Para que serve Quitosana

A Quitosana é uma substância bastante presente em suplementos alimentares. Se trata de um polissacarídeo formado pela desacetilação da quitina. Essa fibra é originária de animais marinhos, principalmente crustáceos como lagostas, camarões e caranguejos. O maior benefício associado à essa substância é o emagrecimento, porém possui outros benefícios para organismo. Considera-se que o consumo dessa fibra reduza a absorção de gorduras, sendo esse o motivo pela qual ela auxilia na perda de peso. Por essa ação, ela se tornou tão famosa e bastante utilizada em diversos suplementos e produtos voltados para o emagrecimento.

Quais os benefícios provocados pelo seu consumo

Como dissemos, o principal benefício pelo qual a Quitosana se tornou tão famosa é o seu efeito emagrecedor. Acredita-se que a fibra atue no estômago como uma esponja, atraindo as moléculas de gordura. Além disso, ela impede que a gordura seja quebrada pela ação da lípase pancreática. A falta da quebra inibe a absorção da gordura pelo intestino e ela acaba sendo eliminada junto com as fezes.

Quitosana

É claro que essa ação já indica como o processo de emagrecimento funciona ao se fazer uso do suplemento. Porém, outra vantagem no uso de produtos à base dessa substância é que ela provoca uma maior sensação de saciedade, levando à redução da quantidade de alimentos ingeridos. Isso ocorre em função da atuação das enzimas e ácidos estomacais que, em contato com a cápsula, dissolvem a fibra que se transforma em um gel que preenche o estomago e é responsável pela sensação de saciedade que dura por um período maior.

Por controlar a absorção de gorduras pelo corpo, ação de Quitosana acaba interferindo e implicando em índice mais saudáveis de colesterol e triglicerídeos no organismo. Por isso, seus efeitos não são meramente estéticos, o uso pode realmente trazer benefícios à saúde.

Outros pontos positivos podem ser atribuídos à essa substância, além dos efeitos do emagrecimento. Os principais benefícios obtidos com o consumo regular de suplementos alimentares à base da Quitosana são:

  • Redução dos níveis de colesterol;
  • Redução dos níveis de triglicerídeos;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Tem ação antimicrobiana;
  • Tem ação analgésica no pós-treino;
  • Melhora a atividade intestinal;
  • Auxilia nos processos de cicatrização da pele;
  • Acelera o metabolismo;
  • Previne o surgimento de tromboses;
  • Reduz o apetite e aumenta a sensação de saciedade;
  • Inibe a absorção de gordura pelo intestino.

Como consumir

Por ser aprovada pela a Anvisa, a Quitosana pode ser obtida em farmácias ou em lojas de suplementos. Geralmente são vendidos em cápsulas e existem diversas opções à venda na internet.

O consumo da cápsula geralmente é feito entre 15 a 30 minutos antes das principais refeições. Acredita-se que dessa forma, ela auxilie a reter a gordura que está sendo ingerida no momento, além de já provocar uma sensação de saciedade maior e implicar em uma redução da quantidade de alimento ingerida. Em média, 3 gramas das substâncias diariamente já são suficientes para trazer os efeitos emagrecedores atribuídos a ele e os resultados de sua utilização poderão ser sentidos em pouco tempo.

É óbvio que aliar a uso do suplemento com uma dieta balanceada irá potencializar os efeitos da substância. Por isso, procure manter uma alimentação rica em fibras e vitaminas, reduzindo o consumo de carboidratos, açúcares e alimentos gordurosos.

Além disso, procure ingerir bastante água junto com as cápsulas de suplemento. Quanto mais líquido for ingerido, mais potente será sua ação de saciedade por melhorar a transformação da fibra em um gel.

Mas atenção, estudos indicam que o uso por longos períodos não é indicado, sendo recomendado algumas pausas durante o uso da substância. A razão é que alguns estudos evidenciaram que se consumida por longos períodos ou em grandes doses, a Quitosana pode alterar a flora intestinal e beneficiar o surgimento de bactérias prejudiciais à saúde. Além de poder inibir a absorção de vitaminas e minerais.

Para quem é indicada

 Ela é especialmente indicada para pessoas que estejam buscando uma forma de emagrecer e queiram reduzir a absorção de gordura pelo corpo. Além daqueles que estejam em busca de um auxílio no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos. Porém, o uso da substância é contraindicado por quem possua alergia à frutos do mar, em razão dos riscos de quadros alérgicos graves. Afinal a Quitosana é originária da quitina presente em cascas de animais marinhos, como os crustáceos.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply