Neurologia – O que é? O que trata? Profissão e Salário

Neurologia é uma especialização médica que trata dos distúrbios do sistema nervoso, essa especialização se ocupa com diagnósticos e tratamento de problemas no sistema nervoso central, periférico, parassimpático e simpático. A neurologia estuda as doenças relacionadas ao sistema nervoso.

Profissão de neurologia

neurologia

O médico que faz especialização em neurologia é chamado neurologista e está apto a fazer consultas, exames, internações, avaliações e tratamentos para as doenças neurológicas.

O neurocientista por outro lado é um profissional que estuda neurociência e não se pode confundir com o neurologista, uma vez que esta é uma disciplina separada da anatomia.

O neurocientista não é formado necessariamente em medicina e sim em outras áreas como biomedicina, biologia, farmácia, psicologia, bioquímica e outras. Nada impede que um neurologista seja também um neurocientista.

Também não se pode confundir o neurologista com neurocirurgião, enquanto neurologista trata das doenças do ponto de vista clínica, receitando medicamentos e tratamentos para um caso específico, o neurocirurgião atua diretamente nas doenças do sistema nervoso de modo cirúrgico. E novamente nada impede que um neurologista seja também um neurocirurgião.

[CONFIRA TAMBÉM: NEUROCIRURGIÃO – O QUE É?]

Título de  neurologista

No Brasil é exigido que após seis anos de faculdade de medicina e obtenção do CRM (registro no Conselho Regional de Medicina) o candidato cumpra o programa de residência ou médica e a realização de estágio instituição cadastrada no Ministério da Educação com duração de 3 anos, após esse estágio ele deverá prestar a prova no concurso da Academia Brasileira de Neurologia.

Em passando nessa prova o candidato no período de três anos recebe toda a formação para se tornar neurologista especializado, através de embasamento teórico e prático.

Salário do profissional

Atualmente o salário inicial para um neurologista varia entre 5 e 10000, dependendo da instituição  que será contratado.

O que a neurologia trata?

neurologia

Entre as doenças tratadas pela Neurologia destacam-se algumas mais frequentes, e, portanto mais conhecidas entre os leigos em medicina.

  • Epilepsia – doença caracterizada por descargas elétricas anormais no cérebro que geram crises epilépticas.
  • Dores de cabeça crônicas – dores de cabeça como cefaleia e enxaqueca, que são persistentes e inerentes ao sistema nervoso.
  • Distúrbios do sono – comportamentos anormais durante o sono como o  sonambulismo, insônia e dificuldade para
  • Neuropatias – transtorno neurológico referente a problemas no funcionamento dos nervos,  podem ser genéticos, infecciosos, causados por toxinas, por drogas, por lesões físicas, ou por problemas no próprio organismo.
  • Mielopatia – é um distúrbio do sistema nervoso que afeta a medula espinhal deixando comprometidos os movimentos do corpo.
  • Doenças neurodegenerativas – Alzheimer, Parkinson, encefalopatia, doença de Huntington são algumas.
  • Neuroinfecções – meningite, cisticercose, abscesso cerebral e malária cerebral entre outras
  • Doenças vasculares encefálicas – qualquer doença que atinge as artérias e veias do sistema nervoso central como hipertensão AVC etc são consideradas doenças vasculares encefálicas.

[CONFIRA TAMBÉM: NEUROCIRURGIA – O QUE É?]

 Quando procurar um neurologista?

Na maioria das vezes um neurologista é procurado quando é indicado por outro médico quando este detecta alguma doença neurológica ou a suspeita desta, e encaminha especificamente para o neurologista, isto porque a maioria das doenças neurológicas tem sintomas que podem ser confundidos com outras doenças, geralmente o paciente procura um clínico geral faz um encaminhamento.

Porém o neurologista pode ser procurado diretamente se houver uma suspeita pelo paciente ou pela família deste de que haja algum problema de ordem neurológica.

Alguns sintomas para doenças neurológicas são bem fáceis de detectar, abaixo  exemplificamos alguns:

  • Perda de consciência;
  • Perda súbita de tato, fala ou visão;
  • Paralisia em membros do corpo, do rosto ou mesmo todo um lado do corpo;
  • Forte vertigem ou perda de equilíbrio súbito;
  • Diminuição de sensibilidade, ou perda de força nos membros superiores acumulados com fortes dores de cabeça e no pescoço.
  • Dormência nos membros ou sensação de alfinetadas principalmente nos dedos.
  • Dores de cabeça agudas e incessantes;
  • Dificuldade em compreender o interlocutor ou se expressar;
  • Súbita confusão mental ou perda de memória constante;
  • Formigamento ou fraqueza muscular combinado com fortes dores na região lombar que irradia pelas pernas e membros inferiores.

Quando há casos de doenças neurológicas na família é interessante que se consulte um neurologista para um check-up.

Alguns sintomas de doença neurológica são bem difíceis de se detectar,  como o caso por exemplo da doença de Parkinson, que pode ser analisada somente por um neurologista.

Alguns sintomas podem ou não significar uma doença neurológica, somente quem poderá fazer uma avaliação é o neurologista.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply