Remédio para dor de dente: quais os mais indicados?

Sabe aqueles dias que você precisa estudar, trabalhar, dar aquela arrumada em casa, mas a dor de dente insiste em te atrapalhar? A dor de dente é uma das piores que existe! Nem todos os remédios possuem um bom efeito. Grande parte deles ajuda a amenizar a dor, mas a única saída para acabar de vez é ir até um dentista.

Esse desconforto pode ser leve, moderado ou até mesmo severo. A dor de dente pode acontecer por diversos motivos e, saber o que esta causando essa dor é essencial para o tratamento adequado. Em alguns casos, a dor pode ser no dente ou até mesmo em locais próximos, como no maxilar e/ou na face.

Causas da dor de dente

Remédio para dor de dente: quais os mais indicados?

A dor de dente pode ser causada por uma infinidade de motivos. Ela pode ser intensa e esporádica, latejante e constante. Por isso consultar um dentista com frequência é importante. Uma das causas mais comuns são as cáries. Além delas, a dor pode ser originada por:

  • Problemas na polpa do dente;
  • Problemas na gengiva;
  • Abscessos;
  • Sensibilidade;
  • Desgaste do esmalte;
  • Bruxismo;
  • Infecções;
  • Restaurações danificadas;
  • Canal.

Além desses, há ainda uma boa quantidade de causas para dor de dente. Essas são as mais comuns. No entanto, o problema que mais causa esse desconforto são as cáries. Elas surgem na infância, adolescência ou até na vida adulta. Sua origem está na má higienização da boca.

Em alguns casos, além da dor de dente o paciente também perceberá que a gengiva está inchada. Pode causar febre ou até dor de cabeça.

Tratamento para dor de dente

Para realizar o tratamento adequado é imprescindível o diagnóstico de um cirurgião-dentista. Somente esse profissional poderá ver e analisar a verdadeira causa do problema. Caso contrário, você estará tratando apenas os sintomas, o que poderá piorar a situação em um futuro próximo.

O tratamento irá variar de acordo com a causa. As cáries, por exemplo, são resolvidas com restaurações. Em alguns casos é necessário o tratamento de canal ou até mesmo a remoção do dente. Se for necessária a extração do dente, o paciente poderá fazer um implante dentário.

Remédio para dor de dente

Os remédios usados para dor de dente irão tratar os sintomas, no entanto, será preciso cuidar da raiz do problema. Caso contrário, a dor poderá aumentar ou até mesmo causar mais complicações. Os medicamentos mais usados para dor de dente são:

Outros analgésicos também podem ser usados. Mas é importante destacar que a automedicação pode ser prejudicial. Além disso, dependendo do problema e do estágio, é bem provável que esses medicamentos não façam o efeito esperado.

Nenhum medicamento substitui a visita ao dentista. Somente esse profissional poderá recomendar o medicamento ideal para o seu problema.

Como prevenir a dor de dente

Remédio para dor de dente: quais os mais indicados?

Nada melhor para prevenir a dor de dente do que cuidar da saúde e higiene bucal. A escovação é o ponto inicial na prevenção. Escove os dentes de todas as maneiras e ângulos: faça movimentos circulares nos dentes inferiores e superiores. É importante lembrar que é preciso escovar os dois lados, tanto o externo como o interno.

Muitas pessoas comentem um grande erro na hora da escovação: começam pelos dentes de baixo e depois os de cima. Isso é um péssimo hábito! Dessa forma, a sujeira que você tira da parte superior irá cair e ficar presa na parte de baixo. Assim, de nada adianta escovar, não é mesmo?

Use creme dental com flúor, pois é ele que ira fortalecer o esmalte dos seus dentes, prevenindo a sensibilidade. O uso de fio dental também contribui positivamente, já que evita o surgimento da periodontite. O fio dental é o único capaz de remover as sujeiras que se acumulam entre os dentes.

Visitar o dentista regularmente também é uma maneira de prevenir a dor de dente. Não deixe pra ir apenas quando estiver com problemas. Faça uma visita regular, a cada seis meses, por exemplo. Recomenda-se também fazer uma limpeza, dessa forma você elimina possíveis fontes de bactérias causadoras das cáries.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply