Nariz entupido: principais causas, remédios, prevenção e mais.

Seja adulto ou criança, o nariz entupido é péssimo para o dia a dia. Atrapalha na hora da alimentação, na hora de conversar e ainda de trabalhar ou estudar. O nariz entupido pode ser um sintoma de alguma coisa mais séria, como a sinusite. O congestionamento nasal, como é cientificamente chamado, desaparece sozinho após alguns dias. No entanto, há medicamentos e soluções que ajudam a aliviar o incomodo.

Principais causas do nariz entupido

Nariz entupido: principais causas, remédios, prevenção e mais.

O congestionamento nasal acontece quando os vasos sanguíneos na região nasal se inflamam. Essa situação prejudica a respiração. Outro motivo é o excesso de produção de muco. As principais causas para o nariz entupido são:

  • Gripe;
  • Sinusite;
  • Rinite alérgica;
  • Rinite vasomotora.

A rinite alérgica, por sua vez, é causada por uma alergia a pólen e ácaros, por exemplo. Mas há outros alérgenos que desencadeiam uma crise, como a fumaça de cigarros, pelos de animais, poeira e outros. Algumas pessoas sofrem o congestionamento nasal se maneira crônica, ou seja, é frequente e não possui uma causa aparente. Esse caso é conhecido como rinite vasomotora.

Tratamento

O tratamento para o nariz entupido irá variar com a causa. Se for uma gripe, o paciente deverá tratar a gripe. Se for rinite alérgica, será preciso tratar com medicamentos antialérgicos.

Mesmo tratando a causa, os sintomas ainda incomodam. Há algumas dicas que podem ajudar a aliviar o problema. O soro fisiológico é muito usado para limpeza das cavidades nasais. Pode ser usado tanto em adultos como em crianças. Aplique o soro em uma narina até que saia pela outra. Assoar o nariz suavemente é ótimo para proporcionar alívio rápido.

Aumentar a ingestão de água ajuda a diluir o muco, o que consequentemente contribui para acabar logo com o problema. O uso de nebulizadores é indicado tanto para tratar como para prevenir.

Outro tratamento caseiro que contribui para melhorar os sintomas é a inalação de vapores de eucalipto ou hortelã. Esse tratamento consiste em ferver o eucalipto e a hortelã, em seguida inale a fumaça da água fervente. Isso ajuda a abrir as vias respiratórias, contribuindo para diminuir a congestão nasal e também os outros sintomas de gripe. O banho quente tem esse mesmo intuito de abrir as vias respiratórias.

Remédios para nariz entupido

Os medicamentos usados ajudam a combater o problema, não apenas o nariz entupido. O Rinofuimucil, por exemplo, é eficiente para tratar a sinusite e também a rinite. O Cloridrato de Nafazolina é um descongestionante com ação vasoconstritora. É ótimo para alergias, rinites e até resfriados. Faz efeito rapidamente, cerca de 10 minutos após tomá-lo.

Não tome medicamentos sem antes consultar um médico especialista. Pois o que é bom para alguém, pode não ser bom para você. Além disso, em todos os remédios existem contra-indicações. Grávidas, por exemplo, não devem, em nenhum tipo de situação, tomar remédios sem orientação médica.

Tratamento de nariz entupido em bebês

Nariz entupido: principais causas, remédios, prevenção e mais.

O tratamento para os pequenos é diferente do tratamento para adultos. No caso dos bebês o nariz entupido é um quadro ainda pior. Suas vias respiratórias são bem pequenas, consequentemente fáceis de fechar. Além disso, eles não sabem assoar o nariz.

Para aliviar o problema em bebês, use os mesmos métodos naturais usados em adultos, como a inalação. A lavagem das cavidades também pode ser feita com soro fisiológico. Para dormir, coloque um travesseiro embaixo do colchão para deixá-lo mais elevado. Isso ajudará o bebê durante a noite.

Prevenção

Evite o uso constante de ar condicionado em ambientes fechados. O ar gelado pode prejudicar ainda mais o nariz entupido ou até causá-lo. Principalmente os aparelhos que não são limpos com frequência.

Ingerir alimentos saudáveis e com bastante vitamina C ajudam a fortalecer o organismo e evitar que gripes e resfriados ataquem. Aumentar a ingestão de líquidos também é importante. A água mantém o corpo hidratado, o que consequentemente ajuda a diminuir o muco e evita a congestão nasal.

Para prevenir o nariz entupido é preciso prevenir os problemas que o causam, como os resfriados e rinite. Por esse motivo mudanças bruscas de temperatura, sair de casa sem se agasalhar ou ainda ficar próximo de coisas que desencadeiam alergias, como pelos, poeira e fumaça de cigarro.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply