplicado 4 implantes de titânio. Após a cicatrização, será colocado a prótese dentária, sendo a gengiva e os dentes.

Qual o preparo?

Antes de realizar o procedimento será preciso agendar uma consulta para que o cirurgião dentista possa avaliar o caso. É comum ter que realizar radiografias pré-cirúrgicas para averiguar o quadro.

Informe se está tomando algum medicamento de uso contínuo, ou ainda se possui alergia a algum componente ou remédio. O procedimento inclui anestesia local, por isso essas informações são importantes. Em alguns casos, os pacientes que precisem ser sedados precisaram ir a uma consulta com o anestesiologista. Neste caso, ainda será preciso realizar exames de sangue, de urina e de coração.

Antes do procedimento o paciente deverá estar em jejum e, não ter consumido bebidas alcoólicas e/ou ter fumado.

Qual especialista faz implante dentário?

Como é feito o implante dentário? Veja aqui processo, recuperação e mais.

O especialista responsável por realizar o implante dentário é o cirurgião dentista com especialização em implantodontia. Essa especialidade também pode ser chamada de Implantodontista.

Recuperação implante dentário

O procedimento é tranquilo e indolor, já que é feito com anestesia local ou até mesmo com o paciente sedado. No entanto, o pós-operatório pode ser bem dolorido. Os cuidados nesse período são essenciais para a recuperação total.

Para a dor, são receitados anti-inflamatórios e analgésicos, como o Ibuprofeno. É preciso também fazer o repouso por pelo menos 24 horas após a colocação do implante dentário. Após esse tempo, possivelmente a dor já terá diminuído consideravelmente. Pode-se usar compressas mornas para aliviar a dor.

Durante 15 dias após o procedimento, recomenda-se ingerir alimentos líquidos ou pastosos, preferencialmente frios ou em temperatura ambiente. Como por exemplo, sopas, caldos, vitaminas de frutas, sucos ou até mesmo sorvetes. A água é primordial para manter o organismo hidratado e ajudar na recuperação. Passado os 15 dias, os alimentos mais sólidos podem voltar ao cardápio gradativamente, no entanto, sempre mastigando do lado oposto ao implante.

Também não se deve abrir a boca excessivamente, fumar e beber bebidas alcoólicas. Manter a higiene é essencial. Use escova com cerdas macias e se for preciso, hastes flexíveis com algodão na ponta para eliminar resíduos de alimentos no local. Use enxaguantes bucais, no entanto, peça recomendação de qual utilizar para o seu dentista.

Se tiver inchaços excessivos, tontura ou ainda dores incontroláveis, acione imediatamente o seu dentista para que ele possa avaliar uma possível reação. No entanto, cerca de 2% dos pacientes passam com problemas com a prótese. Esse número aumenta para 15% em pacientes fumantes.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply