Moringa Oleifera: benefícios, como consumir e muito mais.

Tem crescido na mídia o interesse pela Moringa Oleifera, você sabe o que é? Trata-se de uma planta que tem um elevado valor nutricional e tem sido muito recomendada por nutricionistas. Você pode já ter ouvido falar dela com outro nome, como por exemplo, Acácia Branca, Cedro, Moringueiro, Quiabo-de-quina ou ainda Árvore-Rabanete-de-Cavalo.

Sua origem é do nordeste da Índia, entretanto é comum em toda a Ásia e América Central. A planta é rica em vitamina C, minerais, cálcio e ferro, sendo excelente fonte de proteína e aminoácidos. Além disso, ela é indicada especialmente no combate da fome, uma vez que é de fácil produção e não demora muito para atingir a maturidade.

Apesar disso, a Moringa também tem sido muito indicada por nutricionistas para ser inserida nas dietas, isso porque possui um alto valor nutricional e uma baixa quantidade de calorias.

Para que serve?

moringa oleifera para que serve

A moringa é uma planta com diversas propriedades terapêuticas, tem sido especialmente indicada para o tratamento de diversos males, pois possuem propriedades bactericida, expectorante, diurética, estimulante, vermífuga, tônica, entre outras. Além disso, pode ser indicada no auxílio, controle e combate de algumas doenças como, por exemplo:

  • Dor de cabeça;
  • Hemorroida;
  • Dor de garganta;
  • Febre;
  • Irritação Gastrointestinal;
  • Fadiga Crônica;
  • Inflamações;
  • Redução do colesterol;
  • Antiespasmódico;
  • Regula a Tiroide;
  • Combate o envelhecimento prematuro.

Ajuda a emagrecer?

Tem sido bastante comum a divulgação da Moringa Oleifera como um aliada às dietas. Aliás, ela tem surgido especialmente na mídia com bastante frequência em formas de cápsulas que como um servem para o  emagrecimento, mas será que isso é verdade?

Como dito, a Moringa Oleifera é usada especialmente para o combate à fome, pois possui um elevado valor nutricional. Segundo alguns nutricionistas e cientistas que têm investigado as propriedades desta planta, pode-se obter até 10 vezes mais vitamina A que uma cenoura, além de fornecer 25 vezes ferro que o espinafre e 27% mais proteína do que a carne.

Portanto, a Moringa é bastante indicada para desnutrição, sendo um ótimo aliado para aumentar a imunidade, além de melhorar a memória e a capacidade de aprendizado. Em uma dieta balanceada, a Moringa poderá substituir o espinafre, sendo uma excelente fonte de aminoácidos metionina e cistina, com ações antioxidantes no organismo, que favorecer a pele e rejuvenescem.

O óleo da Moringa, por sua vez, poderá ser usado em lugar do azeite de oliva. O sabor da vagem da Moringa assemelha-se ao aspargo, ao passo que suas ervilhas e suas flores podem ser usadas para a preparação de chás.

A Moringa, ainda, acelera o metabolismo, o que favorece no processo de emagrecimento e reduz os níveis de açúcar no sangue, por isso poderá ser indicada para dietas que tenham como objetivo o emagrecimento. Todavia é preciso estar atento, nenhuma planta sozinha será capaz de ter resultados satisfatórios sem que esteja aliado à prática regular de exercícios e uma alimentação balanceada. Caso esteja querendo emagrecer, ou caso esteja querendo reeducar a sua alimentação, não deixe de consultar profissionais especializados, como por exemplo, nutricionista.

Moringa oleífera para diabetes

A moringa é utilizada para tratar a diabetes porque um de seus principais benefícios é a regulação do açúcar no sangue.

Ou seja, ao consumir a moringa oleífera a alta quantidade de fibras presentes em sua fórmula forma um gel no trato intestinal que faz com que a glicose dos alimentos ingeridos sejam liberadas aos poucos, mantendo a curva glicêmica estável.

Quem tem diabetes I ou diabetes II ou ainda entre os pré-diabéticos manter a glicemia estável é um dos maiores desafios, pois é justamente isso que reduzirá a necessidade de aplicação de insulina.

Sendo assim, consumir a moringa oleífera ajuda não somente no tratamento da diabetes, bem como  na prevenção da doença.

Benefícios da moringa oleífera

A moringa Oleífera possui mais de 50 benefícios ao todos. No entanto, como listar todos eles aqui ficaria muito extenso, segue abaixo, os principais deles:

  • Rica em vitaminas como a vitamina C e várias outras;
  • Fonte de proteínas;
  • Suas folhas são ricas em aminoácidos;
  • Previne o envelhecimento;
  • Possui ação antibacteriana;
  • Melhora o funcionamento do fígado;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Previne o câncer;
  • Diminui a retenção de líquidos;
  • Dá sensação de bem-estar e bom-humor;
  • Aumenta a disposição;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Previne e trata a diabetes;
  • Deixa os cabelos, unhas e pele fortes e saudáveis.

Falamos com mais profundidade sobre esse assunto no conteúdo sobre os benefícios da moringa oleífera. 

Como consumir?

moringa oleifera como consumir

Cozinhando com folhas de moringa in natura

Existem muitas formas de se consumir a Moringa Oleifera, desde o seu uso no preparo de chás, óleos ou até mesmo junto com a comida. Uma maneira de preparar é cozinhando as folhas da Moringa, por exemplo, com arroz – preparando da mesma forma que o arroz tradicional – para obter um prato com elevado valor nutricional e um pouco mais elaborado.

Existem disponíveis ainda outras opções já preparadas no mercado como, por exemplo, a farinha da Moringa, que poderá ser usada com carne de soja no preparo de almôndegas vegetarianas, por exemplo. Essa opção potencializa os benefícios da soja, trazendo maior sensação de saciedade.

Caso deseje algo mais elaborado, também é possível preparar strogonoff de soja com moringa, a receita, indicada não só para vegetarianos, mas para qualquer pessoa que está em busca de uma alimentação mais saudável, pode ser encontrada com facilidade na internet e faz uso, entre seus ingredientes, de creme de leite de soja, azeitonas, shoyu, tomate, entre outros.

Opções mais rápidas para o preparo da Moringa, incluem Patês aliados à berinjela, cenoura, sementes de linhaça e ervas aromáticas , além de poder usada também no preparo de pães integrais. Além disso, a Moringa pode ser usada para o preparo de sobremesa, sendo possível encontrar receitas de arroz doce com Moringa e sorvete, brigadeiro e bolo.

Chá de moringa oleífera

O chá de moringa oleífera deve ser feito com suas folhas pelo método de infusão. O preparativo deve ser seguido à risca para não desnaturar as propriedades da planta. Algumas versões podem ser encontradas pelo Mercado Livre, mas ainda são escassas.

Para quem quiser arriscar-se, é possível encontrar mudas da árvore de moringa em lojas de produtos naturais. No entanto, é bom deixar claro que o gosto amargo das suas folhas não agrada á todos e o cultivo exige espaços grandes, já que o arbusto rapidamente transforma-se em árvore: o que pode ser um problema para quem vive em apartamento.

Suplemento natural

O suplemento natural, ou seja, o uso da moringa em cápsulas é uma das formas mais fáceis e mais recomendadas de adquirir os benefícios da planta.

No caso do Moringa Caps marca de suplemento natural mais conhecida e vendida pela internet – basta tomar duas cápsulas diárias que os efeitos aparecerão dentro da primeira semana de uso.

Para saber mais detalhes, confira o post sobre como consumir Moringa Oleífera. 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply