Praticar Musculação Emagrece

A musculação é um tipo de atividade física que vem derrubando inúmeros paradigmas e estigmas que costumavam frear a sua adesão entre as pessoas comuns. Muito ligada antigamente apenas ao desenvolvimento de massa muscular, esse exercício era visto até mesmo com desconfiança pela comunidade médica.

Essa situação, porém, tem mudado nos últimos anos e hoje a musculação é considerada por vezes como um programa de exercícios indispensável não apenas do ponto de vista estético e de desempenho, mas também promovendo melhorias na saúde e na qualidade de vida dos indivíduos. O mundo médico tem indicado a musculação, de forma orientada, como uma forma de proporcionar mais saúde.

Musculação

Até por conta dessa transformação na visão a respeito da musculação, essa atividade atualmente é totalmente recomendável para todas as idades, inclusive para os idosos. Na verdade, especialistas afirmam que a musculação pode até ser obrigatória, afinal, a realização de exercícios com pesos diminui a perda de massa muscular, previne a osteoporose, além e reduzir a probabilidade de quedas.

A mesma indicação vale para os adolescentes, pois é comum ouvir o mito de que jovens não podem fazer musculação. Claro, o levantamento de pesos em excesso pode levar à hipertrofia muscular e trazer alguns problemas. Porém, os exercícios com pesos realizados de forma equilibrada e orientada ajudam a fortalecer a musculatura.

Benefícios oferecidos pela musculação

Um dos mitos quebrados nos últimos anos é quanto ao fato da musculação emagrecer ou não. Estudos mostraram que essa atividade física não promove apenas o fortalecimento dos músculos, mas sim contribui fortemente para o emagrecimento do praticante.

A musculação atua no sentido de eliminar a gordura corporal, ao trocar a chamada massa gorda pela massa magra, que é muito mais benéfica para o corpo humano. Além da maior queima de gordura, o exercício com pesos contribui para acelerar o metabolismo e, assim, eliminar mais rapidamente elementos nocivos ao organismo. Com isso, as calorias são queimadas não apenas durante o treinamento, mas também horas depois dele. Ao longo do tempo, os exercícios vão contribuir para que haja um aumento do gasto calórico, eliminando as reservas de gordura existentes no corpo.

Mas além de ajudar no emagrecimento, a musculação proporciona diversas outras vantagens no curto, médio e longo prazos. Por exemplo, ao realizar esses exercícios, o corpo ganha mais resistência para suportar outras atividades físicas, que poderão complementar na busca pela redução de peso e oferecer ainda mais qualidade de vida.

A postura também é beneficiada com a prática da musculação. Isso porque, a maioria das dores que aparecem na região das costas é motivada por falta de flexibilidade ou então está relacionada à fraqueza nos músculos. Os exercícios com peso vão fortalecer os músculos, que sustentam os ossos, deixando-os mais resistentes.

Essa atividade também produz efeitos positivos ao coração, pois o indivíduo realiza alguns esforços mais intensos. Desta forma, a pressão arterial e a frequência cardíaca sobem menos durante algum esforço. Outro aspecto favorável é que os exercícios realizados nos membros inferiores ajudam a levar o sangue de volta ao coração.

Problemas e cuidados que devem ser observados

Um primeiro item que deve ser atentado por quem faz musculação é quanto à postura correta dos movimentos. Isso porque, caso não esteja tudo muito bem coordenado e correto, a chance de surgirem dores e, posteriormente, lesões, é muito grande. Então, antes de sair correndo querendo fazer o exercício, é bom prestar bastante a atenção nas orientações do professor de educação física que fica na academia justamente para tirar dúvidas e corrigir posturas.

Musculação

O profissional de educação física, inclusive, deve acompanhar todo o processo, desde a elaboração do treinamento, passando pela realização dos exercícios até, posteriormente, a evolução da pessoa, que é o que vai determinar a necessidade de mudar os aparelhos e pesos. Como geralmente o instrutor é bastante concorrido nas academias, é recomendável que, se possível, você tenha um personal trainer.

Por fim, uma dica importante aos adolescentes, já mencionados neste artigo. Os pesos livres não devem ser utilizados por menores de 15 anos, sob pena de causar lesões. O melhor mesmo é seguir a orientação e o planejamento feitos pelo instrutor e seguir realizando os exercícios com pesos no seu ritmo. Os resultados só podem ser satisfatórios.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply