Maca Peruana – Para que serve? Benefícios? Como Tomar?

Muitas plantas que antigamente tinham utilização restrita para o bem-estar de comunidades e povos nativos, em especial indígenas, têm sido descobertas e incorporadas na medicina para proporcionar uma vida mais saudável. Com isso, um contingente cada vez mais de pessoas em busca de dicas e receitas que promovam uma maior qualidade de vida. Um exemplo dessas plantas que têm servido como medicinais é a maca peruana, que também pode ser chamada de ginseng peruano. Ela já era usada como erva medicinal desde a Antiguidade, quando os povos Incas viveram pela região onde hoje está o Peru.

A maca peruana é uma planta crucífera, isto é, pertence à mesma família do repolho, couve, nabo e mostarda e seu nome científico da planta é Lepidiummeyenii. Originária da região central do Peru, a planta é muito comum na Cordilheira dos Andes, onde é cultivada há mais de 3 mil anos pelos indígenas locais. A raiz é a parte que é de fato utilizada como propriedades medicinais, sendo extraído um tubérculo com formato que se assemelha bastante ao rabanete.

maca-peruana

Para que serve a maca peruana?

Mas para que serve a maca peruana? Bem, ela tem sido muito consumida devido a seu valor nutritivo, mas também por possuir muitos fitoquímicos que são extremamente benéficos à saúde. A raiz dessa planta é fonte de minerais como o potássio, o magnésio, o ferro, o cálcio, o fósforo e o zinco. Além disso, ela contém fitoesterois, ácidos graxos essenciais, muitas fibras, carboidratos e proteínas.

Os povos dos Andes têm consumido essa planta há milhares de anos para proporcionar maior fertilidade, desejo sexual, vitalidade e clareza mental. Em 2002, uma pesquisa revelou o seu poder antioxidante, ao combater vários tipos de espécies reativas de oxigênio. Outro fato positivo em sua composição é que a planta também pode auxiliar a controlar os hormônios, por meio de elementos que não atuam diretamente como hormônios, mas que acabam por estimular a produção natural adequada, ao que se chama de adaptógeno.

A raiz da maca peruana pode ser consumida desta forma ou em cápsulas. A dosagem diária recomendada varia de 500 mg a 1200 mg. Porém, há estudos que apontam para um consumo de 1500 mg a 3 mil mg, separado em três doses diárias, pode potencializar o desejo sexual masculino, mas sem verificar resultados distintos na eficiência de ambas as doses. O ideal é iniciar o tratamento com doses menores e ir subindo gradativamente com o tempo. Na dúvida, consulte um nutricionista ou um médico que poderá lhe sugerir a melhor forma para ingerir essa planta.

Benefícios da maca peruana

A tradição popular relacionada à maca peruana indica diversos benefícios oferecidos por essa planta, embora ainda não comprovados 100% cientificamente. Vejamos mais detidamente os principais:

  • Aumenta a libido: esse benefício é historicamente conhecido e atrai muitas pessoas a ingeri-lo. Alguns estudos feitos em animais mostram que a raiz possui certa propriedade afrodisíaca. No entanto, ainda são necessárias pesquisas em humanos para que seja possível se certificar deste fato;
  • Estimula a fertilidade: evidências apontam para o fato de que a maca peruana eleva a quantidade de espermatozoides em homens, o que aumenta a fertilidade. Há vários relatos de profissionais da área da saúde que destacam uma melhora da função hormonal e também no crescimento da fertilidade entre homens e mulheres que consomem maca peruana;
  • Reequilibra os hormônios: o chamado balanço hormonal precisa estar bem equilibrado pelo organismo, já que os hormônios ajudam a gerenciar inúmeras funções biológicas. No entanto, é comum que tais mecanismos possam falhar em algum momento, gerando excessos e doenças. Sendo assim, a maca peruana é fundamental, pois controla o estímulo da produção hormonal em todas as glândulas do corpo, deixando o sistema equilibrado e em funcionamento correto;
  • Dá mais energia: se você usar a maca peruana por apenas alguns dias já irá perceber uma diferença no seu corpo, mais energia e ânimo para a realização das tarefas diárias e até mesmo para se exercitar. Não à toa que muitos esportistas consomem esta planta para potencializar sua performance. A maca peruana ajuda a energizar a pessoa porque possui carboidratos complexos, que são ótimas fontes de energia, e também vitaminas do complexo B, que ajudam a levar a energia por meio da sua participação em reações bioquímicas.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply