Moringa Oleífera Benefícios – Emagrece? Propriedades e Tabela Nutricional da planta

A Moringa Oleifera é uma planta cheia de benefícios, tanto é que o seu alto valor nutricional chamou a atenção de cientistas que têm a utilizado como fórmula para a promoção de saúde e bem-estar. Suas folhas e sementes contêm propriedades extensas que incluem mais de 45 antioxidantes, vitaminas e nutrientes, sendo que 35% da composição é feita de proteínas.

A tabela nutricional extensa da Moringa Oleifera promoveu à planta o status de “árvore da vida”. Com plantações, óleos, suplementos e até sabonetes sendo comercializados fica difícil saber até que ponto as propriedades deixam de ser marketing para tornarem-se verdade.

Confira, abaixo, a lista completa de benefícios, comprovados cientificamente,das capacidades da Moringa.

VEJA ISSO ► Moringa em Cápsulas. Mais Fácil e Prático →→ Clique Aqui e confira! Resultados Impressionantes!!

moringa benefícios

Os 20 Benefícios da Moringa Comprovados

A moringa tem tantos valores nutricionais que se tornou popular em todo o mudo. Pesquisas científicas que revelaram os benefícios da moringa para a saúde fizeram que o uso da planta deixasse seu berço no Himalaia para ganhar o mundo.

Abaixo, segue os 20 benefícios da Moringa Oleífera para a saúde que já foram devidamente comprovados.

1 – Tem propriedade bactericida

Uma das funções das folhas da moringa é que ela possui função antibactericida. O uso do seu extrato em forma de chá ou da seiva de seus caule e folhas ajuda na cicatrização de machucados e a esterilizar a pele.

2 – É diurética

O uso da moringa oleífera também é benéfico devido a sua função diurética, e não precisa nem ser na forma de chá para que funcione – basta tomar as cápsulas feitas da planta para aumentar quantidade de vezes que vai ao banheiro.

3 – Ajuda a emagrecer

A moringa oleífera emagrece mesmo porque combina uma série de funções que facilita a perda de peso espontânea. Por ser rica em fibras, por exemplo, ela estimula a formação de um gel estomacal que faz com que a energia seja liberada aos poucos, assim, você fica mais tempo satisfeito e sem fome.

Além disso, sua propriedade termogênica faz com que o corpo aumente o gasto energético sem precisar fazer exercícios ou mudar o cardápio.

Sendo assim, já é comprovado por estudos que o consumo de moringa oleífera associado a dietas hipocalóricas é uma solução para a diminuição da massa gorda corporal.

4 – Alivia a dor de garganta

Duas funções da Moringa Oleífera faz com que ela seja o ingrediente principal para poderosos xaropes contra a dor de garganta. Aliás, todas as partes da planta possuem função antibactericida e efeito anti-inflamatório – as duas propriedades essenciais de qualquer remédio contra a gripe.

5 – Ajuda a tratar a hemorroida

Pessoas com hemorroidas precisam tornar o bolo fecal mais úmido para facilitar as idas ao banheiro e, evitar assim a formação de bolsas de sangue no reto.

A Moringa Oleífera ajuda nesse aspecto devido a alta concentração de fibras que possui, as quais no intestino deixam as fezes mais molhadas, facilitando a transição do bolo fecal do intestino delgado ao reto.

6 – Cura inflamações

As propriedades anti-inflamatórias da Moringa são equiparadas ao de outros alimentos poderosos, tais como o mel das abelhas. Estudos demonstram que esse potencial da planta a torna requisitada para o tratamento de úlceras estomacais, faringite, laringite e inflamações alérgicas da pele – como a dermatite.

7 – Fortalece o sistema imunológico

Na composição da Moringa Oleífera estão altas concentrações de vitaminas e sais minerais essenciais. Dessa forma, ao fazer o consumo regular da planta o organismo recebe uma dose extra de várias propriedades necessárias para o seu bom-funcionamento, o que atinge diretamente a função de defesa do organismo exercida pelo sistema imunitário.

8 – Previne o envelhecimento da pele

Na composição da Moringa Oleífera há mais de 46 tipos de antioxidantes naturais. Essas substâncias são determinantes para o controle da quantidade de radicais livres – agentes que causam a oxidação e envelhecimento das células corporais.

Desse modo, a alta concentração de antioxidantes evita o envelhecimento natural dos órgãos, incluindo da pele, cabelos e unhas.

9 – Protege os órgãos sexuais

As propriedades antifúngicas, antibactericidas, anti-inflamatórias fazem da moringa oleífera um excelente protetor dos órgãos sexuais, visto que a maior parte das doenças acometidas por essas partes do corpo são fungos e bactérias.

10 – Queima gordura corporal

Ao comer a moringa oleífera nota-se um ligeiro aumento de temperatura corporal – assim como ocorre com a canela ou o gengibre. Quando isso acontece, todas as células corporais passam a trabalhar num ritmo acelerado, que demanda maior gasto energético.

Na prática, a função termogênica te faz emagrecer espontaneamente – visto que estará gastando mais energia para desempenhar as mesmas funções. Seria como tornar o seu metabolismo mais rápido, tal como os dos famosos “magros de ruim”. Contudo, isso não quer dizer que ao consumir a moringa tem o aval para desleixar o cardápio.

11 – Dá mais disposição para o dia a dia e combate a fadiga crônica

A suplementação com vitaminas e sais minerais te faz ficar em dia com a saúde, o que acaba resultando em mais disposição no dia a dia. Pessoas que utilizam esse remédio natural dizem notar melhorias na qualidade do sono ou na atenção durante o trabalho, por exemplo.

12 – Melhora a função intestinal

Mais uma vez a alta quantidade de fibra alimentar da Moringa se apresenta benéfica. Dessa vez, o bolo alimentar úmido que ela produz faz com que as fezes transitem pelo intestino de forma muito mais rápida e fácil – o que é tudo o que quem tem prisão de ventre precisa. Contudo, para que o efeito seja sentido é preciso manter o consumo regular de água, caso contrário, poderá ocorrer o efeito inverso (intestino preso).

13 – Fortalecimento de músculos e ossos

As cápsulas de moringa oleífera possuem 17 vezes mais cálcio do que o leite e 15 vezes mais potássio do que a batata. Essas duas substâncias são essenciais para a manutenção dos músculos e dos ossos, sendo ainda mais essenciais para idosos e quem adentrou na menopausa – situações que tornam vulnerável o desenvolvimento de osteoporose.

14 – Regula os níveis de açúcar no sangue

As fibras da moringa formam um gel no estômago que libera aos poucos a glicose dos alimentos, o que resulta no  equilíbrio do açúcar no sangue. Na prátia, ao consumir a planta com regularidade evita-se os picos de insulina no sangue – os quais são os principais causadores da diabetes.

15 – Previne e ajuda no controle da diabetes

Da mesma forma como a manutenção dos níveis equilibrados de açúcar no sangue ajudam na prevenção da diabetes, também beneficiam aqueles que já possuem a doença (seja do tipo I ou tipo II). Afinal, uma das tarefas mais difíceis no cardápio dos diabéticos é tentar manter a glicemia estável para que o corpo não precise produzir mais insulina, hormônio que faz a digestão da glicose.

Pesquisas da Universidade de Rajasthan, na Índia, indicam que essa propriedade da moringa pode ser utilizada de forma a minimizar a quantidade de aplicações de insulina entre os diabéticos.

16 – Diminui o colesterol ruim

Outro benefícios da Moringa Oleífera para a saúde é que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL). Isso ocorre por conta das várias vitaminais e sais minerais, o que diminui a quantidade de gordura localizada nas veias, facilitando a circulação sanguínea.

17 – Combate ao câncer

Vários estudos destacam a função antioxidante como uma das formas de prevenir a incidência de câncer, sobretudo em quem já possui histórico familiar da doença. No caso, como a Moringa contém 46 tipos de antioxidantes natural em sua composição, torna-se um excelente preventivo a ser incluído no cardápio.

18 – Previne doenças cardiovasculares

Uma pesquisa da Universidade Federal do Alagoas foi atrás dos verdadeiros efeitos da Moringa Oleífera no sistema cardiovascular. A planta foi usada no tratamento de coelhos com aterosclerose, comparando os efeitos do tratamento natural em comparação ao medicamentoso.

Em conclusão, os pesquisadores confirmaram que os coelhos tratados com a moringa obtiveram redução das placas de gorduras nas veias, e diminuíram consideravelmente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, bem como conseguiram melhor regular a pressão arterial.

19 – Garante o bem-estar emocional

Os micronutrientes presentes na Moringa, tal como o zinco, magnésio, ferro, vitamina C e outros são essenciais para a manutenção da saúde emocional e da proteção do cérebro contra doenças neuropsiquiátricas. Ao menos, é o que destaca pesquisas da Faculdade Anhanguera, as quais destacam que tais nutrientes são importantes para a manutenção da saúde cerebral, sobretudo durante os estágios mais avançados de envelhecimento.

20 – Mantém a pele jovem 

A vitamina C, E, D e A associada aos 46 tipos de antioxidantes presentes na Moringa ajudam a proteger a pele dos desgastes ocorridos por agentes internos (como os radicias livres ou a queda na produção de colágeno) e externos (como a exposição solar). Por conta disso, a planta pode ser usada como um verdadeiro lifting facial ati-envelhecimento.

Para que serve a Moringa

Por ser fonte de proteínas, cálcio e ferro, dessa planta se fazem remédios potentes que podem curar uma série de doenças e dores. Desse modo, consumir Moringa é recomendado para:

  • Regular a pressão arterial;
  • Controlar e prevenir a diabetes;
  • Ajudar no fortalecimento dos músculos;
  • Aliviar as dores da artrite, artrose e fibromialgia;
  • Manter cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis;
  • Tratar inflamações;
  • Fortalecer os ossos, prevenindo assim a osteoporose;
  • Manter a disposição e o bom-humor;
  • Combater a fadiga crônica;
  • Servir como fonte de proteínas, cálcio e ferro;
  • Aliviar dores musculares e dores crônicas, tais como a dor no ciático;
  • Emagrecer porque acelera o metabolismo.

 

E as indicações da planta são tão extensas que ainda pode funcionar como um auxiliar no tratamento de várias outras doenças. Para saber quais são elas confira a lista completa de para que serve a Moringa Oleífera. 

Moringa Oleífera Emagrece?

Sim e não. Acontece que a Moringa Oleífera não age diretamente no emagrecimento, mas proporciona vários fatores que ajudam na perda de peso, principalmente para aqueles que não conseguem emagrecer por conta da compulsão alimentar.

O que acontece é que, ao comer ou tomar cápsulas de Moringa a pessoa tem uma sensação de saciedade prolongada por conta da estabilização do nível de açúcar no sangue. A consequência disso é que seguir dietas se torna algo fácil, garantindo mais sucesso na perda de peso.

Além disso, a Moringa, por estimular o bom funcionamento intestinal, elimina muitas toxinas que ficam armazenadas no sistema linfático e dão aquela sensação de inchaço.

É por isso que quem usa Moringa com regularidade tem a sensação de que emagrece. Alguns, emagrecem de verdade, e pode-se dizer que a planta tem algum nível de responsabilidade sobre esse efeito.

Moringa Oleífera para Diabetes

Uma das principais indicações da Moringa Oleífera, na opinião de especialista, é de prevenir e tratar a diabetes. Isso porque a planta é isenta de efeitos colaterais e, quando tomada de forma concentrada, desempenha o papel de muitos remédios na estabilização dos níveis de açúcar no sangue.

Na prática, a alta quantidade de fibras da planta libera um gel no estômago capaz de fazer com que a comida ingerida seja digerida com mais lentidão, fazendo com que a glicose seja liberada no sangue aos poucos, de forma estabilizada.

Esse efeito é ideal tanto para pacientes que tem diabetes tipo 1 quanto diabetes tipo 2. Em alguns casos, o uso recorrente pode até ajudar a diminuir a quantidade de aplicações de insulina diárias.

Tabela Nutricional

A tabela nutricional da Moringa Oleifera é muito extensa. As maiores taxas que compõem suas folhas e seu caule são a de vitamina C e proteínas, já que, proporcionalmente, têm maior concentração da substância do que a carne vermelha.

› › › Clique Aqui e Conheça uma Forma 100% NATURAL ► Moringa em Cápsulas

Veja quais são as propriedades encontradas, devidamente comprovadas pelo Serviço de Pesquisa de Agricultora do USDA (United States Department of Africulture):

  • Contém propriedade bactericida;
  • É diurética;
  • Ajuda a emagrecer;
  • Estimula a função vermífuga;
  • Alivia a dor de garganta;
  • Ajuda a tratar hemorroida;
  • Cura inflamações;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Previne o envelhecimento da pele;
  • Protege os órgãos sexuais e do cérebro;
  • Ajuda na queima de gordura corporal;
  • Dá mais disposição no dia a dia;
  • Melhora a função intestinal;
  • Ajuda a reduzir a febre;
  • Regula os níveis de glicose no sangue, ;
  • Ajuda a controlar e prevenir a diabetes;
  • Diminui o colesterol ruim;
  • Previne contra doenças cardíacas;
  • Tem ação anticancerígena;
  • Promove a atenção e o bem-estar.

Não é a toa que a planta é chamada, no mundo científico, de “superalimento”. O conjunto destes nutrientes permitem, com uma fórmula natural, suplementar a maior parte das substâncias necessárias para manter o  organismo saudável.

Os depoimentos de quem toma com recorrência a Moringa Caps comentam, também,o ganho de disposição e saúde. Não é mentira, mas sim uma consequência da sensação de bem-estar promovida por um intestino regulado e um corpo mais nutrido.

moringa oleifera benefícios

Propriedades

As propriedades resumem aquilo para que serve o produto. Vê-se que a maior parte de suas funções são medicinais. Ela é indicada para tratar:

  • Dores de cabeça;
  • Dores de garganta;
  • Indisposição;
  • Inflamações;
  • Fadiga;
  • Irritação gastrointestinal;
  • Febre;
  • Hemorroidas;
  • Baixa imunidade.

[VEJA TAMBÉM: a lista das 27 propriedades da Moringa Oleífera]

Como tomar?

A técnica mais simples de adquirir os benefícios da Moringa Oleifera, sem perder as suas propriedades nutricionais, é por meio dos suplementos naturais. No Brasil, a fórmula ainda é uma novidade, o que faz com que não se possa encontrar produtos disponíveis nas redes de mercados e farmácias.

No entanto, o Moringa Caps – vendido somente pela internet – tem feito sucesso frequente entre os usuários, principalmente nas redes sociais.

Moringa em cápsulas

No entanto, popularizou-se na Internet o Moringa Caps – um suplemento feito 100% a base da planta sem alterar as propriedades originais por meio de uma farinha de moringa orgânica e concentrada.

O suplemento é uma das formas mais fáceis de encontrar a Moringa Oleífera e, também, o modo de consumo mais simples. Afinal, o gosto da planta não costuma agradar a todos e plantá-la no quintal pode não ser uma tarefa tão fácil quanto fazer um mato brotar num vaso.

Onde Comprar?

Para comprar Moringa Caps você precisará acessar o site oficial do fornecedor, afinal, a venda é feita somente pela internet via boleto bancário ou com possibilidade de parcelamento em até 12 X em quase qualquer bandeira de cartão de crédito.

O fornecedor está com promoções de até 50% OFF na compra de 3 potes.

Quem ainda fica com um pé atrás na hora de aquirir o produto ficará surpreendido ao saber que o Moringa Caps dá 30 dias de garantia para o consumidor, assim, se você não gostar do produto ou achar que não valeu a pena bastará enviar um e-mail para ser 100% reembolsado.

A grande vantagem é que na composição da Moringa Caps vai o extrato completo dessa planta, desde as folhas até as sementes de modo que a concentração de substâncias benéficas é maior do que a versão in natura. É justamente por isso que as cápsulas são consideradas a maneira mais fácil de consumir Moringa para trazer benefícios para sua saúde.

O SaudeBusiness365.com.br já fez uma avaliação destas cápsulas de Moringa. Para conferir a reportagem na íntegra basta clicar no banner abaixo. Lá você também encontrará mais informações sobre a venda do Moringa Caps original.

moringa caps avaliacao

Moringa na salada

Outra forma de consumir é incluir folhas frescas de moringa na salada e demais refeições. Não é muito fácil encontrar este tipo de produto nos mercados convencionais ou municipais. Será preciso conferir em lojas especializadas de produtos naturais.

O gosto da moringa é amargo e não muito agradável. Por isso, pode ser recomendado incluir gotas de limão para melhorar o sabor.

Chá de moringa

Esta é uma forma muito comum da utilização da planta. Basta incluir uma colher de sopa de folhas secas de moringa na água fervente e deixar abafado por 10 minutos.

Se for feito por método de infusão, o saquinho de chá das folhas deverá ficar até 3 minutos dentro da água quente antes de ser tomado. Não coloque açúcar na bebida.

Sementes, Flores e Raízes

As sementes de moringa podem ser comidas torradas ou cozidas da mesma forma como se faz feijão. Já as raízes da planta se assemelham muito à cenouras e podem ser usadas na salada ou cozidas, o sabor é picante.

Por fim, as flores são muito usadas no Timor Leste e Indonésia, as receitas mais tradicionais são flores de moringa fritas em óleo de coco ou imersas no leite de coco, servidas junto com milho e arroz.

planta de moringa

Há quem se arrisque a plantar árvore de moringa em casa para poder desfrutar das propriedades medicinais da planta de forma ainda mais simples. O plantio pode ser feito a partir de sementes ou mudas. Quem tiver interesse pode conferir o passo a passo completo no texto sobre como plantar moringa oleífera.

Moringa Oleífera: onde encontrar?

Quem quer comprar a versão em muda, encontrará a planta à venda somente em lojas especializadas de plantas ou no mercado municipal da sua cidade. Encontrá-la na forma de semente é algo difícil, devendo ser encontrada somente em sites do nicho na internet.

As folhas da Moringa não são amplamente comercializadas, por isso, para quem quer incluí-la na comida ou na salada a estratégia pode não ser a das mais fáceis – afinal, você realmente terá dificuldades de onde comprar a planta.

Além disso, a Moringa é uma árvore grande e que necessita de responsabilidade nos cuidados, pois para conquistar os benefícios para a saúde que ela proporcione, é preciso que seja uma planta saudável.

A cápsula do Moringa Caps, em contrapartida, pode ser adquirida com facilidade no site oficial do fornecedor, sendo que o prazo de entrega é de 3 a 7 dias. Sendo assim, é a forma mais rápida de adquirir os benefícios da moringa oleífera.


Referências usadas neste conteúdo

FOOD SCIENSCE & NUTRITION. Comparative study on nutrient composition, phytochemical,and functional characteristics of raw, germinated, andfermentedmoringa oleiferaseed flour, 2013.Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/fsn3.70>

GUPTA, Rajnish; MATHUR, Manas; BAJAJ, Vijay. Evaluation of antidiabetic and antioxidant activityofmoringa oleiferain experimental diabetes. Journal of diabetes[S.L.], v. 164, n. 21, p. 161-171, jan. 2012. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1753-0407.2011.00173.x>.

ALMONDES, Kaluce et. at. O papel das selenoproteínas no câncer. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulov. 56, n. 4, p.111-222, jul. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0104-42302010000400025&script=sci_arttext>.Acesso em: 12 jan. 2012.

BANDEIRA, Francisco. Estudo comparativo da moringa oleifera com cilostazol no tratamento da hiperplasia miointimal em artéria ilíaca de coelhos com aterosclerose. Repositório ufal, 2015.Disponível em: <http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1820>

HERMINDA, Patrícia. Os micronutrientes zinco e vitamina c no envelhecimento. Ensaios e Ciência[S.L.], v. 14, n. 10,p.111-222, jan. 2010. Disponível em: <https://www.redalyc.org/html/260/26019017015/>

OWOLABI, Joshua et al. Prophylactic and regenerative effects of alcoholic extract of moringa oleifera on lead-induced lung tissue damage in adult male wistar rats models. Eureopean journal of anatomy, Europa, v. 14, n. 2, p. 115-122, jan. 2018. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6479113>.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votes, average: 3,67 out of 5)
Loading...

34 Comments

  1. Joselma
  2. MARIA DO SOCORRO ALVES DE MELO SOCORRO
  3. RUI CESAR MARTINS LOYOLA
  4. Natalia Barnes
  5. campos
    • prof. carlos henrique
  6. Neri Jose Otto
  7. João Santos
  8. Luzia Fernandez.
  9. Wellington Augusto.
    • Caoli
  10. Isabelly
    • Marlene
  11. Marisa Fontes
    • webgocontent
  12. Túlio e Roselita
  13. Mauricy de Sousa Borba
    • JULIO ALMEIDA
    • Carlos
  14. Paulo Roberto de Melo
  15. Valeria M. Castro
  16. Solange Camargo
  17. Selma
    • Josianne de Farias
  18. Evellyn
    • webgocontent
  19. Clair Albuquerque Novakoski
  20. Otaviano
  21. Kamilla Lorenzini
    • webgocontent
  22. Aline Luisa Silva

Leave a Reply