Noz da Índia emagrece – Quais os benefícios

Perder peso é o objetivo de muitas pessoas, principalmente para se ter uma vida mais saudável. Muitos alimentos possuem a fama de contribuírem para o emagrecimento e a Noz da Índia é um deles. Seu nome científico é Aleurites Moluccana e, além do efeito emagrecedor, outros benefícios são atribuídos à essa semente. Mas ela deve ser consumida com moderação, já que o uso em excesso pode provocar efeitos colaterais. Além disso, pode ser confundida com outra semente conhecida como Chapéu de Napoleão, ou pelo nome científico de Thevetia peruviana, que é extremamente tóxica.

Noz da india

Como ela auxilia no processo de emagrecimento

Essa semente é bastante perigosa e acredita-se que os benefícios do seu uso não superem os prejuízos que ela pode causar ao organismo. Esse perigo é real, tanto que a Anvisa proibiu a venda de produtos que possuam Noz da Índia como ingrediente. Ainda mais pelo risco de confusão com a semente Chapéu de Napoleão que é tóxica, podendo levar à morte.

A fama emagrecedora da semente é atribuída a ação de impedir o acúmulo de gordura nas células adiposas do corpo. Assim, acredita-se que o consumo diário de partes da semente poderia levar ao emagrecimento, já que impediriam o organismo de absorver as gorduras ingeridas durante a alimentação. Porém não existem estudos que comprovem estes benefícios.

Além do emagrecimento, outros benefícios são atribuídos a essa semente. Dentre eles temos:

  • Ajuda na perda de peso;
  • Reduz os níveis de colesterol;
  • Auxilia no combate à celulite;
  • Reduz a vontade de comer doces e alimentos açucarados;
  • Atua contra à prisão de ventre.

É possível reconhecer a verdadeira Noz da Índia e evitar a confusão com outras sementes tóxicas. Para isso, é preciso saber que a real possui uma cor esbranquiçada e sua casca é felpuda com um talo pequeno da ponta. Mas recomendamos bastante cuidado em sua utilização, já que mesmo a verdadeira pode causar efeitos colaterais graves se consumida em excesso.

Os efeitos colaterais mais graves associados ao consumo da semente são as cólicas, diarreias, náuseas, gases, dor de cabeça e desidratação profunda.  Por sua intensa ação laxativa, ela não pode ser consumida por pessoas portadoras de problemas intestinais. Além disso, a intoxicação com o consumo excessivo também pode levar à morte em casos graves.

Por isso, antes de consumir a Noz da Índia, procure um médico especialista. Ele será capaz de avaliar as suas condições de saúde e se realmente haverá benefícios suficientes. Avaliando se serão capazes de superar os riscos existentes ao consumir a semente. Além de indicar a melhor forma de utilizá-la.

Noz da india

Como consumir e qual o melhor horário para o consumo?

Em momento algum aconselha-se consumir a semente em forma de chás ou farinhas. Estas formas de consumo, não dão uma ideia correta da quantidade ingerida. O controle da quantidade consumida diariamente é importante para reduzir os riscos de intoxicação.

A maneira mais segura de consumi-la é repartindo a semente em, no mínimo, 8 partes e consumindo apenas 1/8 da semente por dia no período da manhã durante uma semana. Se não houver efeitos indesejados, passe a dividir a semente em 4 partes, consumindo 1/4 da semente por dia a partir da segunda semana.

Não aconselhamos o uso de quantidade superior à informada. Recomenda-se ingerir bastante água enquanto estiver sendo utilizada a semente. Como dissemos, ela pode ser muito perigosa se consumida em grande quantidade, podendo causar intoxicações graves. Por isso, o acompanhamento médico é altamente recomendado. E o consumo deve ser interrompido em caso de reações alérgicas ou ocorrência de sintomas indesejados.

Onde comprar?

A Anvisa proibiu a venda de produtos relacionados à Noz da Índia em razão do real perigo de intoxicação, além do risco de serem confundidos com a semente de Chapéu de Napoleão. A proibição incluí a fabricação, comercialização, distribuição e importação da semente em território nacional.

Portanto, a proibição se estende a produtos que possuam em sua composição a semente. Os principais motivos da decisão da Anvisa têm relação com o perigo de serem tóxicas, além da falta de estudos capazes de demonstrarem os benefícios da Noz da Índia.

Mesmo assim, ainda é possível encontrar a Noz da Índica disponível em lojas de produtos naturais, principalmente in natura, além de ser vendida pela internet. Mas, diante da proibição da Anvisa, recomenda-se bastante cuidado caso pretenda fazer uso dessa semente.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply