Remédio para dor de ouvido: os mais indicados.

A dor de ouvido é um problema muito incômodo e pode afetar adultos e crianças em qualquer estação do ano. A grande questão é que ela pode afetar ambos ouvidos com sintomas como queimação, pressão ou pontadas. A sabedoria popular aponta que o melhor remédio para dor de ouvido é manter a região aquecida.

Na verdade, essa não é uma lenda, quando o ouvido fica aquecido, ele passa por um processo de vasodilatação e alivia a dor. No entanto, para curar a dor de ouvido é recomendado uma consulta ao otorrinolaringologista, somente um especialista pode identificar as causas e tratar o problema adjacente de forma adequada.

Quais as principais causas da dor de ouvido?

Remédio para dor de ouvido: os mais indicados.

Inúmeras condições podem causar a dor de ouvido, algumas delas podem afetar o canal do ouvido ou áreas próximas.

As infecções virais ou bacterianas que podem se juntar a cera (secreção natural do ouvido) são as causas mais comuns, entretanto, o simples acúmulo de muco na garganta pode originar a dor.

Por isso, as causas da dor de ouvido podem ser:

  • Otites (infecções no ouvido);
  • Alergias respiratórias;
  • Bruxismo;
  • Barotrauma;
  • Artrite da mandíbula;
  • Amigdalites;
  • Faringites;
  • Problemas na mastigação;
  • Resfriados;
  • Lesões no canal do ouvido.

É importante ficar atento se a dor de ouvido vier acompanhada de tonturas, nesse caso, pode sinalizar uma inflamação no ouvido interno, isso pode indicar labirintite.

Tratamento para dor no ouvido

Na maioria dos casos, o remédio para dor no ouvido visa tratar o problema que causou esses sintomas. Geralmente, as pessoas buscam o médico devido a dor de ouvido, mas a origem desse desconforto é outro.

Caso as dores no ouvido não cessarem nas primeiras 48 horas, é ideal buscar ajuda de um médico, especialmente se acompanhar sinais de infecções com pus e mau cheiro.

O profissional avalia o interior do ouvido com o otoscópio e procura sinais de infecções no corpo. Em caso de necessidade, o médico pode solicitar exames de imagem para conferir se há danos nas estruturas do ouvido ou sinais de tumores.

No entanto, a maioria dos casos de dor no ouvido se resolvem sozinhos dentro de alguns dias. Para situações mais complexas são indicados remédios para dor no ouvido e o acompanhamento médico até o problema se resolver.

Remédio para dor de ouvido mais indicado pelos especialistas

Remédio para dor de ouvido: os mais indicados.

Após a avaliação médica é possível confirmar a causa da dor de ouvido. Se for uma infecção bacteriana certamente o especialista vai receitar um antibiótico.

Em outros casos, fármacos como anti-inflamatórios são os mais indicados para combater a inflamação e aliviar a dor. A classe de descongestionantes também podem ser receitadas, se o problema são as via áreas trancadas.

Portadores de barotrauma devido a alergias, podem receber a receita de anti-histamínicos.

Entre os remédios para dor de ouvido mais receitados estão:

  • Anti-inflamatórios (Ibuprofeno, Nimesulida, Naproxeno, Paracetamol);
  • Anti-Histamínicos (Loratadina, Desloratadina, Fexofenadina);
  • Descongestionante (Fexofenadina, Pseudoefedrina, Fenilefrina, Oximetazolina);

Jamais se automedique ou dê remédios as crianças. Via de regra, sempre procure orientação médica para diagnosticar a causa da dor no ouvido.

Dicas de como prevenir a dor de ouvido

Na maioria dos casos, a dor de ouvido é considerada um sintoma de outras doenças. Então, para se evitar o problema é preciso evitar a contaminação por vírus, bactérias e fungos.

Nem sempre é possível fugir desses agentes, mas algumas medidas de prevenção podem ajudar a ficar longe do problema. Algumas delas são:

  • Lavar bem as mãos antes de levar a boca, olhos e ouvido;
  • Jamais compartilhar objetos pessoais como copos e talheres;
  • Leve na bolsa lenços umedecidos ou álcool gel, ambos ajudam a higienizar as mãos quando não for possível lavá-las;
  • Fuja da fumaça do cigarro;
  • Evite se expor à substâncias que promovem alergias como o pó, pelos de animais e outros;

Pessoas que sofrem de algum tipo de alergia devem ter sempre um anti-histamínico à mão.

Apesar da dor de ouvido ser um sintoma muito comum em toda a população, não é recomendado usar remédios sem orientação médica. Outros problemas de saúde mais graves podem ser camuflados, portanto, é melhor a avaliação de um especialista.

Tome cuidado com receitas de remédios caseiros para dor de ouvido, eles podem agravar os sintomas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply