Ômega 3 – Como funciona? Para que serve? Quem precisa tomar?

O ômega 3 é um tipo de gordura insaturada muito boa para o organismo e que é encontrada especialmente os peixes de água salgada, como o salmão, atum e sardinha, além das sementes de chia e de linhaça. A importância do ômega 3 se dá no fato de que esse ácido graxo é o único tipo de gordura que o organismo dos seres humanos não consegue sintetizar, sendo, por isso, tão importante o seu consumo através dos alimentos já citados.

Em contrapartida, a deficiência dessa substância em nosso corpo pode causar uma série de problemas, como fadiga, dificuldade de concentração e até mesmo uma desaceleração do metabolismo, o que pode ser péssimo para quem quer emagrecer.

Como funciona e para que serve o ômega 3

Essa gordura reduz inflamações no organismo, além de controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenir a arteriosclerose e proteger o corpo contra doenças cardiovasculares e cerebrais. Ao mesmo tempo, o ômega 3 melhora a memória e a disposição da pessoa que a ingere regularmente. Não à toa existe no mercado produtos que concentram a substância em cápsulas, que são vendidas em farmácias e lojas de suplementos, para potencializar o efeito do ômega 3 no organismo.

São três os tipos de ácido graxo correspondente à ômega 3:

  • Ácido alfa- linolênico (ALA):presente em especial nos óleos vegetais, nas nozes e nas sementes de linhaça, é o ácido graxo mais comum na alimentação dos brasileiros;
  • Ácido eicosapentaenoico (EPA):encontrado em peixes de água salgada e no leite;
  • Ácido docosa-hexaenoico (DHA):tal e qual o anterior, é localizado no óleo dos peixes, sendo, por isso, conhecido como ômega 3 marinho.

Vale ressaltar que a maior parte dos benefícios proporcionados pelo ômega 3 está na associação dos ácidos graxos EPA e DHA e não no ALA que é de origem vegetal. E como o organismo consegue converter o ácido graxo ALA em EPA e DHA apenas em pequenas quantidades, o mais recomendado é consumir peixes que possuam ômega 3 em maiores porções.

O ômega 3 é um elemento muito importante e presente nas membranas celulares, podendo interferir inclusive no mecanismo de sinalização que fica em cada célula. Isto é, o ácido graxo auxilia a função exercida pelos receptores que ficam no lado externo das próprias células, atuando como um protetor das mesmas.

Benefícios do ômega 3

O ômega 3 proporciona um ótimo funcionamento do cérebro, pois ele atua de forma positiva no desenvolvimento da memória e do raciocínio. Outro ponto benéfico deste ácido graxo está na possibilidade de ele reduzir o risco de a pessoa desenvolver câncer.

Outro ponto extremamente favorável a quem consome regularmente peixes com essa substância é a possibilidade de perder pesos e medidas. Isso ocorre porque o ômega 3 acelera o metabolismo, estimulando a queima de gordura no organismo. Além disso, esse ácido graxo diminui as inflamações existentes no corpo, o que vai afetar os mecanismos de controle da fome e da saciedade, dando um maior equilíbrio para quem precisa comer, mas não pode deixar de se alimentar de forma equilibrada. O ômega 3 auxilia na redução do inchaço causado pela retenção de líquidos no organismo, o que também contribui para o emagrecimento.

Vejamos a seguir outros importantes benefícios auferidos a quem consome esta gordura boa:

  • Controla os níveis de insulina no corpo humano;
  • Ajuda no combate de alergias e da asma;
  • Favorece o coração, ao diminuir a pressão arterial, melhora o fluxo sanguíneo e evita a formação de coágulos nas artérias;
  • Sua ação anti-inflamatória pode ajudar pacientes com lúpus, psoríase, doença de Crohn (inflamação do tubo digestivo), artrite reumatoide e inflamação nas articulações e no intestino;
  • Melhora os níveis de colesterol e das triglicérides no sangue;
  • Ajuda a regular a coagulação sanguínea;
  • Contribui para reduzir as possibilidades de a pessoa sofrer de depressão;
  • Melhora a capacidade de aprendizagem;
  • Fortalece o sistema imunológico contra doenças oportunistas;
  • Combate a perda de memória das pessoas na terceira idade;
  • Diminui a possibilidade de parto prematuro;
  • Promove um melhor desenvolvimento neurocognitivo das crianças;
  • Auxilia na manutenção dos níveis de testosterona, desencadeando em um ótimo desenvolvimento muscular;
  • Promove uma melhora no desempenho esportivo, pois aumenta a capacidade de o organismo absorver oxigênio, dando mais fôlego e força para a prática de exercícios.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply