Período fértil: como saber quando é o seu, sintomas, cuidados e mais

O período fértil corresponde a um determinado tempo, contado em dias que a mulher tem maior chance de engravidar, porque é justamente nesse período que ocorre a liberação do óvulo.

Curiosamente, toda mulher consegue identificar sintomas que indicam que ela está no período fértil ou então calcular quando esse momento chegará, o que é interessante para quem deseja engravidar ou evitar uma gravidez não planejada.

Teste de gravidez caseiro: veja aqui como fazer simples e eficaz!

Mas, afinal, quais são os sintomas que sugerem a chegada desse período e como calcular quando ele ocorrerá? Saiba, a seguir, essas e outras informações sobre o assunto! Aprenda a identificar o seu período fértil, calcular quantos dias faltam e assim facilitar ou impedir uma gravidez de acordo com seu ciclo menstrual

Período fértil: sintomas

Período fértil: como saber quando é o seu, sintomas, cuidados e mais.

  • Dor leve no baixo ventre: há mulheres que sentem cólicas leves na região do baixo ventre, dores que não são contínuas, ou seja, elas aparecem e desaparecem ao longo do dia;
  • Secreção transparente vaginal: trata-se de um corrimento transparente e elástico, como a clara do ovo crua, porém sem odor. Ele acontece durante todo o mês, no entanto com mais intensidade durante o período fértil, por conta de alterações hormonais;
  • Acne: nesse período, há um aumento da oleosidade da pele, o que leva ao surgimento de cravos e acnes, especialmente na parte do queixo e pescoço;
  • Aumento da temperatura corporal: a liberação do óvulo provoca a elevação da progesterona no organismo, que é um hormônio que altera ligeiramente a temperatura do corpo, geralmente entre 0,3 a 0,8 graus Celsius. Para confirmar essa elevação, basta usar um termômetro logo pela manhã, ao acordar e antes de se levantar;
  • Alteração de humor: há mulheres que enfrentam irritabilidade, além de instabilidade emocional.

Qual a duração?

O período fértil tem durabilidade de 7 dias, aproximadamente, no caso de mulheres que têm ciclo menstrual regular, tipo que é considerado o mais comum. Geralmente, são contados 3 dias antes da ovulação e outros 3 após esse acontecimento.

Veja aqui quais são os primeiros sintomas da gravidez!

Essa contagem é feita tendo como base dois fatos: o espermatozoide sobrevive de 2 a 3 dias no aparelho reprodutivo feminino, enquanto o óvulo é conduzido na tuba uterina, também, de 2 a 3 dias.

Portanto, se houver relação sexual sem uso de métodos contraceptivos durante esses 7 dias, a chance de gravidez aumenta exponencialmente, porque a possibilidade de encontro do óvulo com o espermatozoide é maior.

Como calcular o período fértil

Período fértil: como saber quando é o seu, sintomas, cuidados e mais.O cálculo de período fértil para mulheres com ciclo menstrual regular é simples, é só somar 14 dias a partir do primeiro dia de sua última menstruação. O resultado corresponderá à data da sua próxima ovulação. A partir dela, conte 3 dias para trás e mais 3 para frente, para ter o período exato.

Por exemplo, suponha que a sua última menstruação teve início no dia 5, a ovulação será no dia 18 (considera-se o dia 5 na contagem). Agora, conte os 3 dias para trás e para frente, aí tem-se que o período fértil é do dia 15 ao 21.

Portanto, esse é o melhor período para tentar a gravidez. Quem deseja evitá-la, o melhor é dobrar a atenção nessa semana, usando mais de um método contraceptivo, como preservativos e anticoncepcionais.

É importante saber calcular o período fértil a partir do da da menstruação, por isso, procure marcar seu ciclo logo no primeiro dia , somente assim poderá ficar por dentro de todos os sinais do corpo e do seu período.

Como calcular período fértil em ciclo irregular

A forma de cálculo mostrada anteriormente é válida para mulheres que têm ciclo menstrual regular, ou seja, que acontece de forma pontual, mensalmente. Mas, e quem possui ciclo irregular, no qual não é possível prever a data da menstruação?

Também dá para saber o período fértil, neste caso, porém a conta muda um pouco e exige mais trabalho. O primeiro passo a ser adotado é anotar quantos dias seus ciclos menstruais possuem, o que deve ser feito por 6 meses.

Mas, como saber seu ciclo menstrual? Simples: é só tomar o dia inicial da menstruação e subtrair 1. Por exemplo, se sua menstruação veio no dia 30, seu ciclo teve 29 dias.

Com os ciclos menstruais dos 6 meses em mãos, identifique o menor e o maior. Depois, subtraia 18 do menor e 11 do maior. O período fértil corresponderá aos resultados dessas contas.

Simplificando: imagine que seus ciclos menores e maiores têm 20 a 30 dias, respectivamente. Subtraia 18 de 20 (resulta em 2) e 11 de 30 (igual a 19). Portanto, seu período fértil vai do dia 2 ao 19.

Se quiser engravidar, uma boa dica é procurar ter relações em dias alternados, o que aumenta a chance de sucesso em casos de ciclos menstruais irregulares. Porém, é possível prevenir a gravidez por meio de métodos anticoncepcionais, que você precisa se lembrar de usar na hora da relação sexual.

Referências Usadas Nesse Conteúdo:

https://www.jstor.org/stable/3348639?seq=1#page_scan_tab_contents

https://patents.google.com/patent/US3406015A/en


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply