Neurocirurgião – O que é? O que trata? Profissão e Salário

Neurocirurgia é uma especialização da área cirúrgica que visa diagnosticar, tratar ou reabilitar o paciente acometido por alguma doença neurológica.

O neurocirurgião é o profissional da área da saúde capacitado a realizar a neurocirurgia ou aplicar tratamentos a pacientes portadores de algum mal neurológico.

O que trata o neurocirurgião?

Neurocirurgião

O neurocirurgião trata de diversas acometimentos neurológicos muitas vezes de forma cirúrgica, como por exemplo:

  • Traumatismo craniano;
  • Aneurisma cerebral;
  • Tumores do encéfalo;
  • Tumores da caixa óssea craniana;
  • Tumores da coluna;
  • Hidrocefalia;
  • Edema cerebral;
  • Deformações do crânio;
  • Afundamentos ou falhas ósseas;
  • Dores crônicas.

[CONFIRA TAMBÉM: NEUROLOGIA – O QUE É?]

Especializações da área

A maioria dos neurocirurgiões opta por se especializar em alguma área específica, como a radiocirurgia, a cirurgia de epilepsia, o neurointensivismo, a neurocirurgia oncológica, neurocirurgia vascular, neurocirurgia espinhal, neurocirurgia pediátrica, neurocirurgia fetal, neurocirurgia funcional entre muitas outras.

Como se tornar um neurocirurgião?

Para ser um neurocirurgião, antes de tudo é preciso ter o diploma de medicina em escola reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) depois disso o candidato passará por uma residência de 05 anos com matéria sobre neuropatologia, neurorradiologia, neurocirurgia cirurgia, microcirurgia, e fundamentos da neurofisiologia clínica.

Ao terminar a residência o candidato receberá a certificação de especialista em neurocirurgia, esse documento é reconhecido pelo MEC (Ministério de Educação e Cultura), reconhecido também pelo AMB (Associação Médica Brasileira) e pelo CFM  (Conselho Federal de Medicina). Somente com essas credenciais, que são validas em todo o território nacional o profissional de neurocirurgia poderá exercer a profissão de neurocirurgião.

Profissão

Neurocirurgia

Neurocirurgiões geralmente são requisitados por profissionais de outras áreas para que seja feita avaliações ou procedimentos de emergência em pacientes com acometidos por doenças neurológicas.

Porém neurocirurgiões também atendem em consultório próprio fazem visitas em enfermarias principalmente UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) e acompanhamento médico para pacientes após procedimentos cirúrgicos

O neurocirurgião é um profissional muito bem treinado em sua área de atuação, pois nessa profissão em vários momentos têm que ser tomadas decisões rapidamente para que a vida de um paciente seja salva.

Observação que se faz necessária é que o neurocirurgião deve entender de tecnologia, isto porque atualmente existem muitas funções nesse tipo de cirurgia que dependem de computação, como por exemplo, mover um braço mecânico ou a utilização de implantes eletrônicos cerebrais, para isso é necessário que o profissional domine também essa área de conhecimento.

[CONFIRA TAMBÉM: NEUROCIRURGIA – O QUE É?]

É válido dizer que o neurocirurgião quase sempre atua em conjunto com outros médicos especializados em outras áreas da medicina, por exemplo, a ortopedia que trata pacientes com patologias da coluna, assim como oncologia para o paciente com câncer, ou clínica médica para pacientes que demandam de cuidados intensivos.

Algumas pessoas acreditam que os neurocirurgiões fazem apenas cirurgias no cérebro, mas isso não é verdade, os neurocirurgiões também trabalham ativamente na prevenção avaliação diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas.

Remédios receitados pelo neurocirurgião

Neurocirurgião

Os neurocirurgiões também podem prescrever medicamentos, os chamados psicofármacos, Esses medicamentos corrigem dos equilíbrios bioquímicos do sistema nervoso e são responsáveis por reestabelecer as funções nervosas, físicas ou psíquicas.

Medicamentos com analgésicos anticonvulcionantes, antipsicóticos e relaxantes musculares também podem ser receitados por um neurocirurgião.

Exames solicitados pelo neurocirurgião

O neurocirurgião pode solicitar exames laboratoriais de doppler, eletromiografia, tomografia e ressonância magnética, angiografia cerebral, eletroencefalograma e outros que julgar necessário.

Neurocirurgião também avalia  o paciente através de consultas dos reflexos, força, sinais vitais e equilíbrio.

Salário do neurocirurgião?

O salário de um neurocirurgião varia muito de acordo com o local onde ele trabalha, as horas trabalhadas e muitos outros fatores, porém varia entre R$15.000,00 a R$50.000,00 mensais.

Mercado de trabalho nesta área também é bem promissor e muito pouco competitivo isso porque a demanda de muito tempo de estudo, um bom investimento na carreira e muita responsabilidade uma vez que o neurocirurgião lida com situações de estresse o tempo todo.

Quando procurar o neurocirurgião?

Consultar um neurocirurgião é importante para tratar da possibilidade de tratamento cirúrgico ou descartar essa possibilidade, neste caso geralmente o paciente é encaminhado para outros especialistas como neurologistas, endocrinologistas, otorrinolaringologistas ou reumatologistas.

É aconselhável que se procure um neurocirurgião diante de alguns sintomas

  • Alterações de humor repentina;
  • Déficit de atenção;
  • Movimentos involuntários de algumas partes do corpo como por exemplo tremores;
  • Anomalias do sono como falta ou excesso de sono por exemplo;
  • Tonturas;
  • Confusão mental, perda de memória ou agitação;
  • Alterações na visão como visão dupla ou pontos luminosos no campo de visão;
  • Dores de cabeça persistentes;
  • Dores crônicas na coluna;
  • Desmaios e crises epilépticas;
  • Formigamento ou insensibilidade dos membros;
  • Perda de força.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply