Moringa Planta: Para que serve? Como plantar e consumir

A moringa é uma planta apreciada em várias partes do mundo por ser muito rica em sais mineiras e vitaminas essenciais para o corpo humano. Não à toa ela é chamada por muitos como a “árvore da vida”.

Seu nome científico é moringa oleífera e a planta tem como origem a Índia, embora atualmente possa ser cultivada em várias partes do planeta, pois é muito resistente e adaptável a inúmeras condições climáticas, ainda que prefira o clima tropical.

A moringa é muito utilizada para combater a pressão alta, o colesterol e a glicose, além de possuir propriedades que possam curar inúmeras doenças graves. Dessa forma, a moringa é uma das esperanças para o combate à fome no mundo. Biólogos e botânicos costumam chama-la de “milagre da vida”.

Outro nome muito comum dado à planta é de “carne verde”, dada a quantidade de sais minerais e vitaminas que ela carrega. Entre eles temos uma alta quantidade de vitaminas A, B, C, E e K, potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, zinco, entre outros minerais.

A planta possui efeitos antibióticos e anti-inflamatórios, além de ser repleta de antioxidantes, que ajudam a eliminar os radicais livres do nosso organismo, responsáveis pelo envelhecimento precoce e por alguns tipos de câncer.

Ela é muito chamada de medicinal, milagrosa, isso por todos os seus benefícios, por ser rica em vitamina C, trazer os benefícios mais importantes para o corpo, seja pelo consumo de suas folhas ou pelas sementes de moringa . Leia também mais sobre as propriedades que moringa possui, quais são os benefícios que é conhecida e tudo sobre a Moringa Oleífera.

Benefícios da Moringa

Moringa Planta: Para que serve? Como plantar e consumir

Por carregar todas essas propriedades altamente positivas em sua composição, a moringa oferece diversos benefícios para quem a consome. Entre eles é possível destacar a seguir os seguintes:

  • Dá mais energia ao corpo;
  • Diminui os níveis de glicose no sangue;
  • Reduz o colesterol ruim (LDL) do organismo;
  • Por ter muito ferro, combate a anemia;
  • Diminui a pressão arterial;
  • Deixa a pele mais bonita e saudável;
  • Combate a asma e demais problemas respiratórios;
  • Melhora a imunidade do organismo;
  • Acelera o metabolismo e queima a gordura, favorecendo à perda de peso;
  • Proporciona o crescimento do cabelo;
  • Protege o fígado e os rins;
  • Aumenta a produção de leite materno nas mamães;
  • Combate e previne a cegueira;
  • Atua em favor da memória e a capacidade de aprendizagem;
  • Fortalece os músculos e ossos;
  • Seu efeito anti-inflamatório traz melhora às articulações.

Como plantar a Moringa

Para plantar a moringa na sua casa é preciso reunir algumas condições específicas, como umidade média e clima quente. É possível cultivar moringa através de sementes, mudas ou adquirindo uma planta já grande, para seguir com o seu cultivo. Ela possui várias vezes vitamina do que alguns alimentos, principalmente as sementes de moringa e suas folhas, as principais representantes da Moringa Oleífera.

No caso das sementes, que podem ser compradas em qualquer loja especializada, é necessário germiná-las antes do plantio. Por isso, é indicado que as sementes fiquem na água por 24 horas, isso deixa a casca mais macia, germinando de forma mais fácil.

Após isso, é hora de plantar, seja diretamente na terra ou em um vaso. Umedeça o solo e coloque a semente a cinco centímetros de profundidade. Em seguida, regue a moringa. Procure manter o solo úmido nos primeiros 10 dias. A previsão é de que em um mês a árvore já tenha 30 centímetros, pois sua germinação é rápida. Caso plante mais de uma semente, deixe espaço de 30 a 40 centímetros entre elas. Caso escolha plantar em um vaso, procure um que tenha pelo menos 30 centímetros de profundidade. Leia também sobre seus benefícios clicando aqui.

Moringa Planta: Para que serve? Como plantar e consumir

No caso das mudas, é só conseguir uma rama de outra árvore da moringa de pelo menos 30 centímetros de comprimento e quatro de diâmetro. Corte ela do tronco principal e plante diretamente no vaso ou no solo. Ela deve ser colocada a uma profundidade de 15 centímetros. Em poucos dias a moringa começará a formar raízes.

É preciso seguir alguns cuidados para garantir que a moringa cresça. Por exemplo, a luz direta é fundamental. A temperatura deve ficar entre 22ºC e 35ºC. O solo deve estar sempre bem drenado e úmido, mas sem encharcá-lo. Vale dizer que a planta aguenta alguns períodos sem água. O solo deve ser bem arenoso. Pode a árvore ao menos uma vez ao ano, para favorecer que novos ramos nasçam.

A moringa pode atingir de cinco a 10 metros de altura na idade adulta. Mas com apenas oito meses de plantio a árvore já começa a dar frutos, são vagens que amadurecem com três meses e que podem ser colhidas.

Por fim, importante lembrar que a moringa pode ser consumida na forma de chás, sopas e até mesmo como saladas, sendo que seu sabor lembra o agrião e o rabanete, apesar de ser um pouco picante. É possível também consumir a moringa na forma de óleo, semente e cápsulas, vendidas em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou sites pela internet.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply