Ortopedia – Funções, Como achar um bom ortopedista?

A ortopedia é o ramo da medicina que cuida dos ossos. O ortopedista auxilia nos tratamentos de doenças nos ossos ou também quando por algum motivo esses ossos são quebrados. Ele também é responsável por tratar lesões causadas por esporte, movimento repetitivo ou até por ficar muito tempo em uma mesma posição. Pode atuar juntamente com um médico especialista em traumas ou ainda um neurologista. Conheça todas as funções da ortopedia e saiba como achar um bom ortopedista:

funções do ortopedista

Ortopedista e suas funções

A função do ortopedista é cuidar de todos os ossos do corpo humano, incluindo desde cirurgias em dedos como até a colocação de pino e cuidados com a coluna e postura.  É ele quem conserta os ossos quebrados e/ou trata de lesões em praticantes de esportes. O profissional da área de ortopedia realiza atendimentos em seu consultório ou em hospitais. Por ser uma especialidade cirúrgica, também faz cirurgias com bastante frequência.

As cirurgias ortopédicas são bastante usadas para corrigir deformidades e também para consertar ossos quebrados. Também faz colocações de pino, restabelecendo as funções e aliviando a dor. Em casos de traumas e acidentes também pode ser consultado se houver ossos quebrados e/ou fraturas expostas.

O ortopedista também tem a função de orientar os pacientes, cuidando de praticantes de esporte ou de academia, evitando que sofram lesões e cuidando quando acontecerem. Também cuida de pacientes que passam o dia sentado ou fazendo algum movimento repetitivo, resultando em dores nos ossos e articulações. O intuito é que esse profissional cuide de seus pacientes auxiliando em sua locomoção novamente.

A ortopedia é uma especialidade, podendo ser chamara da Ortopedia Geral. No entanto, há ainda outras especializações onde o profissional cuida somente de um determinado grupo de ossos, como por exemplo, da coluna. As lesões na coluna causam dores e prejudicam a locomoção do paciente. Por esse motivo vários ortopedistas se especializam essa área. Bem como também pode se especializar nos ossos do pé, da mão, ou ainda em atendimentos pediátricos, traumatologia (cuida somente de traumas) ou ainda na Medicina do Esporte.

Como encontrar um bom ortopedista?

Deve-se procurar um ortopedista quando sente dores ou qualquer outro desconforto em alguma parte específica do corpo. As queixas mais comuns nos consultorias são relacionadas a coluna, também conhecida como lombalgias. Essas dores podem ser relacionadas com a postura, problemas de saúde ou até mesmo com a pisada.

Se sentir dores, desconfortos nos ossos ou nas articulações, procure um bom ortopedista para que ele te examine. Mas escolha bem o seu médico! Pois ele será responsável por encontrar e tratar o problema.

Para encontrar um bom ortopedista é preciso primeiramente conhecer os médicos que estão disponíveis em sua cidade. Algumas ferramentas da internet podem ajudar como o site Doctoralia de agendamento de consultas e busca de profissionais. Feito isso, veja suas especialidades e procure recomendações de amigos ou de outros pacientes.

O bom ortopedista realiza um exame físico meticuloso, para que assim possa encaminhar o paciente para fazer os exames complementares realmente necessários. Dependendo do resultado, poderá trabalhar junto com um neurologista ou até um traumatologista.

como achar um bom ortopedista

Exames e procedimentos ortopédicos

O ortopedista irá solicitar os exames de acordo com o problema e a necessidade de cada paciente. Em alguns casos ele poderá pedir mais de um. As vezes é necessário uma análise clínica de um médico traumatologista ou ainda de um neurologista. Esses especialistas poderão pedir outros exames.

Os exames mais comuns solicitados pelo ortopedista são:

  • Radiografia;
  • Tomografia computadorizada;
  • Eletroneuromiografia;
  • Densitometria óssea;
  • Ressonância magnética;
  • Hemograma completo.

Lembre-se: os exames solicitados pelo ortopedista vão depender do exame clínico. Assim o paciente será submetido apenas aos exames realmente necessários para encontrar a causa do problema e auxiliar no diagnóstico.

Ao sentir qualquer dor ou desconforto, seja nos ossos ou nas articulações, procure um médico da área de ortopedia geral. Ele poderá avaliar o seu caso e, se necessário, encaminhar para alguém com  mais experiência para tratar do seu problema.

Referências usadas neste conteúdo

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Traumatologia e Ortopedia. 2ª edição Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/glossario_traumatologia_2ed.pdf>

CENTRO UNIVERSITÁRIO E HOSPITALAR DE COIMBRA. Manual de ortopedia. Disponível em <http://rihuc.huc.min-saude.pt/handle/10400.4/1226>

 


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply