O que é fimose? Sintomas. Como tratar: Cirurgia ou Pomada?

A fimose é uma condição do pênis que surge quando a glande (pele que envolve o pênis)  cresce além do necessário e tampa parcialmente a cabeça do pênis e estreita a passagem de urina e sêmen. O problema aprece sobretudo em crianças e bebês, mas a tendência é que a situação se normaliza com a chegada da puberdade – próximo aos 12 anos, sem necessidade de tratamento específico.

Na fimose, o prepúcio não pode ser retraído e isso causa dificuldade ao urinar, consequentemente, aumentando o risco de infeção urinária, dor durante a relação sexual, além de dificultar  a limpeza na região – o que também pode aumentar o risco de infeções.

Sintomas da fimose – Como saber se tenho?

A fimose é caracterizada quando a pele cobre grande parte da cabeça do pênis. Na imagem abaixo é possível diferenciar um pênis com fimose de um normal.

O que é fimose? Veja aqui cuidados necessários, procedimento indicado e muito mais.

Além da pele, a condição também acompanha alguns sintomas como:

  • Dor ao urinar;
  • Ardência;
  • Acúmulo de secreções;
  • Inchaço;
  • Dor e desconforto durante as relações sexuais.

Causas da fimose

As principais causas da fimose são assaduras e cicatrizem na pele do pênis durante a infância, estas fazem com que a pele fique retraída, mantendo o anel do prepúcio mais estreito. A falta de higiene também aumenta o acometimento pela condição.

Para evitar o problema  é recomendado puxar a pele do pênis em bebês e incentivar a higienização para crianças desde a infância até o fim da puberdade.

Tratamentos indicados

A fimose pode ser tratada à base de pomadas de corticoides com propriedades anti-inflamatórias e antibióticas ou via cirurgia.

Cirurgia da fimose – Como funciona?

O que é fimose? Veja aqui cuidados necessários, procedimento indicado e muito mais.

A cirurgia para fimose , também conhecida como circuncisão, é indicada para retirar o excesso de pele do pênis, possibilitando a exposição da glande. Esse procedimento ajudará na higiene íntima e no desempenho sexual, mas somente recorrendo a ele quando a situação não tem solução ao usar apenas pomadas ou fazer exercícios.

O procedimento cirúrgico é feito com anestesia local ou geral, sendo um método seguro e simples – normalmente, aconselhada para meninos dos 7 aos 10 anos de idade. Em alguns casos a cirurgia também é realizada na adolescência, mas a recuperação pode ser mais complicada.

Pomada para fimose

As pomadas para fimose são à base de corticoide e são utilizadas para facilitar os exercícios e alongamentos feitos na pele do prepúcio durante o tratamento. Essas pomadas reduzem a inflamação local, ajudando a aliviar a dor e a acelerar os resultados. O uso de corticoide deve ser feito apenas com orientação médica, pois pode trazer efeitos negativos.

Duas das principais pomadas utilizadas para tratar a fimose são:

  • Postec: nessa pomada, além de corticoide, há outra substância que faz com que a pele fique ainda mais flexível. O preço dela, em média, é de R$100,00. Esse medicamento é específico para fimose;
  • Betnovate, Berlison ou Drenison: essas são pomadas que contêm corticoide e, por isso, também podem ser usadas para fimose ou qualquer outo problema de pele. O preço é de em média R$50,00.

Essas pomadas podem ser utilizadas para crianças a partir de um ano de idade, com recomendação de aplicação de uma a duas vezes ao dia.

O tratamento com a pomada deve ser acompanhado por um médico, devendo durar, no máximo, 3 semanas. A prevenção do problema não necessita o uso de pomadas, basta a higienização.

Consultar o médico é a melhor opção para solucionar o caso de fimose, só ele poderá indicar qual o tratamento mais adequado para o caso e dizer se será necessário, ou não, recorrer a uma cirurgia.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply