O que é fimose? Veja aqui cuidados necessários, procedimento indicado e muito mais.

A Fimose, problema comum na genitália masculina, é a incapacidade de se expor a parte terminal do pênis, chamada glandes. Isso ocorre muitas vezes porque a pele que recobre o pênis não tem abertura suficiente. Essa condição é muito comum em meninos e tende a desaparecer durante a puberdade, normalmente sem a necessidade de nenhum tratamento específico.

Na fimose o prepúcio não pode ser retraído e isso pode causar dificuldade em urinar, consequentemente aumentando o risco de infeção de urina, dor durante a relação sexual, alem de dificultar também a limpeza na região o que também pode aumentar o risco de infeções e a probabilidade de desenvolvimento de uma parafimose.

Diagnóstico dessa doença

O que é fimose? Veja aqui cuidados necessários, procedimento indicado e muito mais.

O Diagnostico da fimose pode ser feito por um médico, normalmente o médico recorre a uma inspeção local. Um especialista é quem deverá ser consultado para esclarecer duvidas e ate medicaálo, no cado das crianças pode-se recorrer ao pediatra, cirurgião pediátrico ou urologista pediátrico, no caso de adultos o urologista é o medico mais indicado para avaliar a situação.

Sintomas

Entre os sintomas mais comuns aos meninos que tem fimose estão a:

  • Dor ao urinar,
  • Ardência,
  • Acúmulo de secreções,
  • Inchaço,
  • Dor e desconforto durante as relações sexuais.

Tratamentos indicados

O Tratamento da fimose pode envolver pomadas a base de corticoides, essas pomadas possuem propriedade anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas o que facilita na verdade que a pele deslize sobre a glande.

Entretanto pode ser necessário fazer uma cirurgia para fimose, esse procedimento cirúrgico é chamado de postectomia. Como vê-se a fimose tem cura! E apesar dos possíveis tratamentos citados acima nem sempre é necessário recorrer a nenhum deles. Por isso um medico especialista deverá avaliar melhor a situação.

Cirurgia da fimose: como é?

O que é fimose? Veja aqui cuidados necessários, procedimento indicado e muito mais.

A cirurgia para fimose também conhecida como circuncisão é indicada para retirar o excesso de pele do pênis, possibilitando a exposição da glande. Esse procedimento deve ajudar na higiene íntima e no desempenho sexual. É esse o procedimento a que os especialistas recorrem quando a situação não tem solução ao usar apenas pomadas ou fazer os exercícios.

O procedimento cirúrgico é feito com anestesia local ou geral. A cirurgia para fimose é um método seguro e simples, normalmente aconselhada para meninos dos 7 aos 10 anos de idade. Em alguns casos a cirurgia também é realizada na adolescência, mas a recuperação pode ser mais complicada.

Pomada para fimose

As pomadas para fimose são a base de corticoide e são utilizadas normalmente para facilitar e os exercícios e alongamentos feitos na pele do prepúcio durante o tratamento. Essas pomadas reduzem a inflamação local, ajudando a aliviar a dor e acelerar os resultados. O uso de corticoide deve ser feito apenas com orientação médica pois pode trazer efeitos negativos.

Duas das principais pomadas utilizadas para tratar a fimose são:

  • Postec: nessa pomada além de corticoide há outra substância que faz com que a pele fique ainda mais flexível, o preço dela em média é de R$ 100,00. Esse medicamento é específico para fimose.
  • Betnovate, Berlison ou Drenison: essas são pomadas que contem corticoide e por isso também podem ser usadas para fimose ou ainda em qualquer outo problema de pele, o preço é de em média R$50,00.

Essas pomadas podem ser utilizadas desde que a criança complete 1 ano de idade, ela se faz necessária caso não aconteça a liberação espontânea do prepúcio. A pomada para fimose pode ser aplicada no prepúcio por até duas vezes ao dia, a cada 12 horas após a higiene da região.

O tratamento com a pomada deve ser acompanhado por um médico e deve durar no máximo 3 semanas, sendo que o próprio especialista pode prolongar por mais 3 semanas.A pomada deve ser apenas uma aliada aos exercícios de alongamento da pele do prepúcio, que podem reduzir e até curar a fimose.

Consultar o médico portanto é a melhor opção para solucionar o caso de fimose, só ele poderá indicar qual o tratamento mais adequado para o seu caso e dizer se será necessário ou não recorrer a uma cirurgia.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply