Mastologia – O que faz, salário médio e quando procurar

O Mastologista é um profissional especializado em tratar doenças de mama, sejam elas benignas ou malignas. Geralmente ele é mais visado por tratar câncer de mama, mas não é bem assim, ele trata todos tipos de doenças que sejam relacionadas as mamas, como por exemplo, nódulos (fibroadenomas) e as assimetrias dos seios, que são seios de tamanhos diferentes.

O médico nessa especialização é que vai recomendar o tipo de tratamento e os exames necessários para diagnosticar o problema, no aparecimento de nódulos poderá ser detectado pelo toque nas mamas ou por exame feito com imagens. O nódulo poderá variar de tamanho de acordo com o ciclo menstrual da mulher.

O foco principal do médico mastologista é a mama e os cuidados que necessita ter com ela tratando qualquer doença relacionada a mesma. A mama é uma glândula que tem como principal função produzir leite, mas como qualquer outra parte do corpo, também pode ter problemas.

Mastologia

 

O que analisa esse campo de estudo

O profissional Mastologista é responsável por diagnosticar e tratar doenças nas mamas, sejam elas malignas ou benignas, também faz parte dos estudos de prevenção, de diagnósticos, operação e acompanha a reabilitação da paciente, bem como também faz o tratamento. O avanço tecnológico está ajudando a salvar muitas vidas, pois com o diagnóstico feito de maneira precoce é possível que o profissional trate o problema de forma mais eficaz com novos métodos e maior conhecimento sobre a doença.

O mastologista, em sua maioria, trata câncer de mama, que vem vitimando milhares de mulheres todos os anos.

Quais são os exames e procedimentos mais comuns 

Os exames que são mais comuns dentro dessa área, são:

  • Exames de Toque;
  • Exames de imagens, como ultrassonografia e mamografia.

O profissional decide através da consulta e dos sintomas que a paciente apresenta, qual o melhor tipo de exame, ou o mais indicado para cada paciente. No caso de nódulos, dependendo do tipo, o médico também pode pedir uma biópsia, para saber se é maligno u benigno.

Como o câncer de mama está muito disseminado entre as mulheres no mundo, todo cuidado é pouco para evitar que a doença faça ainda mais vítimas. Por isso os exames são fundamentais para que possa ser detectada com antecedência, a doença, e possa iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Quanto ganha, em média, um profissional dessa área

O profissional Mastologista tem um campo de ação muito vasto, pois o mesmo poderá atuar em clínicas particulares, em centros de prevenção da saúde da mulher, em hospitais, em universidades, como professor. O seu papel é muito importante na saúde da mulher, pois a partir dos 30 anos já é recomendado que todas procurem o profissional para cuidar melhor das mamas e da sua saúde para fazer exames preventivos do câncer de mama.  Quanto antes a mulher detectar a doença, maiores são as chances de cura, por isso esse profissional é tão importante. Cada vez mais mulheres estão em busca da saúde dos seios o que faz com que as clínicas médicas especializadas estejam crescendo tanto e médicos na qualificação de Mastologista sejam cada vez mais atuantes.

O médico Mastologista é um dos que mais ganha na área médica, pois o seu salário pode chegar a R$ 8.000,00 por mês.

 

Mastologia2

Como tornar-se um  Mastologista

Para se tornar um profissional nessa área é preciso primeiro se formar em medicina como clinico geral, com duração de 6 anos. Depois é preciso fazer uma especialização em ginecologia, oncologia ou até de cirurgião geral, após é necessário fazer uma residência e especialização em mastologista, que tem duração de 24 meses. Para só então poder atuar na área.

Quando procurar um médico com essa especialização

Toda mulher, que não apresentar sintomas, ou nódulos nas mamas, poderá buscar por um profissional mastologista para fazer uma consulta, a partir dos 35 anos. As mulheres que tiverem histórico familiar de câncer de mama, que fazem parte do grupo de risco ou que apresentarem sintomas deverão procurar o profissional da área o quanto antes para evitar grandes problemas.

As mulheres do grupo de risco são:

  • Tem idade acima dos 40 anos;
  • Que tem casos de câncer de mama na família, geralmente a mãe;
  • Menstruaram precocemente;
  • Menstruaram tardiamente.

Essas mulheres devem fazer consultas periódicas ao mastologista para detectar possíveis problemas.

Espero que o artigo possa ter ajudado você a entender melhor o que é um médico Mastologista e o que ele trata.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply