Remédio caseiro para queda de cabelo – Funciona? Receitas

Há alguns problemas que incomodam bastante, seja o público feminino ou masculino e um deles é a queda capilar. Sabemos que deixar uma trilha de cabelos pela casa não é algo muito confortável. Os principais tratamentos caseiros para queda de cabelo contemplam plantas medicinais e fitoterápicas, as quais além de auxiliar no fortalecimento dos fios, mantêm o couro cabeludo saudável e promovem o crescimento.

Queda de cabelo

De uma forma geral, os benefícios do tratamento com receitas naturais só acontecem quando a causa é identificada e solucionada e isso pode exigir outras medidas, como medicação controlada e reposição hormonal, por exemplo. Salvo essas condições, a queda capilar pode acontecer devido à oleosidade ou falta de hidratação. Entre as principais receitas naturais, destacamos a babosa, o gérmen de trigo e óleos essenciais presentes em frutas, como o abacate.

Antes de mencionarmos as dicas para erradicar a queda capilar, informamos que esse é um fenômeno natural, visto que, em média, perdemos 100 fios de cabelo. Nas situações em que ao acordar nota-se que o travesseiro está repleto de fios ou tufos, as causas podem ser:

  1. Fatores genéticos;
  2. Procedimentos químicos;
  3. Questões hormonais;
  4. Anemias;
  5. Queda por tração.

Ainda que você conheça a causa da queda, pode ser interessante uma dieta rica e equilibrada, como o consumo de frutas, legumes e verduras.

Recorrer aos métodos caseiros é uma forma eficaz de fazer o cabelo crescer mais rápido e otimizar o tratamento. Isso acontece porque, uma vez que usamos substâncias naturais, a chance de causar efeitos colaterais é quase nula. Posto isso, observe as principais receitas que ajudarão os seus fios ficarem mais fortes, saudáveis e brilhantes.

  1. Creme de babosa

A babosa, também conhecida como Aloe vera, tem grande poder hidratante. Essa planta fortalece os fios, impede a queda e promove o crescimento.

Creme de babosa

Para tanto, retire a “baba” de duas folhas de babosa e bata no liquidificador. Ao passar nos cabelos e na raiz, abafe com uma touca térmica por trinta minutos. Logo após, lave e enxágue o cabelo. Faça esse procedimento de uma a duas vezes por semana.

Os agentes contidos na planta atuam positivamente no fortalecimento e na interrupção da queda, sem mencionar que a fragrância característica da planta deixará os cabelos ainda mais perfumados.

  1. Vitamina com gérmen de trigo

O gérmen de trigo, além de ser um grande aliado na queda de cabelo, pode ser adicionado à sopa, salada ou molho de carnes e peixes. Ao contrário de outras receitas, essa não deverá ser aplicada diretamente nos fios e sim ingerida.

A receita consiste em bater duas colheres de sopa de gérmen de trigo em pó com um copo de iogurte natural, metade de uma cenoura e mel a gosto. Misture bem e beba diariamente.

  1. Creme de abacate

Essa fruta é composta em grande parte por óleos essenciais e vitaminas B e E. Nesse sentido, indivíduos que têm problemas com oleosidade devem ficar longe desse tipo de remédio caseiro, que consiste em bater um abacate médio no liquidificador e, caso não queira que a mistura fique tão oleosa, adicione uma colher de chá verde. Passe a mistura sobre os fios e deixe agir por quinze minutos e enxágue.

Creme de abacate

É possível que após o tratamento o seu cabelo fique com um aspecto seboso. Isso significa que eles estão sendo tratados e lavá-los com shampoo perderá todo o efeito do abacate. Lembre-se que quanto mais hidratados os seus fios de cabelo, mais difícil as fibras capilares se romperão.

  1. Massagem com óleos essenciais

Outra solução natural é uma massagem com uma mistura de óleos essenciais de alecrim e alfazema. O óleo de alecrim estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo e a alfazema atua como calmante e adstringente.

Nessa perspectiva, adicione em um recipiente 3 gotas de óleo essencial de alecrim, 3 gotas de óleo essencial de alfazema e 2 colheres de hidratação da sua preferência. Aplique essa solução e deixe atuar durante vinte minutos. Enxágue bem e lave com um shampoo de sua preferência.

  1. Chá de hortelã e chá verde

Tanto o chá de hortelã quanto o chá verde ajudam a refrescar o couro cabeludo nos casos em que a queda de cabelo é decorrente de irritações e alergias. Para sanar esse problema, basta fazer o chá com erva natural e massagear após a lavagem. Em seguida, enxágue bem e passe o creme de pentear usual.

Chá de hortelã e limão

Cabe mencionar que, atualmente, é possível encontrar dezenas de produtos que combatem a queda de cabelo, sejam eles:

Beterraba: o suco fornece maior saúde capilar e promove o crescimento saudável dos fios.

 

Manjericão: essa erva pode reduzir a coceira, melhora a circulação sanguínea e combate a queda.

 

Cebola: possui propriedades antibacterianas, facilita a circulação nos folículos pilosos e é rica em enxofre.

 

Alecrim: é extremamente rico em antioxidantes. Ele devolve o brilho natural, a nutrição e o volume.

 

Urtiga: é antifúngica e antibacteriana. Além de evitar a caspa e o excesso de sebo, purifica a raiz do cabelo.

 

É sabido que secadores e pranchas enfraquecem e maltratam o cabelo, sendo assim, durante o tratamento, tente evitá-los. Além disso, a ingestão de líquidos contribui positivamente para a saúde do corpo e dos cabelos.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply